Equipe empenhada em realizar o desenvolvimento da evolução do Mapa Cultural para atendimento à Lei Aldir Blanc.
O grupo tem a finalidade de atender aos anseios de cidadãos e gestores públicos para operacionalização da Lei Aldir Blanc a partir da utilização da plataforma Mapa Cultural. Ele tem como função apontar diretrizes, validar produtos e estabelecer a harmonia entre os demais GTs.
Equipe criada para estruturar o material de suporte e capacitação para Lei Aldir Blanc como também realizar testes na plataforma do Mapa Cultural a partir da demanda trazida pelo GT de Desenvolvimento.
O Mapa Cultural é um software livre, com base em código aberto que resultam numa plataforma colaborativa, a qual reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e à cidadã e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da região. A ferramenta foi utilizada pelo antigo Ministério da Cultura, alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC), ambos componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC), conforme o Art. 216-A, § 2º, V e VII, da Constituição Federal.
O Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Cultura tem desenvolvido trabalhos coletivos, integrados e colaborativos, entre os Estados desde a elaboração do Projeto de Lei Aldir Blanc - Lei N. 14.017, de 29 de Junho de 2020, que criou ações emergenciais a serem adotadas, durante o Estado de calamidade pública, para os setores culturais.
Os esforços do Fórum Nacional foram organizados nos seguintes Grupos de Trabalho: Fundos, Cadastros, Municípios, Espaços Culturais e Auxílio Emergencial. As decisões e encaminhamentos do GT Cadastros incluíram o uso do projeto Mapas Culturais, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, como alternativa de sistema de informação, para a execução da lei emergencial.
Retomou-se, dessa maneira, uma rede de gestores e desenvolvedores com os Estados mantenedores de Mapas Culturais, organizada, por sua vez em SubGrupos de Trabalho: Governança, Desenvolvimento, Infraestrutura e Suporte/Comunicação, que têm trabalhado paralelamente e contam com a participação e/ou acompanhamento também de Municípios e parceiros, como a Empresa Hacklab, corresponsável pela customização do projeto no Brasil, a partir de 2013, juntamente ao Instituto Tim.
📱 Grupo principal: https://chat.whatsapp.com/HcZVd3fxIgRHW9pRzzw6k3
☕ Se apresentar no grupo: https://forms.gle/r7q7oRWx8gXB5DWs5
🗂️ Trello: https://trello.com/culturabr
📆 Agenda: https://bit.ly/2O6YvQ3
📂 Pasta: https://bit.ly/2ZPffkh
📧 E-mail do grupo: siicmapacultural@googlegroups.com
🌟 Outros links: https://linktr.ee/SIIC
👨💻 Sala GT Governança: https://meet.jit.si/MapasCulturaisGovernanca
👾 Sala GT Desenvolvimento: https://meet.jit.si/MapasCulturais
🧙🏿♀️ Grupo GT Suporte: https://chat.whatsapp.com/EQXkbLKO8oIGcypnfu5o2B
🧙🏿♀️ Sala GT Suporte: https://meet.jit.si/MapasCulturaisSuporte
⚙️ Grupo GT de Infraestrutura: https://chat.whatsapp.com/Lrxs67kjc2612HmfJFriPd