Histórico & objetivos

 

pioneirismo em proteÔmica e análise de proteínas

 

Evolução do sequenciamento de proteínas

 

Descrição

No organograma da Universidade de Brasília, o Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas (LBQP) encontra-se vinculado ao Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília. 

O LBQP ocupa uma área de aproximadamente 750 m2 no térreo do Bloco J do complexo de prédios do Instituto de Ciências Biológicas. Em sua forma atual, o LBQP é composto de diferentes unidades (laboratórios e salas) que são compartilhadas pelos diversos professores, corpo técnico e estudantes. Dentre eles encontram-se o “Laboratório de Espectrometria de Massa” (JT-33/8), o “Laboratório de Proteômica” (JT-40/8), “Sequenciamento Químico” (JT-29/8), “Bioinformática” (JT-20/8) e “Bioquímica” (JT-11/8).


Histórico

Desde seu início, no final dos anos 1980 sob a coordenação do saudoso Prof. Lauro Morhy, o LBQP mostrou sua vocação como laboratório multiusuário. Nesta época, foi iniciado um importante projeto financiado pelo PADCT denominado Centro Brasileiro de Sequenciamento de Proteínas (CBSP), o qual propôs a implantação de uma "core facility" para realizar pesquisas próprias, colaborações científicas e prestação de serviços nas áreas de bioquímica e química de proteínas, com ênfase no sequenciamento automático de proteínas e análises de aminoácidos de amostras puras ou complexas. Posteriormente, o CBSP foi renomeado "Centro Brasileiro de Serviços e Pesquisas em Proteínas" já sob a coordenação do Prof. Marcelo Valle de Sousa e continuou aperfeiçoando seu conjunto de equipamentos científicos com a aquisição de plataformas completas para eletroforese bidimensional, espectrômetros de massas dos tipos "eletrospray triple quadrupole" (o primeiro no país para análise de proteínas), MALDI-TOF, MALDI-TOF/TOF, culminando com aquisição do primeiro espectrômetro de massas híbrido do tipo Linear Ion Trap-Orbitrap Elite (Thermo) acoplado à sistema cromatográfico de nUPLC em 2013-2014.

Desde então, o LBQP/CBSP tem realizado pesquisas científicas próprias e em colaboração com pesquisadores da UnB, outras instituições do DF, demais estados da Federação e do exterior. Atualmente, a maioria dos projetos desenvolvido pelo LBQP diz respeito à investigação dos fenômenos biológicos em nível proteico, e a utilização de metodologias de química de proteínas e de estratégias "proteômicas". 

 

Galeria

Nossas imagens.