pesquisa_habilidades

Com isso, o projeto do Laboratório foi nascendo em suas dimensões... 

Na Pesquisa ...





A pesquisa das Habilidades nasceu como?


Trecho retirado da tese de doutorado*

"No momento em que passamos, vivenciando uma Pandemia (Covid-19), parece ser este o sentido profundo do ensinamento no mundo atual – para “curar” uma fragmentação causada pelo conteudismo na formação individual – o reaprendizado do sentimento de pertencimento e reciprocidade. Este será um caminho viável para a humanidade? Será preciso “nascer de novo” (em sentido metafórico)? Com uma bagagem de experiência pessoal e profissional, cada vez mais, demandando-se relacionamentos significativos, onde haja interação e conexão, um espaço ideal para se promover renovados modelos de sociabilidade... 

Contudo, ainda não é este o respaldo recebido pela maioria dos jovens no espaço escolar, em relação ao desenvolvimento das habilidades para a vida e, principalmente, para a profissão. Aqui está a necessidade desta pesquisa: conhecer as Habilidades Sociais-Afetivas-Cognitivas (Hsac) do aluno a partir das três categorias de análise "Comunicação, Colaboração, Consciência" (C3) 💗.

É necessário recomeçar com mais entusiasmo uma ação dialógica (comunicação) que se estenda em convivências colaborativas e estimulem a reciprocidade. A pandemia não foi um momento fácil, porém, não convém concentrar as energias nas negatividades, pois quanto mais se sentir as sutilezas deste tecido socioafetivo formando-se nos aspectos despercebidos aos olhos humanos, as pessoas ficarão surpresas com a tônica de um futuro inovador. O que as levará ao tempo de reinventar, tomar consciência de que a realidade constitui o primeiro passo rumo à prática educativa reflexiva, sobretudo em relação ao depois da pandemia. Uma conscientização mais inovadora deverá ser introduzida com mudanças no “Wefare State” (estado de bem-estar social) e que responda às perguntas do tempo presente".

Mesmo nos momentos atuais, em épocas de Pós-pandemia, a distância não se pode estar, pois os seres humanos se alimentam de relacionamentos, ou seja, da proximidade entre suas essências. A natureza da educação se completa no encontro entre os indivíduos e nesse instante de reciprocidade é que acontece o ato educativo. O ser humano deseja ser educado para a integralidade do seu sistema singular, único, indissociado. Uma educação em unidade afeto-cognição, transpassando as searas do coração-mente e enraizando-se no social (gerando raízes na terra e no solo de um povo), como uma profícua transformação humana, emancipatória dos sujeitos: criando espaços de cooperação, diálogo, respeito, solidariedade, conscientização.

Menezes, Diana Amado de. Habilidades socioafetivas e cognitivas do aluno no Instituto Federal de Sergipe- Itabaiana: aprendizado integral e crítico para além dos ditames do mercado de trabalho / Diana Amado de Menezes; orientação [de] Prof.ª Drª. Simone Silveira Amorim - Aracaju: UNIT, 2021. 193 f.

Mapeamento das Habilidades Sociais-Afetivas-Cognitivas (Hsac)


2022 e 2023 com Oficinas e Minicursos sendo realizados

Vídeo: Dinâmica das Hsac !!! 


Hsac_Direito Autoral_Dra. Diana Amado.mp4

Hsac

Sistema 

automatizado

ainda em 

construção 


Novidade 

para 

2024