INGLÊS

Eu nem preciso falar da importância de saber inglês nos dias atuais. É a língua principal para comércio, estudo, trabalho, turismo... É nela que estão escritas as maiores partes de repositórios sobre vários assuntos, é ela o diferencial para uma vaga de emprego, que te coloca em um outro patamar! Por isso, aprender inglês não é mais uma opção é imprescindível! 

No mundo da computação não é diferente! A maioria das linguagens, quase todas, na verdade, são feitas em inglês; os materiais disponíveis estão em inglês, as maiores vagas de emprego são no exterior... Ou seja, um programador que não sabe inglês (e, principalmente, não procura saber), está fadado a ganhar abaixo da média. 

Mas não precisa se preocupar! Você ainda tem tempo! 

Primeiramente, gostaria de lembrar que nosso curso não tem esse pré-requisito, ok? Você pode participar sem saber falar nem um "the book is on the table". Porém, para conseguir uma posição bem remunerada no mercado de trabalho, precisamos aperfeiçoar essa habilidade.

Com isso, fica aqui algumas dicas da profª Pâmela sobre como aprender inglês de graça! Ela fez o doutorado na Austrália, na Universidade de Melbourne, sem gastar nem um centavo em escolinha de idiomas antes de prestar o TOEFL. Sim, é possível aprender sozinho(a) em casa, afinal você aprendeu português como mesmo? Pamela acredita que a melhor forma de aprender inglês, e qualquer coisa, é através da aprendizagem ativa. Você precisa correr atrás, você precisa buscar conhecimento e você precisa praticar!

Neste vídeo, profª Pâmela apresenta algumas dicas de como ela aprendeu inglês:

Resumo das dicas:




Para vocabulário:

https://ankiweb.net/shared/decks/english 

https://dictionary.cambridge.org/


E quando seu listening for decente, tem que começar a praticar speaking com nativos. Sites pra encontrar nativos que estão interessados nessa troca: https://www.conversationexchange.com/ e https://www.mylanguageexchange.com/.

O canal no discord também é uma boa: https://discord.gg/english

Mais uma vez, para que serve tudo isso? Para ganhar um salário digno! Não importa o quanto você saiba de tecnologia, a maioria das empresas que pagam decentemente não contratam quem não fala inglês. Sem exagero, ter um inglês avançado, que te permita falar tranquilamente com um nativo até pelo telefone, no mínimo, dobra o seu salário.

Se você está ainda bem no início, existem outras dicas que podem te ajudar, como garantir um pouco de vocabulário no Duolingo e assistir vídeos de professores nativos ensinando inglês.