Sistema de Processamento de Linguagem Natural
Unidade desenvolvedora: Cogen/Nunej
Status: Em desenvolvimento
Assistente de minutas e triagem que auxilia na gestão de acervos através de aplicação multinível de recursos com camada integrada a base de dados enriquecida com IA.
Projeto inscrito no Prêmio Innovare na categoria Tribunais.
Unidade desenvolvedora: LabJF1 / LaBahia
Status: Andamento
Iniciativa colaborativa com o LaBahia da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), que promove a troca de conhecimento e soluções inovadoras, por meio da consolidação de práticas em um aplicativo responsável por interligar os laboratórios e núcleos de inovação de toda a 1ª Região, servindo como repositório de práticas e ideias inovadoras. Esse projeto democratiza a inovação no judiciário, de modo a reforçar a eficiência, transparência e acessibilidade do sistema.
Identificação e disseminação de boas práticas nos gabinetes
Unidade desenvolvedora: LabJF1 / Nunej / Gabinetes
Status: Andamento
Visa identificar as boas práticas de triagem e gestão de acervo nos gabinetes, com o objetivo de estruturar um modelo a ser disseminado a todos os interessados, a fim de aumentar a eficiência e a eficácia na gestão de processos e atender ao jurisdicionado de forma mais célere e efetiva, especialmente em relação às matérias que acabam sofrendo um atraso devido à situação organizacional.
Serão utilizadas metodologias ágeis e contará com a participação de magistrados, servidores e colaboradores de gabinetes das quatro seções, por meio de ações voluntárias, integradas e colaborativas.
Mapeamento dos Processos de Trabalho
Unidade desenvolvedora: LabJF1 / Cogen / Precatórios
Status: Andamento
Objetiva mapear os processos de trabalho das unidades relacionadas aos cálculos e emissão de Precatórios e prestar apoio às equipes técnica e negocial responsáveis pelo processamento desses requisitórios na identificação de possíveis soluções para os problemas.
Escopo:
o Revisão do mapeamento macro realizado em 2019
o Mapeamento dos fluxos de trabalho das unidades envolvidas
o Apoio à identificação de redundâncias pelos envolvidos
o Apoio à identificação de possíveis melhorias
o Validação pelos envolvidos
Meta 9 / 2024
Unidade desenvolvedora: CJF / TRFs
Status: Finalizado
O projeto visa desenvolver um instrumento de comunicação com o jurisdicionado para divulgação de conteúdos distribuídos por eixos temáticos, abordados de forma clara, objetiva e, a depender do caso, de forma lúdica, com o objetivo de mitigar o distanciamento do cidadão com os serviços prestados pela Justiça Federal. Como resultado, foi confeccionada uma cartilha iterativa que se encontra divulgada no portal deste Tribunal.
Meta 9 / 2023
Unidade desenvolvedora: Cogen
Status: Finalizado
O projeto atende às ODS 3 e 16 e teve como objetivo aperfeiçoar a prestação jurisdicional, priorizando a garantia do direito fundamental à vida, ao bem-estar e à dignidade humana, com ações que viabilizam, em especial, o fornecimento de medicamentos em tempo razoável, a fim de promover o acesso a um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo. Tem como foco principal a triagem dos processos no PJe, cuja classificação é genérica.
Unidade desenvolvedora: LabJF1 / LABahia / IluMinas
Status: Finalizado
Projeto sustentável realizado em parceria com o LABahia da SJBA e o iluMinas do TRF6, com o objetivo de criar uma ferramenta que automatize a coleta de dados de combustíveis, de modo a torná-la mais confiável e transparente, com uma gestão da frota mais eficiente e atenta às boas práticas ecológicas.
Unidade desenvolvedora: Cogen/Ascom
Status: Finalizado
Com o uso do design thinking e outras metodologias inovadoras e alinhando-se às ODS 9, 16 e 17, o projeto tem como desafio alcançar, de forma estratégica, a comunicação institucional para o público externo do Tribunal.
