O filme se passa na Cidade Elemento, um lugar onde os habitantes do fogo, água, terra e ar vivem em harmonia. A história apresenta Ember, uma jovem impetuosa, cuja amizade com Wade, um garoto sentimental, divertido e que segue o fluxo das coisas, desafia suas crenças sobre o mundo no qual vivem.
A partir do filme, diversas discussões foram expostas pelos participantes no momento de discussão do evento, principalmente a questão familiar e de autocobrança da personagem principal.
Tal filme retrata a vida de William, o qual tem uma relação tensa com seu pai, Edward Bloom, porque ele sempre contou histórias exageradas sobre sua vida. Mesmo no leito de morte, Edward ainda narra histórias fantásticas. Quando William, que é jornalista, decide investigar os contos de seu pai, ele começa a entender melhor Edward e sua mania de contar histórias.
Para uma discussão mais aprofundada e significativa sobre o filme, o evento contou com a presença da professora Paola Biasoli Alves, a qual expôs que é importante contarmos nossas histórias.
O filme apresenta a vida da menina Coraline, a qual está entediada em sua nova casa. Até o momento em que ela descobre uma porta que a leva para uma versão alternativa de sua própria vida.
O longa-metragem e os temas retirados a partir desse filme, os quais foram discutidos após a exibição, foram selecionados pelos ligantes, o que tornou tudo ainda mais enriquecedor.
Participantes do evento CineLAPSI (Coraline)
No dia 02 de abril de 2024, ocorreu a mesa redonda sobre "Ética dos psicólogo nas redes sociais: atuação e desafios", na qual contamos com aa presença de dois profissionais, André e Vanessa, que enriqueceram nossa discussão sobre a temática do mês de março.
Lembrando que falar sobre ética, é extremamente importante para a formação dos futuros psicólogos. A LAPSI agradece a presença de todos no evento!
Participantes do evento Mesa Redonda (Ética)
A série acompanha a vida de quatro personagens, os quais foram presos no mesmo dia. O capítulo escolhido retrata a questão da violência e do abuso, a fim de agregar na discussão do mês dentro da liga. Além disso, é importante apontar que o evento ocorreu de maneira remota.
Juntamente com a LACAP e de maneira remota, no dia 22 de junho, ocorreu a roda de conversa sobre a saúde mental da comunidade LGBTQIA+. Um tema extremamente importante, principalmente devido ao mês do orgulho.
O evento contou com a presença de Natanael e Morgana para enriquecer nossa discussão, bem como Gabriel Lamonica como um excelente mediador.
A III Jornada Acadêmica de Psicologia aconteceu, de maneira remota, na primeira sexta e no primeiro sábado de agosto.
O tema foi: Os estigmas nos diferentes campos de atuação da psicologia. As áreas abordadas foram: Psicologia do Esporte, Psicologia Hospitalar, Psicomotricidade, Neuropsicologia, Psicologia Forense e Jurídica.
Devido ao agosto lilás, a Liga Acadêmica de Psicologia da UFMT trouxe um documentário extremamente importante para debater sobre a violência contra a mulher. O evento contou com a presença ilustre da professora Mirian Sewo.
O MiniLAPSI foi o minicurso proporcionado pela LAPSI sobre a história da psicologia, tendo em vista a falta da oferta de uma disciplina dentro do curso da UFMT sobre tal assunto tão importante para formação.
O evento foi dividido em dois dias, sendo duas sextas-feiras, e contou com a presença das profissionais Vanessa Furtado e Carla Queiroz.