É muito comum ter uma mistura de sentimentos antes da primeira sessão de terapia. Isso acontece porque não sabemos o que esperar. Mas pode ficar tranquilo (a). Você não precisa ter o seus pensamentos em ordem e nem uma história cronológica coerente para apresentar nessa primeira sessão. Apenas apareça da forma como você está.
Esse primeiro momento serve para a psicóloga conhecer a sua história. De forma gentil ela te guiará para poder escutar sobre suas experiências e sentimentos. Nessa primeira sessão também é feita uma avaliação para averiguar se o paciente apresenta algum transtorno ou não (porque indivíduos saudáveis também fazem terapia) e assim desenvolver um plano de tratamento para o prosseguimento da terapia. Essa parte técnica do trabalho é feita de uma forma natural e empática. Assim, você sairá da sessão se sentindo ouvido (a), e não avaliado (a).
Cada ser humano é singular, com experiências únicas e crenças individuais. Justamente por isso não é possível estabelecer um padrão do número de sessões que se aplique a todo ser humano. Esse número também varia de acordo com o que você quer alcançar com a terapia, com os seus objetivos.
Dito isso, algumas pessoas se beneficiam da terapia de curta duração (6 a 12 sessões), enquanto outras pensam ser mais útil desenvolver um trabalho mais longo e duradouro com a terapia e com a psicóloga.
De início é recomendado que as sessões sejam semanais, e na medida em que o progresso começa a ser sentido as sessões podem passar a ser quinzenais e posteriormente mensais.
Informações sobre valores são informados durante o primeiro contato. Entre em contato comigo através do WhatsApp ou e-mail.
Entre em contato comigo através do WhatsApp ou e-mail. Vou orientá-lo (a) sobre todo o restante a partir daí.