O Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Pibid, é uma ação da CAPES que oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos que enriquecem sua formação inicial.
CAPES PREPARA UM NOVO EDITAL DO PIBID (2024)
O Programa retomará o seu formato original, incluindo alunos de todos os semestres de cursos de licenciatura. AGUARDE MAIORES INFORMAÇÕES!
O Pibid Química está vinculado às ações formativas do Curso de Licenciatura em Química do Campus Apucarana da UTFPR desde 2011, sendo contemplado em todos os editais desde então.
Atualmente, o Pibid conta com a participação de 02 professores coordenadores, 04 professores supervisores e 24 bolsistas de iniciação à docência.
Conheça algumas produções e pesquisas desenvolvidas no Pibid Química da UTFPR/Ap no nosso perfil no Instagram.
O Projeto Licenciando tem por objetivo fomentar a Política Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para a Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica (Resolução COGEP/UTFPR nº 122, de 29 de novembro de 2021), através da melhoria da qualidade da formação dos licenciandos e da articulação com a educação básica.
Rede de Divulgação Científica denominada Paraná Faz Ciência, como uma rede de ações, projetos e iniciativas de divulgação e popularização da Ciência. A proposta visa fortalecer a cultura científica da população do Estado do Paraná e consolidar a aproximação com a rede de Educação Básica por meio de clubes de ciências, exposições temáticas, cursos de formação continuada docente, de forma articulada.
Bolsista Técnico Nível Superior (BTNS)
Carlos Henrique de Oliveira Batista (Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza - PPGEN/UTFPR)
Bolsista de Iniciação Científica (IC)
Rafael Alexandre dos Santos Felizardo (Estudante do Curso de Licenciatura em Química - UTFPR-AP)
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
O Programa de Residência Pedagógica (RP) está vinculado às ações formativas do Curso de Licenciatura em Química do Campus Apucarana da UTFPR desde 2018 (1º edital), sendo contemplado em todos os editais desde então.
Atualmente, o RP conta com a participação de 02 professores orientadores, 03 professores preceptores e 18 residentes (bolsistas e voluntários).
Conheça algumas produções e pesquisas desenvolvidas no RP Química da UTFPR/Ap no nosso perfil no Instagram.
Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão:
[ENSINO] Apoio ao Docente - Unidades Didáticas Multiestratégicas
Coordenador: Prof. Dr. José Bento Suart Jr.
Equipe: Prof. Dr. Enio Stanzani; Profa. Dra. Sabrina Klein; Gabriel Cardoso Ribeiro
[ENSINO] Descomplica (a Química) Geral - proposta de uso do Instagram no Ensino de Química
Coordenador: Prof. Dr. Enio de Lorena Stanzani
Equipe: Profa. Dra. Patrícia Salomão Garcia; Letícia Marini Gomes; Maria Teresa Santos De Carvalho
[EXTENSÃO] Educação Ambiental: resíduos têxteis descartados na região do Parque da Raposa em Apucarana e uma proposta de educação na perspectiva da CTSA
Coordenadora: Profa. Dra. Angélica Cristina Rivelini-Silva
Equipe: João Dória Siqueira (Bolsista Fundação Araucária - Edital 01/2023 PROREC/DIREC/FA).
O projeto de extensão proposto visa estudar e identificar pontos de descarte irregular de resíduos têxteis, especialmente aqueles ocorridos no Parque Ecológico da Raposa, em Apucarana, no norte do Paraná. Além disso, tem como objetivo promover a conscientização sobre os problemas gerados por esses resíduos e incentivar o descarte correto por meio de ações e materiais didáticos desenvolvidos em parceria com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Prefeito Carlos Massareto. O projeto busca integrar a perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) ao mostrar projetos já existentes e apresentar alternativas sustentáveis para lidar com os resíduos têxteis na região.