Foi elaborado um projeto de educação junto com equipe técnica do Instituto que são formados por pedagogas visando um atendimento às crianças que fazem parte da comunidade de Ananindeua.
O projeto envolve uma série de atividades que visa transformar a vida desses moradores como além de formar as crianças do maternal ao 5° ano.
A área de atuação Roraima Amapá no bairro do Curuçamba em Ananindeua.
O projeto de educação tem a ânsia de contribuir com a comunidade nos arredores do Roraima Amapá proporcionando conhecimentos para as crianças em vulnerabilidades sociais. Contribuir com a educação básica, tornar a educação básica acessível, ser facilitador do saber
O projeto Ciclismo de Leitura tem como ponto de partida a valorização da leitura onde em nosso país não temos o hábito de ler. Segundo a agência Brasil "o brasileiro lê média, cinco livros por ano”. A falta de leitura pode ocasionar vários problemas para a convivência social e profissional: como não saber se comunicar adequadamente.
O habito de ler e escrever deve ser prioridade na vida do ser humno na medida em que contribui para o seu desenvolvimento pessoal. Assim, o projeto tem como finalidade contribuir para o despertamento e gosto pela leitura das crianças.
A vários benefícios com a leitura: contribui com a conscientização, aprimora o vocabulário e torna o cidadão com mais domínio na sua vida pessoal e profissional, transforma o leitor em um cidadão mais capaz, mais polido.
Esse despertamento deve ser criativo, principalmente em se tratando de crianças. É bom começar a leitura com livros que tenham bastante ilustrações, que irá causar bastante curiosidade nos pequenos leitores. E aos poucos gradualmente eles vão aumentando o nível de leitura.
Em se tratando de um projeto de leitura, a proposta do projeto é levar um vasto conhecimento da cultura amazônica, como lendas, cultura indígena, conscientização ambiental de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da OMS.
O projeto ira funcionar três meses em dois eventos por mês.
Espaço de leitura, aprendizado e brincadeiras para as crianças do bairro.
Objetiva entregar as mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social enxovais para os seus bebês.
25 mulheres da comunidade e do interior do estado do Pará receberam enxovais para os seus bebês;
Realização de bazares para arrecadar fundos para a instituição;
Encaminhamentos de pessoas da comunidade para atendimento nas áreas da saúde;
Realização do dia do lazer em comemoração ao dia das crianças;
Trouxemos para a comunidade a campanha de trocas de antenas da TV digital;
Em 2020 entregamos em parceria com a Fundação Pestalozzi e a Fundação Banco do Brasil 560 cestas básicas para famílias em situações de vulnerabilidades sociais no bairro do Paar e em várias comunidades da região da Alça Viária, Tracuateua, Vigia;
Ações sociais referente ao Outubro Rosa e Dia das Mães com ações como medição de pressão, corte de cabelo, orientação jurídica, etc;
Inauguração da Livroteca Sílvio Ferreira;
Em 2021 fizemos doação de fraldas descartáveis e roupas para a casa de acolhimento Fênix;
Em 2021 com parceria com o coletivo Elza entregamos 10 cartões de crédito para mulheres solos com filhos.