Professor @ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil
Allan possui Mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas - Brasil 🇧🇷, e Doutorado em Ciência da Computação também pela Universidade Estadual de Campinas com cotutela pela Universidade de Berna - Suíça. Durante sua jornada de pesquisa publicou 15 artigos em periódicos e mais de 40 artigos 📝 em conferências. Além disso também recebeu diversos prêmios 🏆 por seu trabalho, incluindo o Prêmio Capes de Teses e prêmios de primeiro lugar em Concursos de Teses e Dissetações da Sociedade Brasileira de Computação por sua dissertação de mestrado e também por sua tese de doutorado. Seus principais tópicos de pesquisa incluem:
Sistemas distribuídos
Aprendizado de máquina
Redes de Computadores
Professor @ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil
Edson é Professor Associado II no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e trabalha lá desde 2010. Antes de ingressar na Unicamp, ele foi pesquisador nos Laboratórios da Intel na Califórnia, onde desenvolveu técnicas de compilação dinâmica para melhorar os microprocessadores de próxima geração co-projetados de HW/SW. Ele também utilizou os algoritmos de compressão de microcódigo que havia desenvolvido em sua tese de doutorado para aprimorar o processo de fabricação dos microprocessadores Intel, recebendo quatro prêmios de reconhecimento divisional. Dentro da Unicamp, lidera o laboratório Discovery, financiado por agências governamentais como Fapesp, CNPq e Capes, bem como por empresas de tecnologia internacionais como Intel, AMD, Samsung, Motorola e Cadence/Tensilica, e grandes corporações brasileiras como a Petrobras. Adicionalmente, ele coordena a linha de pesquisa em representação do conhecimento do H.IAAC, onde investiga técnicas de aprendizado de máquina para desenvolver representações eficientes para arquiteturas cognitivas para dispositivos móveis. Edson é autor de oito patentes, um livro técnico sobre programação em assembly, e mais de 100 artigos em conferências e revistas internacionais. Além de suas contribuições de pesquisa, ele orientou mais de 22 alunos de doutorado e mestrado, muitos dos quais foram reconhecidos por suas notáveis teses, dissertações e artigos.
Professora @ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil
Esther é pesquisadora na área de IA, Aprendizado de Máquina e Robótica Inteligente desde 2006. Participou como professora de cursos de pós-graduação latu sensu em 8 oferecimentos de disciplinas de aprendizado de máquina supervisionado e não-supervisionado para diversas empresas nos últimos 3 anos. Tem ampla experiência na aplicação de modelos de Aprendizado de Máquina e IA em sistemas complexos e de tempo real. Coordenou e integrou diversos projetos associados ao emprego de modelos aprendizes em sistemas autônomos. Tem particular interesse por modelos baseados em aprendizado por reforço, sistemas atencionais e modelos cognitivos. Coordena e participa de projetos multi-institucionais que envolvem diversas universidades do Brasil e exterior, incluindo ITA, Unesp, e USP.
Professor @ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil
Leandro Villas é Professor Associado II no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Ele é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1D, coordenador do (H.IAAC) Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas da Unicamp e vice-coordenador do (Viva-Bem) Hub de Inteligência Artificial em Saúde e Bem-estar. Durante os 11 anos no Instituto de Computação da UNICAMP, coordenou e/ou coordena projetos de pesquisa totalizando mais de cinquenta milhões de reais em recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa e do setor privado. Como resultado dos projetos de pesquisa e orientações, é co-autor de mais de 80 artigos em periódicos, quatro capítulos de livro e mais de 180 artigos completos em conferências. Leandro foi coordenador de Graduação do Curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas, atuou como diretor associado no período de 2019 a 2023 e tem atuado desde 2023 como Diretor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Nesses 11 anos como professor do Instituto Computação, ele foi agraciado com mais de vinte prêmios e reconhecimentos. Recentemente, foi apontado entre os Top 2% Cientistas mais influentes do mundo segundo pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA). Ele recebeu o prêmio de Excelência Acadêmica do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas em 2015 e 2019. Ele também recebeu o prêmio Latin America Young Professional Award 2016, esse prêmio é concedido pela IEEE Communications Society para o pesquisador da América Latina que tem demonstrado excelência na área de comunicação.