Esporte, Cultura e Lazer

CHAPADA DAS MESAS

Já quase na fronteira com Tocantins, no sudoeste do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas está distante 840km da capital São Luís. Tão longe da capital, Mesas está a quase 500km de Palmas e 790km de Teresina. Ou seja, a Chapada das Mesas está em uma região bastante isolada do Brasil, de transição entre a caatinga, o cerrado e já próximo da floresta amazônica.Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de añoso O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riacho, Estreito e Emperatriz, no centro-sul do Maranhão.


Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma visita a esse parque pode revelar. Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.Fonte: https://www.turismo.ma.gov.br/roteiro-chapada-das-mesas/Data: 16 de julho de 2021


CHAPADA DIAMANTINA

Localização: A Chapada Diamantina está situada no centro do estado da Bahia.

História: A Chapada Diamantina é considerada um oásis em pleno sertão nordestino, com

temperaturas amenas e reduto para diversas nascentes. Formada por dezenas de

municípios, com quase 40 mil km2, a região foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e

montanhas. Chapada Diamantina, região que engloba dezenas de municípios. Com sede na

cidade de Palmeiras, o Parque abrange seis municípios (Andaraí, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Ibicoara e Itaetê), contribuindo para a preservação de lugares de relevância

histórica e cultural, sede do segundo maior parque nacional do Brasil.

Origem do nome: A origem do nome é atribuída tanto as formações dos lençóis d’água, quanto aos lençóis que eram estendidos pelas famílias garimpeiras, além de ter sido um local com bastante exploração de pedras preciosas (ouro, diamante etc) dando o nome de Diamantina, devido às minas de diamantes que haviam na região.


MORRO DO PAI INÁCIO

POÇO ENCANTADO - PALMEIRAS

CACHOEIRA DA FUMAÇA

CHAPADA DO ARARIPE

A chapada do Araripe é uma formação geológica localizada na região do Catro, no Ceará e de Exu, no Pernambuco. Abrange municípios do Ceará, Pernambuco e Piauí, e é um importante sitio paleontológico (encontram-se muitos fósseis na área).


A origem do nome Araripe é Tupí. Rio dos papagaios. (Tupi):Rio dos papagaios

Turismo:

Esse tesouro natural pode ser visitado em qualquer temporada do ano, e atende as

expectativas desde os mais aventureiros, até o turista que não abre mão de uma boa história.


CHAPADA DOS GUIMARÃES

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. É uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).

No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá. O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos. A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) são outros locais conhecidos. Fonte: ICMBio.


Localização Chapada dos Guimarães

Morro São Geronimo - Chapada dos Guimarães

CHAPADA DOS PARECIS

A Chapada dos Parecis é uma formação de relevo brasileiro, localizando-se no sudoeste do Estado do Mato Grosso, próxima à fronteira com a Bolívia. Situando-se na região central da América do Sul. De sua nascente, duas grande bacias hidrográficas se formam: Amazonas, dos rios Guaporé, Culuene, Papagaio entre outros; e a platina já que ali nasce o rio Paraguai, que se integrará depois ao Paraná, formando assim o sistema platino. Sua região é banhada por inúmeras e rios situam-se Terras Indígenas que, demarcadas pela Funai, representam em muitos casos, as poucas áreas ainda não desmatadas para o cultivo de soja ou cana em escala industrial da região. Todavia, apesar das antigas relações com o Estado Brasileiro deve-se à ocupação original dos índios Parecis em língua aruaque, aos ser referia como portadores de “muitos princípios de civilidade “, em 1748, quando criação e nomeação do governador da Província de Cuiabá e Mato Grosso. A região é também habitada por vários outros povos originários, aos quais se referia já o rei, como os Irantxe, Myky, Nambikwara, Umutina e RickBatsa, e desde as décadas de 1970 tem sido “ocupadas “(territorializadas) por colonos de diferentes regiões do Brasil, com incentivo do Governo brasileiro, para desenvolvimento da região (Fonte: Wikipédia)


CHAPADA DOS PARECIS


CHAPADA DOS PARECIS


CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. O rio Preto tem piscinas rochosas e quedas de água, algumas delas com mais de 100 metros de altura. O parque de biodiversidade alberga várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos. O acesso ao parque faz-se através das cidades vizinhas do Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge. (Fonte: https://miamitur.com/destino/chapada-dos-veadeiros#)

O Parque Nacional está localizado no Nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. O acesso é feito por meio da BR-020, saindo de Brasília/DF em direção à Formosa/GO. Após saída à direita na BR-020, segue-se por 180km pela GO-118 (BR-010) em direção à Alto Paraíso de Goiás/GO. Ao chegar em Alto Paraíso, na rotatória, virar à esquerda e entrar na GO-239, percorrendo mais 36km até a vila de São Jorge. A entrada do Parque fica a 800 metros do centro da vila. O Parque fica a 260 km de Brasília/DF e a 460 km de Goiânia/GO. O nome veadeiros vem de uma época em que os veados campeiros eram vistos em grande número. O

povo da vila enquanto estavam só, convivia com muitos animais, caçando apenas quando tinha necessidade de comer. (Fonte: ICMBio)


Localização Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

CHAPADA GUARANI

Chapada Guarani é um circuito turístico paulista que localiza-se na região das cuestas basálticas do estado de São Paulo, com formações típicas de chapada, sob áreas de afloramento do aquífero guarani. No Sudoeste, o Planalto da Chapada Guarani se inicia após as cuestas da formação Botucatu, e o encontro dos rios Tietê e Piracicaba. Nessa região é possível contemplar toda a dimensão do Planalto aonde estão os Municípios e ver uma das formações mais icônicas da região, a Pedra de Torrinha. Acessível por diversas importantes Rodovias como Anhanguera, Washington Luis, Marechal Rondon e cortado por importantes Rios como Mojiguaçu e Jacaré Pepira o Circuito é um dos mais populosos e bem desenvolvidos polos turísticos do Estado de São Paulo. Com abundante natureza, essa rota, que fica sobre o Aquífero Guarani um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo por isso o nome Chapada Guarani. (Fonte: Wikipédia)


Localização da Chapada Guarani

Chapada Guarani

1º ano B - Matutino - Professores tutores: Alessandra Cardoso, Cláudia Pagel e Aluísio Cerqueira

ESPORTES RADICAIS NA NATUREZA

MOUNTAIN BIKE


2º ano A - Matutino - Professor tutor: Juarez Getúlio

ESPORTE E LAZER


Observando o nosso município que não é uma cidade turística, nota-se que os conquistenses anseiam por espaços que possam promover a cultura, o lazer e o esporte. Muitos bairros periféricos de Vitória da Conquista contam apenas com praças e quadras para a diversão desses jovens, sendo assim, essa página, através de uma breve pesquisa fotográfica tem como objetivo mostrar um pouco desse cenário de forma lúdica, bem como, informativa, os espaços públicos da região próxima ao Colégio Estadual José Sá Nunes, referência para a juventude de alguns bairros como Guarani, Ibirapuera, Bruno Bacelar, Nossa Senhora Aparecida, além dos meninos e meninas, moças e rapazes do centro da cidade, um pequeno recorte da nossa paisagem em que mostramos aspectos relacionados à localização e importância destes para a nossa juventude.

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ SÁ NUNES

No entorno do Colégio Estadual José Sá Nunes e em bairros próximos a este, onde reside a maioria dos alunos dessa instituição, há uma escassez de espaços públicos para o lazer e para a prática de esportes, o que faz da quadra Poliesportiva do Colégio Estadual José Sá Nunes

um dos poucos espaços lúdicos para mais de mil estudantes, jovens cheios de energia que vibram e que esperam há muito tempo a inauguração da reforma desse espaço!!

Certamente a quadra poliesportiva do Sá Nunes representa muito mais, que, apenas um lugar para práticas das mais variadas modalidades

esportivas, esse é, para muitos, um lugar para os sonhos... sonhos de muitos meninos e meninas... sonhos de uma juventude... sonhos que podem mover o mundo... ou simplesmente... SONHOS.

#soumaissanunes!!

