LabJF1 promove inovação no Curso de Formação de Magistrados
Unidade desenvolvedora: LabJF1
O LabJF1 participou do Curso de Formação de Magistrados, trazendo o tema "Como dar feedback ao trabalho de servidores e estagiários, especialmente ao identificar erros em minutas para assinatura?". O evento contou com a participação das Juízas Dra. Maria Cecília e Dra. Maria Cândida.
Por meio da metodologia Design Thinking, o tema foi explorado nas etapas de Empatia, (Re)definição, Ideação, Prototipação e Teste, com o objetivo de compreender o problema, identificar necessidades e oportunidades e, assim, gerar soluções eficazes.
Os participantes foram divididos em grupos para discutir e preencher templates das ferramentas do Design Thinking, como o "Mapa da Jornada", a "Persona" e a análise SWOT. O foco principal das atividades práticas foi compreender as necessidades e desafios dos usuários, colocando-se no lugar deles e refletindo sobre perguntas como: "O que ouve?", "O que vê?", "O que fala?" e "Quais são suas necessidades?".
Ao final da dinâmica, o objetivo foi conscientizar os participantes e coletar soluções para a questão central: como fornecer feedback sobre o trabalho de servidores e estagiários de forma construtiva, aprimorando práticas e resolvendo problemas existentes?
Essa iniciativa do Laboratório de Inovação visa estimular a cultura da inovação por meio de metodologias ágeis para solucionar problemas complexos e aprimorar serviços. O LabJF1 atua como uma incubadora de soluções, reunindo profissionais com diferentes experiências para fomentar a inovação e a melhoria contínua no Judiciário.