Servidores e
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Servidores são utilizados como computadores centrais, onde toda a informação de arquivos, é armazenada dentro de seus discos rígidos. Além de arquivos, servidores servem para fazer o controle de usuários e sua segurança. Por fim, outra função dos servidores, é de hospedar aplicações de programas ERP's, Banco de dados e certificados.
Servidores Possuem uma característica distinta de emulação de maquinas virtuais, sendo uma para cada aplicação, assim, sendo acessadas por Maquinas virtuais para uso de uma interface que permite gerenciamento e configuração. No caso de link entre maquinas dentro de uma rede interna de internet, é utilizado o mapeamento IP.
O Sistema Operacional mais conhecido e utilizado é o Windows em suas versões Windows Server e Azure (versão web).
Virtual Machines (maquinas vituais) são utilizadas para acesso ao sistema operacional de um servidor, o método consiste em conectar ao servidor sem necessidade da presença física. Tudo o que precisa para se conectar é estar na mesma rede a qual o servidor esta conectado. existem programas que fazem este processo.
Active Directory ou "AD" é o sistema de permissões e agrupamento de usuários, que permite criar layers de segurança a informações direcionadas a grupos distintos de usuários. Em uma empresa é possível restringir acessos a redes internas, arquivos, serviços e programas, além de ser possível padronizar usuários e manter o controle e históricos de acessos. Este sistema é pago, e imprescindível para a segurança da empresa.
Controle de acessos em um grupo de usuários, determinando o perfil de usuário, senha e acessos ao servidor e serviços do Windows.
Serviços são módulos de aplicações que permitem o funcionamento de um sistema, aplicativo, software e recursos.
A sua manutenção é importante quando o servidor apresenta alguma parada inesperada, ou erro em alguma aplicação.
API's também estão presentes neste gerenciador. (APIs são funções e serviços que interligam interfaces de dados entre um software a um aplicativo web por exemplo).
O firewall é um sistema de segurança do sistema operacional, que permite distribuir acessos, controlar, restringir e assegura que nenhum software ou invasor acesse dados não liberados.
O sistema do Windows permite uma série de regras que podem ser de saída, (para extração de dados, servidores de e-mail, utilização de impressora, etc.) quanto para entrada, ( recebimento de informações de aplicativos, serviços web, acesso a sites e conteúdos externos, assim como e-mails).
O firewall físico é uma camada protetora a mais, que com maior potencia e dedicado a função, é programado para controlar todas as entradas e saídas de dados da rede, permite conexões seguras, acessos a VPN e Black Lists de sites e serviços web maliciosos, funciona em simbiose com um bom antivírus.
Utilização de liberação de acessos e mapeamento de iP's para controle de acessos de usuários, para testes de conexões e reconhecimento de endereços IP's para comunicação entre aplicações, impressoras, Desktops, Celulares e todos os hardwares que possuem conexão com internet.
Teste de conexão com servidor de Internet, bloqueio de Mac Andress, e IP Fixo, caso haja problema com o serviço de DHCP na distribuição automática de IP's.