Banco de dados
e Linguagem SQL
e Linguagem SQL
Toda empresa que possui um ERP ( programa de produção e gestão de dados) possui um banco de dados. Este é fundamental para armazenamento de informações do programa ERP contratado. A manutenção do banco de dados é feita pela empresa responsável pelo ERP, porém para acessos imediatos, cadastro de usuários, e segurança dos dados, é feito por meio de um usuário avançado, exemplo um Ti/ Analista de dados.
SQL é uma linguagem de programação ao qual sou fluente, e com este conhecimento, é possível fazer selects de informações, manipular informações sem depender do ERP (Exemplo: Atualizar cadastros de clientes e atualizar dia de visita de vendedores nos clientes). Sql é a linguagem de Banco de dados mais utilizada, e para trabalhar com Power Bi é imprescindível.
Select's, updates, inserts, views, criação e alteração de tabelas de bancos, assim como a criação de bancos de dados paralelos para nao sobrecarregar o banco de produção (banco ao qual o ERP utiliza) . Todos estes processos são necessários para um administrador de banco de dados e servidores.
Para a utilização segura dos dados, geralmente é criado um banco cuja denominação é Data WhereHouse, onde nele é armazenado dados tratados, com a granularidades de dados adequada para a consulta dos dados por meio de aplicações de BI como o Power Bi, e consultas automáticas em planilhas de Excel.
A confecção de um DW (Data WhereHouse) é fundamental hoje em dia, pois os dados armazenados no banco de produção do ERP estão organizados para leitura do próprio ERP e software de BI da empresa de ERP.
O acesso a estas informações é muito restrito, e existem varias formas de controlar o acesso. Podemos restringir os dados por validação de AD (identidade de acesso ao servidor de usuários do Windows (Azure), utilização de senha e Login ao servidor, restringindo acessos e operações de somente leitura, e utilização de DataFlows, que são Views (seleção de dados predefinidos) em um ambiente controlado pelo administrador dos dados.