O ano de 1987 é considerado como o marco histórico do início da internacionalização do Cefet/RJ, a partir de uma parceria entre professores da Universidade do Estado do Rio (UERJ), professores do curso de Engenharia Elétrica do CEFET/RJ e professores do Fermi National Accelerator Laboratory (FERMILAB), em Illinois, nos Estados Unidos, o que permitiu, mais tarde, a participação de seus professores em projetos no maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), no Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN).
Em 1988, deu-se início a uma cooperação internacional, que se mantém até os dias de hoje no Cefet/RJ, que envolveu, no Brasil, o Cefet/RJ, o Cefet/MG e o Cefet/PR (atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e, na Alemanha, as Universidades de Ciências Aplicadas de Munique, Berlim e Colônia (FHS – Fachhochschules).
De acordo com o histórico de internacionalização apresentado no Plano Institucional de Internacionalização (2018), no ano de 1991 aconteciam as seguintes ações de cooperação internacional: FERMILAB, CERN e as FHS da Alemanha. Essas parecerias, mais a estruturação de um departamento para atender à pesquisa e pós-graduação em 1992 e os cadastros de grupos de pesquisa a partir de 1994, foram importantes atividades que contribuíram para expansão do processo de internacionalização do Cefet/RJ.
Em 1995, o Conselho Diretor, por meio da Resolução nº 40/95, de 05 de maio, criou a Coordenação de Cooperação Internacional (CCInt), que em 2005 passou a se chamar Divisão de Cooperação Científico-Tecnológica, e, finalmente, em 2015, passou a se chamar Assessoria de Convênios e Relações Internacionais (ASCRI).
Portal de Relações Internacionais do Cefet/RJ: http://www.cefet-rj.br/index.php/relacoes-internacionais-extensao
REARI - Rede das Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro
A Rede das Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (REARI) foi fundada em 2013, com a participação do Cefet/RJ, tendo como objetivo o aumento de programas conjuntos com instituições de prestígio internacional. A REARI é composta por 14 instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro: UFRJ, PUCRIO, UERJ, UFF, Cefet/RJ, Colégio Pedro II, IFRJ, UEZO, UENF, UFFRJ, UNIRIO, Fiocruz, IFFluminense e IME.
A REARI é uma rede de assessorias internacionais sem fins lucrativos que visa sensibilizar a conscientizar a importância da cooperação acadêmica internacional, atuando juntamente com os poderes públicos e a sociedade civil.
Conheça mais da REARI em: http://reari.uff.br/