Praça Sá Barreto

A praça Sá Barreto é uma referência para toda a cidade, no passado acolheu jovens que corriam para os colégios situados ali próximo, hoje, sua paisagem emoldura um pouco da memória da cidade abrigando o Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Sempre imponente, o espaço é bastante utilizado por crianças, pois recebeu um parquinho infantil, e também, por pessoas de todas as idades que optam por fazer atividade física ao ar livre!!!

Praça da juventude

A Praça da Juventude foi criada em2007 com objetivo de proporcionar lazer ao público, esse espaço no entorno da Reserva Florestal do Poço Escuro próximo à uma nascente importante para o nosso município, vem, desde então, procurando ampliara oferta de espaços poliesportivos e culturais em Vitória da Conquista, aqui são realizados diversos torneios, apresentações, encontros e

promoção de serviços públicos itinerantes entre outros.

1º ano C - Matutino - Professora tutora: Carla Lima

Atividades Físicas na Natureza

Vamos Jogar? Acesse o link para responder a cruzada.

Praticar atividades físicas na natureza só tem vantagens e é uma alternativa que consegue atender a todos. Ciclismo, corrida, escalada, trekking, canoagem, paraquedismo, tirolesa, arvorismo, rapel e skate são alguns dos esportes que oferecem contato direto com uma realidade que vai muito além do ambiente fechado. Mas não se esqueça do cuidado e da preservação da natureza enquanto pratica sua atividade favorita.

Vamos de “Crossword”.

Acesse e divirta-se!!!

https://crosswordlabs.com/embed/atividades-fisicas-na-natureza-2



2º ano E - Professora tutora: Ivanice

2ª EDIÇÃO

AS BELEZAS NATURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA E REGIÃO

Você conhece a cidade de Vitória da Conquista no Sudoeste da Bahia? Você sabia que a zona rural dessa cidade e municípios vizinhos são ricos em mananciais com várias nascentes e belas cachoeiras? Realmente são poucos conquistenses que já ouviu falar ou até mesmo já foi visitar esses lugares tão bonitos de se ver, mas saiba que elas existem, são mais de 10 cachoeiras, e a maioria fica a pouco mais de 30 km da cidade,

CACHOEIRA DO GERIBÁ – SERRA DO MARÇAL

Uma das belezas naturais existente nessa região é a Cachoeira do Jeribá, muito conhecida como a Cachoeira do Moreno Sapateiro, nome dado por moradores da região em homenagem ao falecido dono das terras. A quase desconhecida cachoeira tem uma mata preservada, o branco da água chama atenção, e ela desce se encostando em pedras em altura aproximada de 12 metros formando pequenos poços, para chegar até ela, você passará por muitas aventuras e desafios, como a Serra do Marçal.

A distância em linha reta entre Vitória da Conquista e a Cachoeira (ambas na Bahia) é de 323.21 km, mas a distância de condução é 407 km. Leva 5 horas 8 minutos para ir de Vitória da Conquista a Cachoeira. É uma cachoeira imponente, muito bonita em uma zona rural também muito versátil, é um pedacinho de natureza, pedacinho de paraíso dentro da Suíça baiana.

CACHOEIRA DA FORMOSA – DISTRITO DA LIMEIRA/VC

A cachoeira da Formosa nos tras belezas naturais que enchem os olhos, com nome de formosura, surpreende quem chega, lugar de paz e contato com a natureza. Fica localizada no distrito da Limeira, zona rural de Vitória da Conquista, a cachoeira fica em uma mata fechada, mas a trilha pra ir até lá é muito simples e rápida. É uma cachoeira publica que é disponível 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo, são 1 hora e 7 minutos - 54,6 km (de automóvel), 9 horas e 23 minutos - 45,8 km (a pé) e 2 horas e 34 minutos - 46,0 km (de bicicleta).

Um lugar tão bonito, mas era pouco visitado por não ser muito reconhecido, poucas pessoas da região sabiam dessa cachoeira, ela está sendo mais conhecida por agora, mas infelizmente as pessoas que a visitam acabam deixando lixo e devastando a natureza lá presente.


CACHOEIRA DO PAU GRANDE – BARRA DO CHOÇA

A Cachoeira do Pau Grande fica localizada na área rural do município de Barra do Choça, cidade localizada a aproximadamente 24 km de Vitória da Conquista. Para chegar até a cachoeira são mais 24 km de estrada de chão, estrada cheia de curvas e sem acostamento e com subidas e descidas que requer muito cuidado.

Essa cachoeira se encontra na região do Sossego que conta com uma vasta vegetação, belas montanhas, rios e principalmente muitas quedas d’águas. É muito procurada pelos moradores de Vitória da Conquista e região, que aproveitam os domingos e feriados para descansarem com a família.

Ela é uma das mais famosas e procuradas cachoeiras da região, que recebe esse nome devido a uma enorme árvore localizada no local, está localizada em uma propriedade particular. Muitas pessoas de Barra do Choça ainda não conhecem esse local, no entanto, pessoas de fora do município são frequentes nos feriados e fins de semana nessa região.


CACHOEIRA DA CAVADA - BARRA NOVA

Barra Nova é um distrito localizado no município de Barra do Choça, é um lugar cheio de nascentes de águas que saem para desaguar na Barragem Água Fria I e Barragem de Água Fria II, que abastece toda a cidade de Vitória da Conquista e Belo Campo. Esse distrito fica localizado a 50 km de Vitória da Conquista e a cachoeira da Cavada a 8 km de Barra Nova.

Em Barra Nova há belas nascentes, rios e cachoeiras. E a mais famosa delas é a Cachoeira da Cavada, muito conhecida pelo nome de “Rasga-short”, que passou a ter esse nome depois que usuários passaram a voltar para casa com suas roupas em pedaços, pois é uma grande pedra que dar para descer escorregando.

As pessoas que visitam o local fazem dessas pedras, onde ocorre a queda d'água, uma espécie de tobogã e a diversão é garantida e talvez o short não suporte a aventura.Oficialmente ela era conhecida como a “cachoeira de dona Maria”, proprietária da terra onde fica a queda d’água, no povoado Cavada I, em Barra do Choça, na Bahia.

A cachoeira é uma extensa pedra íngreme recoberta pela água, em que a correnteza desagua num pequeno rio. Encostadas à beira do mato, distante do limo que possibilita o escorregão, as pessoas sobem. A uma altura razoável, praticamente vinte metros do poço, as pessoas escorregam pela parte encoberta pela água, elas se jogam e assim em alta velocidade se escondem até acuar dentro do rio raso.

Esse local tem atraído pessoas de todas as redondezas que saem de longe para curtir os dias ensolarados na “Rasga-short”.

Link: http://vidaemcronicas.blogspot.com/2012/04/cachoeira-rasga-short.html?m=1

Link: https://g.co/kgs/iqULtR


PROFESSORA TUTORA: ADRIANA GLAY BARBOSA

TURMA: 1º ANO - A

PRAIAS NO BRASIL

Praia da Ponta do Mutá, Barra Grande – Bahia

A cidade de Barra Grande inicialmente era chamada de MAYRAHÚ, tem sua origem numa aldeia indígena denominada Mayra. Foi descoberta em 1705 por frades capuchinhos italianos. A praia da Ponta do Mutá fica localizada entre a praia de barra grande e a praia de Três coqueiros, na vila de Barra Grande no estado da Bahia. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, com um cenário muito paradisíaco, é uma praia que chama à atenção dos banhistas.


Fonte: https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-salvador/peninsula-de-marau-onde-fica-como-ir-o-que-fazer-e-pousadas/


Com uma cultura riquíssima e quase totalmente preservada, essa cidade atraí cada vez mais turistas de todas as partes do mundo. A Ponta do Mutá é uma praia de mar com ondas calmas, areia clara e é ótima para passar o dia. Entretanto vira atração principal, ao entardecer com seu maravilhoso pôr do sol, que é realmente um espetáculo!

Sendo a praia que têm o mais famoso pôr do sol da região, é o lugar de parada certa para os turistas que conhecem o município de Barra Grande. A praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais e cadeiras sempre convidativas para se relaxar. O mais tradicional é o SOL DO MUTÁ, mas para quem prefere estilos musicais diferentes, pode experimentar também o OH BAR e o CAFÉ DE LA MUSIQUE onde a festa começa com o pôr do sol.

