Projetos

Ecograd (Ecossistema de Gestão das Graduações nas IFES)

Em qualquer organização, a necessidade de transformar dados em informações e conhecimento é um fator crítico para o processo decisório. No entanto, muitos dos dados disponíveis estão espalhados e desintegrados, e em diferentes formatos e estruturas, tornando muitas vezes difícil de serem analisados pelos gestores institucionais, principalmente em uma perspectiva sustentável de uma gestão fundamentada em dados. O EcoGrad é uma plataforma tecnológica que visa à definição de um ecossistema de dados da graduação entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que fazem parte da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das IFES), por meio da disseminação e compartilhamento de informações, com o propósito de aperfeiçoar as práticas de gestão dos cursos de graduação. A plataforma foi lançada em dezembro de 2021 com a participação dos reitores das Universidades Federais em Brasília. 

Os objetivos principais são:
 

Atualmente, 65 instituições, associadas à Andifes, aderiram formalmente ao Ecograd.

Este projeto, coordenado pelo Lagid, é considerado de pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento institucional e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar envolvendo pesquisadores a estudantes das áreas de Administração, Economia, Computação e Educação.

A plataforma foi desenvolvida utilizando os conceitos de Business Intelligence para garantir a agilidade e flexibilidade na geração de informações e facilidade na elaboração de painéis dinâmicos e interativos. O Ecograd possui uma base integrada a partir de diversos dados sobre a educação superior brasileira, incluindo temas como ocupação de vagas, diplomação, evasão, indicadores de qualidade e empregabilidade. A plataforma também contempla o conhecimento agregado sobre as políticas públicas para a graduação, bem como as experiências e boas práticas de gestão das IFES. 

Algumas telas da plataforma EcoGrad

Tela inicial do Ecograd no qual é possível o gestor institicional acessar os painéis analíticos sobre ocupação, evasão, diplomação, indicadores de qualidade e empregabilidade de egressos.

Esta é um dos painéis do Ecograd no qual o gestor pode explorar e avaliar a taxa de evasão em diversos níveis e dimensões.

Matéria da TV UFPB sobre o projeto Ecograd


Palestra realizada pelo prof. Jorge Dias na UFJF sobre dados de evasão, diplomação e retenção na educação superior

Apresentação do Ecograd para equipe de gestores da Universidade de Brasília (UnB).
Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB