Webquest

O que é Webquest?


WebQuest significa, literalmente, uma demanda na web, e é definida por seu autor, Bernie Dodge (1995), da seguinte maneira: "uma WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na internet, opcionalmente suplementados por videoconferência". (apud WebQuest Escola do Futuro – USP. Disponível em: www.webquest.futuro.usp.br).


Bernie Dodge é professor de Tecnologia Educacional e já vem utilizando a internet há mais de 20 anos como recurso educacional. Uma WebQuest pode ser o pontapé inicial para educadores utilizarem recursos da internet, pois é um recurso simples, de fácil execução e que estimula e diferencia as aulas. Além disso, pode ajudar o professor a planejar e se estruturar melhor, propiciando, também, a sua criatividade, pois os educadores podem criar suas WebQuest de acordo com suas realidades e necessidades.


Outro grande diferencial no uso das WebQuest é a facilidade que esta oferece para os trabalhos de pesquisa. Nesse tipo de ferramenta, as páginas já são previamente selecionadas, apresentando uma lista dos sites que são importantes para desenvolver um determinado tema. “Isso facilita o trabalho dos estudantes que, muitas vezes, perdem-se no ciberespaço, pois existe uma infinidade de sites e muitos são desnecessários, dispersando os alunos dos objetivos a serem alcançados”, afirma Daphne Holzer Velihovetchi, professora do Curso a Distância CPT Uso da Informática na Educação - Fundamental e Médio, em Livro+DVD e Curso Online.


As WebQuest podem ser curtas, na qual seu objetivo é a aquisição completa de um determinado conhecimento ou longas cuja ideia central é ampliar e refinar um dado conhecimento, pois as análises dos conteúdos serão aprofundadas, criando outros novos materiais, de preferência na própria internet. Sua duração pode ir de uma semana a um mês.


Nossa Webquest é estruturada da seguinte forma:

  1. Introdução: o texto deve despertar a curiosidade e estimular os alunos a prosseguirem, para isso, deve ser um texto direcionado ao público-alvo e evitar didatismo.
  2. Tarefa: parte principal de uma WebQuest, pois é ela quem norteia e estimula os alunos, devendo ser motivadora e desafiadora, com possibilidade de ser efetivamente realizada, que seja plausível e que tenha relações com a vida dos estudantes. Deve-se descrever o produto final esperado e as ferramentas que devem ser utilizadas para isso. Exemplos: elaborar um resumo, resolver um problema, defender uma opinião, fazer uma reportagem, ou qualquer outra coisa que exija dos alunos a transformação das informações transmitidas.
  3. Processo: demonstra passo a passo o que os alunos devem fazer para realizar a Tarefa proposta. Ele deve ser bem detalhado. Deve especificar também as expectativas, estabelecendo as fontes (Recursos) a serem usados. Se na WebQuest exigir a definição de papéis delimite suas respectivas funções nesta seção.
  4. Recursos: são os sites que o professor escolheu para os alunos consultarem e realizarem as Tarefas. Eles deverão ser apresentados, à medida que os alunos necessitarem.
  5. Conclusão: coloca-se um resumo do que foi abordado pela WebQuest e os objetivos que foram, ou que deveriam ser alcançados. Nela pode-se também estimular e incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema, colocando-se links e frases interessantes.