Birmingham

Birmingham é uma cidade e bairro metropolitano no condado metropolitano de West Midlands, na Inglaterra. É a segunda maior cidade da Grã-Bretanha – comumente referida como a segunda cidade do Reino Unido – com uma população de 1,145 milhão em a cidade propriamente dita. Birmingham faz fronteira com o País Negro a oeste e, junto com a cidade de Wolverhampton e cidades como Dudley e Solihull, forma a conurbação de West Midlands. A área metropolitana mais ampla tem uma população de 4,3 milhões, tornando-a a maior fora de Londres.

Localizada na região de West Midlands, na Inglaterra, a aproximadamente 160 km de Londres, Birmingham é considerada o centro social, cultural, financeiro e comercial de Midlands. Fica a oeste do ponto central tradicional da Inglaterra em Meriden e é a grande cidade mais interior do país, e situada ao norte de Cotswolds e a leste das colinas de Shropshire. Distintamente, Birmingham tem apenas pequenos rios fluindo por ela, principalmente o rio Tame e seus afluentes, o rio Rea e o rio Cole - um dos principais rios mais próximos é o Severn, aproximadamente 20 milhas (32 km) a oeste do centro da cidade. A cidade, entretanto, possui vários canais, chamados coletivamente de Birmingham Canal Navigations.

Historicamente uma cidade mercantil em Warwickshire no período medieval, Birmingham cresceu durante o século 18 durante o Iluminismo de Midlands e durante a Revolução Industrial, que viu avanços na ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, produzindo uma série de inovações que lançaram muitas das bases do sociedade industrial moderna. Em 1791, era aclamada como "a primeira cidade industrial do mundo". O perfil económico distinto de Birmingham, com milhares de pequenas oficinas que praticam uma ampla variedade de profissões especializadas e altamente qualificadas, incentivou níveis excepcionais de criatividade e inovação; isto proporcionou uma base económica para a prosperidade que duraria até ao último quartel do século XX. A máquina a vapor Watt foi inventada em Birmingham.