Avaliação Final
Avaliação Final
Num período pós Covid-19 no âmbito do Plano 21I23: Escola+ as escolas foram chamadas a conceber e implementar planos de recuperação de aprendizagens no sentido de atenuar efeitos negativos da pandemia na vida das crianças e dos jovens. Deu-se prioridade aos domínios da leitura e a escrita, enquanto competências transversais e essenciais nas aprendizagens dos alunos,
Seguindo as diretrizes da Rede de Bibliotecas Escolares o Centro de Recursos Adriano Correia de Oliveira procurou desenvolver um trabalho estruturado de diagnóstico e implementação de projetos de recuperação de aprendizagens de leitura e escrita em conjunto com os professores e conselhos de turma.
O CRBE assumiu papel ativo no desenvolvimento destas competências em articulação com os docentes de diversas áreas curriculares mobilizando os seus recursos: meios físicos, digitais assim como a equipa que representa. Procurou-se implicar e envolver, de forma sistemática, os alunos em estratégias que lhes permitiram consolidar aprendizagens, recuperar momentos de socialização e de reflexão em torno de si mesmos e do mundo que os envolve, fruindo simultaneamente da leitura e da escrita.
As ações desenvolvidas em torno da leitura e da produção de textos de diferentes géneros dirigiram-se a jovens do 1.º, 2.º e início do 3.º ciclo tendo contado com o envolvimento da Associação Adriano Correia de Oliveira, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da SeguraNet e do Jornal de Notícias.
A equipa da ”Bora Lá Ler e Escrever + “ considera que o projeto facultou aos alunos a leitura em silêncio e em voz alta de obras integradas nos manuais escolares e obras que se inserem no nível etário dos alunos. Concomitantemente com as leituras os alunos fizeram exercícios de expressão oral/ vocabular e exercícios de expressão escrita. Após a leitura e trabalho com as obras (contos de diversas tipologias, excertos de peças de teatro, textos poéticos) os alunos desenvolveram a capacidade de representação, através do desenho/pintura dos trabalhos realizados e posterior exposição dos mesmos. Acresce uma mais valia de motivação e incentivo à leitura, dada pela presença dos mesmos na biblioteca da escola, um espaço que passaram a frequentar e a usufruir.