International School Cartoon Festival
Portugal
Portugal
"O humor abraça todas culturas na sua linguagem gráfica e universal."
O International School Cartoon Festival é um evento escolar, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo (Grupo de Artes Visuais em parceria com a Biblioteca Escolar), que celebra a arte do cartoon como forma de expressão, reflexão e diálogo entre culturas. A sua organização conta com o patrocínio do Município de Tondela e a colaboração da ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela).
Iniciado em 2018, o festival tem vindo a afirmar-se como um espaço educativo e de criação artística de referência, unindo alunos e artistas de diferentes partes do mundo e de diferentes gerações, em torno de temas universais e humanistas. Nas últimas edições, o ISCF contou com a participação de cerca de 80 países espalhados pelos vários continentes e com uma média de 3.700 trabalhos apresentados nas várias categorias – Artista Profissional; Aluno AETCF (Pré- escolar, 1.ºCEB, 2.ºCEB, 3.ºCEB, E. Secundário e Família); Aluno Nacional (3.ºCEB); Aluno Internacional (dos 12 aos 15 anos); Aluno Ensino Superior (nacional); Universidade Sénior (local) e Instituições de Solidariedade Social (local).
Os temas propostos, em cada uma das edições, inspiram-se nos princípios consagrados na Carta Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, incentivando todos os participantes a refletirem sobre valores fundamentais como a liberdade, a igualdade, a justiça e a paz.
Este festival promove não só um concurso nacional e internacional com várias categorias, mas também a partilha de ideias e experiências entre alunos e artistas profissionais, fomentando o diálogo intercultural e o pensamento crítico através do humor gráfico. Mais do que um simples concurso, o International School Cartoon Festival constitui um espaço de aprendizagem e de cidadania, onde o cartoon é reconhecido como uma poderosa ferramenta de comunicação capaz de revelar, com sensibilidade e ironia, as fragilidades do mundo em que vivemos. Assim, apenas com um lápis e um papel, a criação do cartoon visa despertar a consciência e contribuir para a construção de um mundo mais justo, igualitário e fraterno.