Regras de uso

A plataforma multiusuário do LBQP pode ser acessadas por usuários externos de duas formas:

Para qualquer das formas de uso, a pessoa interessada deve primeiramente preencher o formulário de proposta.

Colaboração científica

O acesso na forma de colaboração científica indica que os usuários submeterão as amostras previamente preparadas ao LBQP, que realizará a análise das amostras conforme acordado entre os membros do LBQP e os colaboradores externos, entregando o resultado das análises já processado.

O nível de preparo de amostras, os protocolos e reagentes a serem utilizados, bem como os detalhes de cada abordagem experimental a ser realizada no LBQP serão detalhadamente discutidos e acordados entre a equipe do LBQP e a equipe colaboradora, adequando os detalhes a cada projeto. A definição de quais etapas do preparo de amostra serão realizada no laboratório dos colaboradores ou no LBQP, bem como a divisão de custos será acordada a cada projeto, antes de seu início.

Os materiais, equipamentos e custos para o preparo das amostras frequentemente são de responsabilidade do colaborador externo e os materiais, equipamentos e custos para a análise por LC-MSMS e análise de dados frequentemente são de responsabilidade do LBQP. Ainda assim, outras formas de colaboração podem ser viáveis e são discutidas a cada situação, dada a diversidade de abordagens possíveis.

O nível de detalhamento e de interpretação dos resultados entregues pela equipe do LBQP aos colaboradores também será acordada a cada projeto. 

Devido à diversidade de métodos, protocolos e análises possíveis, não é viável um detalhamento maior neste documento.

Nesta modalidade multiusuário, membros do LBQP envolvidos no projeto e previamente acordados no estabelecimento da colaboração serão incluídos como coautores nas produções científicas geradas a partir dos resultados obtidos em colaboração.

Prestação de serviços

O acesso multiusuário na forma de prestação de serviços se dá de forma semelhante ao de colaboração quanto ao preparo de amostras, realização de análises no LBQP e entrega de resultados, devendo todas essas etapas serem previamente acordadas em detalhes para cada projeto.

A principal diferença entre prestação de serviços e colaboração científica está no fato de que a prestação de serviços geralmente não envolve a inclusão de membros do LBQP como coautores e demanda contrapartida dos colaboradores na forma de contrato de manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de consumo, ou pagamento via fundação de apoio.