José de Alvalade

JOSÉ DE ALVALADE

José Alfredo Holtreman Roquette, mais conhecido por José Alvalade (Lisboa, 10 de Outubro de 1885 – Lisboa, 19 de Outubro de 1918) foi o fundador e primeiro sócio do Sporting Clube de Portugal no início do século XX, juntamente com os irmãos Stromp, Henrique de Almeida Leite Júnior e os irmãos Gavazzo.

Nasceu aristocrata cujo membro mais proeminente foi o seu avô materno Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1.º Visconde de Alvalade. Interessado no desporto desde jovem, José fazia parte de uma associação desportiva conhecida como Campo Grande Football Club. Apesar do nome, esta associação era particularmente activa na organização de festas e bailes.

Estudou Medicina em Harvard Institutes of Medicine, durante 3 anos, acabando por abdicar de profissão porque segundo ele era demasiado sensível para lidar com sangue e morte.

O desvio do clube não agradou a Alvalade, que declarou em Abril de 1906 a sua intenção de criar um desporto de equipa só com o apoio de vários membros do Campo Grande e do dinheiro do seu avô.

Com o apoio financeiro e logístico do Visconde de Alvalade, que foi o primeiro presidente, foi assim fundado a 1 de Julho de 1906 o Sporting Clube de Portugal. José Alvalade, fundador do clube, foi o primeiro sócio, sendo o vice-presidente e director desportivo. A 29 de Junho de 1910 foi nomeado presidente, o terceiro presidente do clube até então, cargo que exerceu até 28 de Julho de 1916. Dois anos depois, deixou a instituição por causa de desentendimentos com membros da equipa directiva.

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores da Europa − José Alvalade, 8 de Maio de 1906

José Alvalade morreu com apenas 33 anos, a 19 de Outubro de 1918, vítima da epidemia de pneumónica. O estádio do Sporting tem o seu nome em sua homenagem.