Unidade desenvolvedora: LabJF1 / Cogecon
Status: Finalizado
Criação de fluxogramas em formato bizagi com o mapeamento da admissibilidade, processamento e registro pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento do TRF1 – Cogecon, em parceria com o LabJF1, das Boas Práticas e Boas Idéias desenvolvidas no âmbito do Tribunal.
Remete os processos com trânsito em julgado do 2° para o 1º grau de forma automática
Unidade desenvolvedora: Cogen/Nunej
Status: Finalizado
Como o robô funciona: o robô faz o login no PJe e seleciona a lotação do usuário. Na sequência, no “Painel de usuário”, escolhe a tarefa "Remeter ao primeiro grau" e em seguida, os processos serão exibidos. Nos autos, o robô certifica se tem certidão de trânsito em julgado, checa se o processo não é de Minas Gerais, verifica se o documento está pendente de assinatura, se não é sigiloso e se há exigência de certificado digital para baixa. Após análise de todo o cenário, o robô encaminha o processo para ser remetido ao 1° grau.
O LabJf1, ASCOM e DINOP colaboraram para criar um calendário inovador para 2024, focando na acessibilidade e eficiência na prestação de serviços judiciais.
Unidade desenvolvedora: Selab/ASCOM/DINOP
Status: Finalizado
Proposta: O tema "Inovação" foi escolhido para promover o conhecimento de novas ferramentas e incentivar a colaboração entre magistrados, servidores e estagiários.
Temas Mensais:
Janeiro e Fevereiro: Introdução à inovação e facilitação do acesso à justiça.
Março a Maio: Iniciativas Nacionais de Inovação, como Justiça 4.0, Balcão Virtual e Sinapses.
Junho: Transformação Digital do TRF 1ª Região.
Julho: Modernização da Justiça com a plataforma PJe.
Agosto: Automação Judicial com Alei e GOR.
Setembro: Sirea, parceria entre TRF 1ª Região e OAB.
Outubro: Robô da Secor, para relatórios mensais.
Novembro: Laboratório de Inovação do TRF1.
Dezembro: Reint1 e Nugep-NAC com o SGPe e e-Sisgab.
Reflexão Final: A criação do calendário de 2024, com a participação do LabJF1, ASCOM e DINOP trouxe temas com iniciativas inovadoras que caminham juntas para trazer soluções criativas no âmbito da Justiça Federal.
A divulgação das iniciativas do tribunal por meio do calendário foi fundamental para dar visibilidade às ações e inovações implementadas e promover um maior entendimento entre os usuários e a comunidade. Este projeto tem um poderoso alcance, pois não só informa, mas também incentiva a participação e a colaboração no aprimoramento da Justiça.
Identificar e etiquetar processos prontos para redistribuição com prevenção positiva e pendentes de redistribuição por dependência.
Unidade desenvolvedora: Cogen/Nunej
Status: Finalizado
Como o robô funciona: agiliza e simplifica o trâmite processual ao identificar processos prontos para redistribuição, com prevenção positiva e pendentes de redistribuição por dependência, utilizando um sistema que, após a solicitação das credenciais do usuário, permite etiquetar processos com base em termos específicos encontrados automaticamente nos documentos, contribuindo para redução da necessidade de pessoal e aumento da eficiência no ambiente de trabalho.
Sistema de Busca Inteligente
Unidade desenvolvedora: Cogen/Nunej
Status: Em desenvolvimento
Como a ferramenta funciona: é um sistema de busca textual que identifica palavras nos textos processuais do PJe.
Inicialmente foi realizada uma PoC utilizando o elastichserch do PJe para que seja realizada a pesquisa. O servidor escolhe um termo/nome e o sistema faz a busca desse termo em todas as peças processuais do Pje, destacando-as. A partir disso, é possível extrair uma lista de processos em que aquele termo é recorrente ou que retrata o assunto do processo, facilitando a triagem do acervo.