Transportes

O Departamento de Transportes é o órgão governamental responsável pela supervisão do transporte na Inglaterra. Existem muitas rodovias na Inglaterra e muitas outras estradas principais, como a A1 Great North Road, que atravessa o leste da Inglaterra de Londres a Newcastle (grande parte dessa seção é de autoestrada) e segue até a fronteira escocesa. A autoestrada mais longa da Inglaterra é a M6, do Rugby ao noroeste até a fronteira anglo-escocesa, a uma distância de 373 km. Outras rotas principais incluem: o M1 de Londres para Leeds, o M25 que circunda Londres, o M60 que circunda Manchester, o M4 de Londres para o sul de Gales, o M62 de Liverpool via Manchester para East Yorkshire e o M5 de Birmingham para Bristol e o sudoeste. O transporte de ônibus em todo o país é amplo; As principais empresas incluem National Express, Arriva e Go-Ahead Group. Os ônibus vermelhos de dois andares em Londres se tornaram um símbolo da Inglaterra.

A Rota Nacional do Ciclo oferece rotas de ciclismo nacionalmente. Existe uma rede de trânsito rápido em duas cidades inglesas: o metrô de Londres; e o Tyne and Wear Metro em Newcastle, Gateshead e Sunderland. Existem várias redes de bonde, como o bonde de Blackpool, Manchester Metrolink, Sheffield Supertram e Midland Metro, e o sistema Tramlink centralizado em Croydon, no sul de Londres.

O transporte ferroviário na Inglaterra é o mais antigo do mundo: as ferrovias de passageiros se originaram na Inglaterra em 1825. Grande parte da rede ferroviária de 16 000 km da Grã-Bretanha fica na Inglaterra, cobrindo o país de maneira bastante extensa, embora uma alta proporção de ferrovias as linhas foram fechadas na segunda metade do século XX. Existem planos para reabrir linhas como a Varsity Line entre Oxford e Cambridge. Essas linhas são principalmente de bitola padrão (faixa simples, dupla ou quádrupla), embora também existam algumas linhas de bitola estreita. Há acesso de transporte ferroviário à França e à Bélgica por meio de uma ligação ferroviária submarina, o Túnel da Mancha, que foi concluída em 1994.

A Inglaterra possui extensos links de aviação doméstica e internacional. O maior aeroporto é Heathrow, que é o aeroporto mais movimentado do mundo, medido pelo número de passageiros internacionais. Outros grandes aeroportos incluem o aeroporto de Manchester, o aeroporto de Stansted, o aeroporto de Luton e o aeroporto de Birmingham.