Os tópicos abordados nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II e álgebra Linear constituem as ferramentas básicas da matemática e suas aplicações se encontram em áreas tão diversas como a física, as engenharias, o processamento de imagens e dados e até na arte!
A seguir apresentamos algumas dicas que podem ajudar no processo de estudo destas disciplinas:
1. Memorizar não é o caminho!
Na matemática, é usual que a primeira tentativa dos alunos seja decorar fórmulas e definições, gravá-los à força na memória SEM entender o que eles significam para quando chegar a hora de um exercício ou uma prova, simplesmente aplicá-los. NUNCA FAÇA ISSO pois, muitas vezes isso gera confusão e gera um entendimento de curto prazo. Lembre que, a matemática é acumulativa e o correto entendimento dos conteúdos numa disciplina pode ajudá-lo tanto nas disciplinas consequentes como nos seus futuros estudos de pós-graduação e no seu exercício profissional.
2. Não da para aprender/estudar matemática sem papel e caneta!
Ao ler uma definição faça alguns exemplos ou casos particulares desta para que você possa entender melhor. Olhe os exemplos apresentados na aula pelo professor e nos textos guia da disciplina. Faça uma análise DETALHADA dos enunciados dos teoremas e das demonstrações incluídas nos livros referências, ABRAM CONTAS E EXTRAIAM MAIS DO QUE ESTÁ ESCRITO. Justifique cada um dos passos nas demonstrações e nos exemplos.
Quando você entende de onde vêm os elementos que formam cada conceito, teorema, demonstração ou fórmula estes fazem sentido na sua cabeça e isto aumenta a possibilidade de você aplicá-la de maneira correta.
3. Pratique, erre e tente de novo!
Na matemática não basta simplesmente estudar apenas os conceitos, e olhar alguns exemplos pois, a dica o truque usado num exercício pode não ser verdadeiro ou não funcionar para todos os exercícios. É preciso praticar com múltiplos exercícios e lembrar que, se errar na solução de um exercício este processo de errar faz parte do seu aprendizado. Ao cometer um erro ou não entender um tema em específico não se frustre nem desista de estudar esse tema. Faça diversas tentativas.
4. Fixe uma rotina de estudos!
É importante fixar uma rotina de estudos DIÁRIA com horários específicos. Comece cada dia sua rotina de estudos com a releitura dos conceitos, definições, exemplos e estudo detalhado dos teoremas, proposições e demonstrações. Posteriormente dedique um tempo para repetição de exercícios e estudo das listas de exercícios de cada disciplina.
Pergunte ao seu professor e monitores das disciplinas.
6. Faça grupos de estudo.
Estude com os seus colegas da turma e dediquem algumas sessões de estudo grupal semanas antes de cada prova da disciplina. Não deixe para estudar tudo na noite antes da prova!
7. Participe das monitorias
A monitoria é um espaço para resolver todas as dúvidas que surgem no aluno nas suas sessões de estudo autônomas, participe regularmente destas e lembre que o monitor pode ajudar você resolvendo algumas destas dúvidas. Lembre que o papel do monitor é te ajudar não fazer tua lista de exercícios.
****ALGUMAS OUTRAS DICAS E EXEMPLOS DE COMO ANALISAR UM ENUNCIADO SE ENCONTRAM NO DOCUMENTO: Slides palestra: Escrita Matemática: