Saúde

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

6.Quais as principais recomendações de alimentação, antes, durante e pós prática de atividade física ao ar livre?

As principais recomendações estão ligadas ao tipo de exercício. Se alimentar entre 30 a 1 hora antes da prática permite a digestão e absorção da mesma. Daí a importância de ingestão de alimentos integrais, que favoreçam

esse processo. De forma geral, dispor de energia é fundamental, e os carboidratos e proteínas devem ser incorporados nessa prática, em quantidade suficiente para manutenção da atividade e minimização de desgastes. Durante a atividade física é importante pra manutenção da mesma, por isso a importância de alimentos leves e da água, para hidratação. No pós, uma alimentação com fontes integrais de carboidrato e proteína é fundamental para repor as perdas e recuperação da energia.


Entrevistado: Antônio Carlos Santos Silva

Professor de Educação Física

e Nutricionista.


7. Qual a diferença da alimentação de uma pessoa sedentária pra alimentação de uma pessoa que pratica exercícios na natureza?


No fundo, não há uma alimentação específica para cada um destes sujeitos. O que há é um maior conhecimento por parte da pessoa que já prática e que, possibilita, seu engajamento na prática. O iniciante, na maior parte das vezes, não dispõe desses conhecimentos e acaba cometendo equívocos relacionados a ingestão: quantidade, o tipo de alimento e o momento dessa ingestão. Ademais, vale lembrar que alimentação e necessidade energética são individuais. Deve-se buscar informações em locais que disponham de informações corretas e, se necessário, procurar um profissional de nutrição para construção de uma dieta segura e padronizada.

1º ano A - Matutino - Professora tutora: Adriana Glay

ATIVIDADES FÍSICAS E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Práticas de esportes ao ar livre

Para quem se sente entediado dentro de casa ou preso dentro da academia e quer aproveitar mais o mundo, as atividades á céu aberto são uma ótima alternativa para exercitar. Os benefícios da prática de atividades ao ar livre são imensos, variando desde uma bela vista da cidade até a melhora da oxigenação cerebral.

Benefícios da prática de esportes ao ar livre

Não é incomum ouvir as pessoas reclamando de estarem presas quando estão fazendo exercícios em ambientes fechados, e muitas vezes, desestimulados por essa situação, acabam desistindo. Contudo praticar esportes é importante, pois a atividade física quando feita da maneira correta e acompanhada por um profissional reduz o risco de doenças, traz mais disposição e até mesmo mais flexibilidade ao corpo .

Além disso, os esportes são bons aliados no combate a ansiedade. Logo, não praticar é uma das melhores opções. Nesse sentido, as modalidades esportivas ao ar livre são uma ótima alternativa, pois não só proporcionam todos os benefícios citados da atividade física em si, mais ainda vão além

Dentre os benefícios do esporte ao ar livre estão:

· Contribuem para aliviar o estresse diário

· Estimulam o processo de criatividade, concentração e foco

· Costumam ser mais práticos e econômicos

· Dão mais liberdade para os praticantes planejarem seus treinos com calma

Para que você comece suas atividades ao ar livre, é vital o acompanhamento de um profissional adequado para orientá-lo como começar e manter seus treinos . Além disso, é importante que o praticante tenha uma regularidade nós exercícios visando obter resultados melhores, de forma que o esporte escolhido seja praticado algumas vezes na semana. Também é necessário a utilização de equipamentos a prática, evite horários com temperatura extremas, mantenha-se hidratado e tenha uma dieta equilibrada.


Albert Santos Soares e Vanessa Sousa Oliveira


O meio ambiente é um dos bens mais preciosos que temos, porém nós seres humanos não damos o valor que ele merece, é necessário que nós tenhamos conscientização e cuidar da natureza tão preciosa.

O meio ambiente carrega em cerca de 8,7 milhões de seres no mundo já no Brasil é onde encontramos a maior biodiversidade de Flora e também de fauna, não mais de 128. 930 espécies e 46000 de vegetais, e agora eu vou falar uma algumas dicas mas eficaz para preservar o meio ambiente que é: p preservar as árvores e cuidar dos cursos de água, não comprar animais silvestres, fazer a reciclagem e a reutilização de utensílios domésticos, principalmente a diminuição dos plásticos porque o plástico demora mais de 400 anos para se decompor ele é muito prejudicial para o meio ambiente, libera gases tóxicos que podem prejudicar a água e também o ar, sem contar que pode fazer muito mal aos animais e nos trazer várias doenças. Outro grande problema é a poluição, e prejudica tanto o ar quanto a água, E também o desmatamento, a degradação do solo e etc.

Deveríamos cuidar melhor do nosso planeta .


Maria Eduarda Sá Coelho

Raissa dos santos Andrade

Fala Natureza

YOGA NA QUARENTENA

O Yoga

Para pessoas que se sentem entediada presas dentro de casa ou pessoas que querem exercitar seu corpo com um contato direto ao ar livre e aproveitar mais o mundo, esportes ao ar livre são uma ótima alternativa para se exercitar. Esportes ao ar livre traz benefícios espetaculares e prazerosos ,melhorando o nosso humor, alimentando a nossa alto estima e nos proporcionando uma série de benefícios importantes para a saúde. Um exemplo de esporte é o Yoga exercício com técnica milenar ,composto por exercícios respiratórios, meditação, trabalhando a postura e dando a sensação de bem estar e relaxamento .Para praticar Yoga é necessário um espaço amplo confortável .com menos objetos possíveis por perto evitando acidentes em uma possível queda. É recomendado que o

Smartphone estejam em outro local e no modo silêncio, para que a pratica do exercício não venha ser interrompida. A prática da Yoga envolve exercícios para iniciantes, intermediários, e avançados, assim quanto mais focado o praticante estiver mais rápido poderá aproveitar os benefícios em seu dia. Exemplos dos exercícios são:

*Todasana(postura da montanha)

*Ut Katasana(postura do cachorro)

*Trikanasana (postura do triângulo).

O Yoga tem o objetivo de trabalhar o corpo e a mente com exercícios que auxiliam o controle do estresse ,dores no corpo, ansiedade ,melhora o equilíbrio e promove a sensação de bem estar e a disposição para homens e mulheres.


SAID ALVES CORREIA

MIQUEIAS CASTAO SANTOS

THAYSE CHAVES MUNIZ

PEDRO HENRIQUE MUNIZ COSTA

2º ano C - Professoras tutoras: Lívia Sodré e Mirian Gusmão

SAÚDE E BEM ESTAR

EJA HUMANAS A/2020 - Professora tutora: Paula Cristina Borges

Tema: UM ALERTA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS CATADORES DE RESÍDUOS


SEÇÃO SAÚDE

**Fotos (abaixo) são do arquivo pessoal dos estudantes da turma.

EJA HUMANAS A - Alunos: Alexandra Santos Souza, Jeferson Ferreira Santos e Sheila dos Santos Souza

Tema: UM ALERTA SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS CATADORES DE RESÍDUOS

Você já pensou na importância dos catadores de materiais recicláveis para o meio ambiente? Você sabia que eles enfrentam condições adversas no dia a dia de sua atividade?

A atividade de catador de reciclável é reconhecida como categoria profissional, oficializada na Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego (nº5192-05 catador de material reciclável), que traz como descrição sumária aqueles que “catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis”.

De maneira geral, quais são os principais problemas enfrentados pelos catadores de resíduos?

R: O grande esforço físico na atividade, a discriminação social, a desordem do trânsito das cidades e o fato de os resíduos estarem misturados. Além disso, o trabalho na reciclagem de resíduos traz problemas de saúde, as vezes as crianças são envolvidas no trabalho de coleta e, principalmente, a falta de apoio da comunidade e de ações adequadas do poder público no gerenciamento dos resíduos, como exemplo a coleta seletiva.

Quais são as condições de trabalho de um catador de material reciclável?

R: As condições de trabalho dos catadores são extremamente precárias, pois o trabalhador está sujeito a todo tipo de contaminação e doenças, sendo que muitas vezes retiram do lixo o próprio alimento e não possuem nenhum equipamento de segurança.

Quais equipamentos de segurança são importantes para o catador manusear o material reciclável?

R: Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, como máscara facial, mangotes, macacão de segurança, respiradores e luvas. Também é importante o uso de calçados fechados.

Quais são os principais riscos à saúde que os catadores estão expostos em sua atividade?

Os catadores estão expostos a riscos de acidentes com materiais perfuro cortantes, queimaduras, doenças dermatológicas, problemas de ergonomia, por causa do excesso de peso que carregam e posturas inadequadas no ambiente de trabalho, risco de contato com materiais químicos (baterias, produtos de limpeza, mercúrio, tintas etc) que podem desenvolver doenças respiratórias e alergias, risco de intoxicações alimentares.

Esperamos que estas questões contribuam para as reflexões de todos e todas sobre a importância da atuação dos catadores em nossa comunidade que têm contribuído para cidades mais sustentáveis, o respeito que devemos ter por esses profissionais que se expõem a condições de risco no desempenho de sua profissão, fazendo nossa parte no apoio à separação seletiva, cuidadosa e criterioso dos resíduos descartados.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse:

EPI – Equipamento de Proteção Individual – Não basta fornecer é preciso fiscalizar. Disponível em:<http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/epi.htm>.

Catador de material reciclável: uma profissão para além da sobrevivência? Disponível em: < https://www.scielo.br/j/psoc/a/gWdXk8YT3TyLyGyNgrdLj7N/?lang=pt>.

Um olhar sobre a saúde do catador de material reciclável: uma proposta de quadro analítico. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/asoc/a/X3hF3cbFvHXnjTC7tZnKVYN/?format=pdf&lang=pt>.


SEÇÃO SAÚDE

TEMA: Lixo hospitalar

Alunos: Janaina Assis e Vanessa Oliveira

Imagem: licença creative Commons

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3f/Hospital_waste.JPG/1200px-Hospital_waste.JPG

imagem comercial privada

https://sitesustentavel.com.br/wp-content/uploads/2019/05/sh_lixo-hospitalar_481028860.jpg

Entrevistamos Vera Teixeira, Enfermeira aposentada, e Daniel Laranjeira de Oliveira, Enfermeiro, sobre os resíduos de serviços de saúde.

Nos acompanhe nesse diálogo, confira as entrevistas!

Alunos: Vera, onde é descartado o lixo hospitalar?

Vera: O lixo hospitalar cada um tem uma maneira específica, pois cada lixo é diferente, como exemplo o centro cirúrgico, que tem objetos cortantes, há lixo inflamável, entre outros.

Tudo é com base na norma. O funcionário que recolhe esse tipo de lixo utiliza equipamento de proteção individual para fazer o recolhimento e acondicionamento desse resíduo. Esse resíduo vai para um abrigo intermediário onde funcionários passam todos os dias e recolhe esse material. Esse material vai para um setor específico junto com resíduos infectantes, sendo aterrado ou incinerado.

Alunos: Quais são as principais doenças provocadas por lixo hospitalar?

Vera: As doenças provocadas são infecções, como tétano ou por algum vírus, do resíduo contaminado, por isso, exige-se cuidado e prevenção, como o uso de máscaras e luvas apropriadas.

Alunos: Quais os riscos ambientais do lixo hospitalar?

Vera: O maior risco ambiental é o descarte inadequado de resíduos, como exemplo resíduos de sangue, secreções e excreções humanas e tecidos entre outras. Quando esses materiais entram em contato com a terra ou a água pode levar a sérias contaminações, tanto na vegetação, podendo acabar com vidas marinhas e vidas humanas também.

Alunos: Quais são equipamentos e os cuidados dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem ao lidar com materiais contaminados (resíduos hospitalares)?

Daniel: Basicamente usar os EPI’s* – equipamentos de proteção individual (máscara, óculos, avental descartável, luvas) e lavar as mãos de forma correta. É basicamente a forma mais eficaz de proteção aos profissionais da saúde, evitando infecção cruzada entre os pacientes e profissionais.

Alunos: Como se dá e qual é a importância do profissional de enfermagem no gerenciamento de resíduos hospitalares?

Daniel: Os profissionais de saúde têm que conhecer e ficar atentos na separação dos grupos de resíduos, assim realizará o descarte em local certo. Grupo A (potencialmente infectantes), Grupo B (químicos); Grupo C (rejeitos radioativos); Grupo D (resíduos comuns), Grupo E (perfurocortantes).

*Equipamento de Proteção Individual - EPI: dispositivo de uso individual,

destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, atendidas

as peculiaridades de cada atividade profissional ou funcional (RDC ANVISA

no 306/04).

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, fica a dica:

Manual da Anvisa sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3f/Hospital_waste.JPG/1200px-Hospital_waste.JPG.


SEÇÃO SAÚDE

Aluno: Enoc Prates Guimarães

Tema: Pandemia: curiosidades sobre o coronavírus.

Você Sabia?


Que as partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min.

Que utilizando o Conecte SUS, você tem acesso ao Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, resultado de exames realizados, medicamentos prescritos e dispensados, atendimentos realizados.

Que animais domésticos podem contrair a doença, que é passada a eles pelos seres humanos. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe qualquer evidência de que cães e gatos, por exemplo, possam transmitir o novo coronavírus para humanos.

Que atualmente, o diagnóstico de Covid-19 é realizado através de dois tipos de testes: PCR e sorológico. No Brasil, eles são distribuídos pelo Ministério da Saúde e a testagem é realizada pelo sistema de saúde, hospitais e laboratórios, públicos e privados.

Que pacientes oncológicos fazem parte de grupos prioritários para a vacinação.

Que o coronavírus sempre existiu. Que Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). A doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) recebeu o nome de COVID-19.

Referência:

Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. <https://portal.fiocruz.br/>.

Onconguia. <http://www.oncoguia.org.br/coronavirus/>.

Ministério da Saúde. Conecte Sus Cidadão. <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus/cidadao>.

EJA HUMANAS A - Professora tutora: Maria Alessandra Aquino