Quando a região está em grande fluxo, as festas costumam seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia.

Aluno(a): Thiago Amaral da Silva - 1º ANO B

PRAIA DO PORTO DA BARRA


A praia do Porto da Barra localiza-se na cidade de Salvador, capital da Bahia, no

bairro da Barra. É uma das praias mais famosas da capital baiana e considerada uma das

mais belas do mundo.



Esta praia é muito famosa e é uma das queridinhas dos banhistas, devido as suas

ondas calmas e a bela vista para a Baía de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica. É um dos

locais mais famosos para a observação do pôr do sol em Salvador.

O Porto da Barra é um dos locais mais históricos da cidade de Salvador. Foi no

Porto da Barra que Thomé de Souza, fundou, oficialmente, a cidade de São Salvador da

Bahia de Todos os Santos, em 1549, tendo ali um monumento de fundação da cidade. O

seu nome se dá ao fato da praia ser um ancoradouro natural para navios, ou seja, um porto

natural. Os navios, quando chegavam em Salvador, atracavam próximo à praia. Além

disso, o Porto da Barra também conta com o Forte de Santa Maria, um dos fortes que

protegiam Salvador das invasões pelo mar.

Fonte:

Uma saudade chamada Porto da Barra. <https://www.salvadordabahia.com/roteiros/uma-saudade-chamada-porto-da-barra/>

Acesso em 09 set. 2021


Aluno(a): Turma completa - 1º ANO B

Praia de espelho, Trancoso - Ba

Trancoso nasceu em 1586, é originária de uma antiga aldeia jesuíta denominada São João Batista dos índios. Tranquilidade, charme e preservação fazem com que esta vila seja frequentada por brasileiros e estrangeiros de várias partes do mundo.


A praia de Trancoso é um vilarejo que encontra muitas pessoas e muitas delas abandonaram tudo pra viver lá e não dá pra falar de Trancoso sem citar o famoso quadrado onde se encontra o centro turístico histórico.

Trancoso pertence ao município de Porto Seguro - BA, há muitos hotéis super luxuosos , onde muitas pessoas se acomodam lá e até famosos. Lá há muita diversão de diversos gostos , pode passear a cavalo, de escuna , de bicicleta e até mesmo de avião. Trancoso dispõe de muitas praias , praias de caraíva ,praia de taípe, santuário ecológico e muitas outras. Por fim trancoso nos disponibiliza muita paz e alegria e vários outros sentimentos.

Fonte:https://www.pousadadomineiro.com/trancoso


Aluna: Micaele Santos Freitas

PRAINHA, ITACARÉ-BAHIA


A cidade de Itacaré está localizada no litoral sul da Bahia, em uma faixa do litoral conhecida como a Costa do Cacau. Com 190 km de extensão a costa é composta pelos municípios de Itacaré, Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Una e Uruçuca. Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. Nessa região a colonização portuguesa teve início por volta de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias. Os portugueses trouxeram consigo os Jesuítas que tinham como um de seus objetivos a demarcação de terras. Por volta do ano de 1720, o jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela sob invocação de São Miguel, batizando a população com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas. Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende - Dona Maria Athaíde e Castro. A Condessa era a donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré a categoria de município.

Prainha é considerada uma das praias mais lindas do Brasil. A enseada da Prainha tem uma forma absolutamente simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, e um belíssimo coqueiral junto à areia.

Frequentada por SURFISTAS, a praia oferece uma estrutura mínima, apenas uma barraca que vende água de coco, frutas, queijo assado e bebidas. Tem ducha e banheiros.

FONTE: https://www.itacare.com.br/itacare/praias/prainha/#:~:text=ITACARE.COM%20%2D%20As%20praias%20%2D,b el%C3%ADssimo%20coqueiral%20junto%20%C3%A0%20 areia.


ALUNO(A): SAMILY FERREIRA SANTIAGO - 1º ANO B


PROFESSORES TUTORES: ALESSANDRA CARDOSO/ CLÁUDIA PAGEL E ALUÍSIO CERQUEIRA.