EMDR significa dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular.
Eventos traumáticos passados muitas vezes tornam-se presentes, e os afetados por eles podem ter muitas revivescências, flashbacks, pensamentos perturbadores, sono interrompido e/ou evitação de pensar ou falar sobre eles, gerando um importante comprometimento na sua qualidade de vida.
Usando os protocolos e procedimentos detalhados aprendidos em EMDR, os terapeutas ajudam os clientes a ativar os processos naturais de restauração emocional.
O QUE O EMDR TRATA?
O EMDR, autorizado como prática do Psicólogo pelo CRP/SP, é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, pela American Psychological Association (APA), entre outras, indicada para o tratatamento com eficácia científica comprovada, para várias demandas, incluindo (mas não se limitando a) os seguintes:
Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD);
Trauma passado e recente;
Ataques de pânico;
Ansiedade Generalizada;
Fobias;
Dependências;
Distúrbios alimentares;
Luto / perda traumática;
Baixa auto-estima.
QUANTO TEMPO DURA EMDR?
O processo é individualizado, portanto, o tempo varia de pessoa para pessoa. No entanto, EMDR provou ser uma forma de tratamento altamente rápida e eficaz em comparação com outras formas de terapia (como a terapia cognitivo-comportamental). Alguns indivíduos requerem apenas 3-6 sessões, enquanto outros podem exigir 6-15 sessões ou mais.
Estudos indicam que 84-90% dos indivíduos diagnosticados com estresse pós traumático (PTSD) de um trauma de evento único não apresentam mais sintomas de PTSD após apenas três sessões de EMDR de 90 minutos (Wilson, Becker e Tinker, 1995,1997). Pesquisas adicionais comprovam que, após uma média de seis sessões de 50 minutos, 100% dos indivíduos com trauma de evento único e 74% dos indivíduos que sofreram eventos múltiplos traumáticos não relataram mais sintomas de PTSD (Marcus et al., 1997, 2004).
O QUE ACONTECE EXATAMENTE EM UMA SESSÃO DE EMDR?
Movimento dos olhos: em poucas palavras, os aspectos físicos do EMDR envolviam o cliente simplesmente seguindo um ponto de luz, em diferentes sentidos do seu campo de visão. Este movimento dos olhos cria o que é chamado de “estimulação bilateral” no cérebro. A estimulação bilateral é semelhante aos movimentos dos olhos no sono REM e permite que o cliente acesse memórias perturbadoras de forma segura, a fim de começar a reduzir o impacto que essas memórias têm no funcionamento atual. Embora o movimento dos olhos possa parecer hipnótico, o EMDR não é como a hipnose porque o cliente está sempre no controle e totalmente ciente do que está acontecendo. Outras formas de estimulação bilateral podem ser usadas, incluindo ouvir sons alternados ou segurar campainhas que alternam vibrações. Este processo, então, leva à dessensibilização e reprocessamento desses pensamentos e imagens (explicado abaixo).
Dessensibilização: Esta é uma forma de terapia de exposição breve, segura e controlada. Eventos passados que estão causando angústia no presente são direcionados, identificando uma "imagem" mental da memória, as emoções e sensações corporais que estão associadas a ela e uma crença negativa que você está tendo sobre si mesmo. Em seguida, serão realizados conjuntos de movimentos oculares. Essa parte do EMDR geralmente cria um desconforto temporário e um nível moderado de sofrimento para alguns clientes, mas esse desconforto é resolvido mais rapidamente, especialmente quando comparado a outras formas de tratamento de trauma. O trabalho é desenvolvido em estreita colaboração com meus clientes para avaliar e garantir que seu nível de angústia não se torne intolerável e que eles se sintam seguros e apoiados.
Reprocessamento: ironicamente, o aspecto de “reprocessamento” do EMDR não significa que você tenha que falar detalhadamente sobre as experiências que teve. Esta parte do tratamento permite que novas associações mais positivas sejam feitas com memórias perturbadoras do passado. Você estará literalmente reorganizando como seu cérebro armazena memórias, sentimentos e crenças. É uma experiência poderosa e de mudança de vida para muitas pessoas que vivenciam o EMDR.
Os atendimentos podem ser realizados nas modalidades presencial e online.
Para informações e agendamento, clique no botão abaixo:
Você pode aprender muito mais sobre EMDR visitando os seguintes links:
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe do Consultório de Psicologia Juliana Bizeto e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico ou qualquer modelo de psicoterapia. Em caso de dúvidas, consulte seu psicólogo, somente ele está habilitado a esse propósito conforme recomendação do Conselho Federal de Psicologia. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.