(artigo publicado dia 22/06/2018 no meu blog no Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-google-descobriu-e-pode-nos-ajudar-cultura-s%C3%A3o-muito-leduino/)
"Habilidades de aprendizado amplas são a chave para carreiras de longo prazo, satisfatórias e produtivas. O que ajuda você a prosperar em um mundo em mudança não é ciência de foguetes. Pode muito bem ser a ciência social e, sim, até mesmo as humanidades e as artes que contribuem para tornar você não apenas uma força de trabalho, mas principalmente uma força de trabalho para o mundo." Assim (em livre tradução) a jornalista especialista em educação Valerie Strauss termina seu artigo "The surprising thing Google learned about its employees — and what it means for today’s students", publicado no jornal The Washington Post em dezembro de 2017 (link abaixo).
No artigo Strauss relata que em 2013, a Google, por meio de um projeto chamado Oxygen, concluiu que entre as oito qualidades mais importantes dos principais funcionários da Google , o conhecimento STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em livre tradução) estava em último lugar. As sete principais características do sucesso no Google eram(são) todas habilidades sociais: ser um bom coach; comunicar e ouvir bem; possuir insights sobre os outros (incluindo outros valores e pontos de vista diferentes); ter empatia e apoiar os colegas; ser um bom pensador crítico e solucionador de problemas; e ser capaz de fazer conexões através de idéias complexas.
A autora relata outro projeto mais recente, intitulado Aristóteles, que reforçou ainda mais a importância das habilidades sociais, mesmo em ambientes de alta tecnologia. Esse projeto busca analisar dados sobre equipes inventivas e produtivas. O Google se orgulha de suas equipes A, formadas por cientistas, cada uma com um conhecimento especializado e capaz de propor uma ideia de ponta atrás da outra. Sua análise de dados revelou, no entanto, que as ideias inovadoras mais importantes e produtivas da empresa vêm de equipes B, compostas de colaboradores que nem sempre precisam ser as pessoas mais inteligentes da sala.
O Projeto Aristóteles mostrou que as melhores equipes do Google exibem uma série de habilidades sociais: igualdade, generosidade, curiosidade em relação às ideias de seus colegas de equipe, empatia e inteligência emocional.
Vale muito ler esse Artigo:
(se tiver dificuldade com o inglês use o Google Tradutor:)
Eu sou um estudante, o que eu posso fazer para desenvolver essas habilidades?
Algumas sugestões:
Eu não sou estudante, o que eu faço? Torne-se um, mesmo fora da universidade você pode seguir pelo menos parte da lista acima - sobre fazer disciplinas de humanas e artes, existem vários cursos online gratuitos na internet. Afinal, na quarta revolução industrial em curso temos todos necessidade de continuar aprendendo, de continuarmos sendo estudantes! E é gostoso!