sobre

Por meio da arte, o Imanência propõe combater o racismo no ambiente escolar e promover o reconhecimento da negritude para a cultura brasileira

Utilizar processos co-criativos como forma de levantar reflexões para enfrentar o racismo e valorizar o fenótipo negro na formação da sociedade e da cultura do Brasil, esse é um dos principais desdobramentos do projeto Imanência - iniciativa que resultou da parceria entre o Macunaímãs e o Raiz Forte.

O racismo é uma das maiores causas da exclusão social no ambiente escolar. Em resposta a essa realidade e como forma de fomentar aplicação da Lei nº 10.639/2013, o Imanência​ visa qualificar e sensibilizar educadores a partir da problematização de como o cabelo crespo faz parte da expressão cultural negra.

Em sua primeira etapa, o Imanência convidará educadores para pensarem a mediação dos efeitos psicossociais do racismo a partir de suas próprias realidades cotidianas. Os resultados dessa vivência poderão ser conferidos em uma exposição interativa aberta ao público em geral e que constituirá a etapa final do projeto.

A parceria entre o Macunaímãs e o Raiz Forte se deu em 2016, no Museu Capixaba do Negro, ocasião em que essas duas iniciativas promoveram a capacitação de 26 arte-educadores da Grande Vitória. Dessa experiência e inspirada na pluralidade étnico-racial brasileira, foi desenvolvida a coleção de imãs para geladeira: “Macunaímãs Raiz” que é composta por quatro kits de personagens com adereços e formas que possibilitam inventar cabelos e penteados, além de ser uma alternativa para a falta de produtos dessa natureza no universo dos brinquedos.

ETAPAS:

INSCRIÇÕES | encerradas!

IMERSÃO | dias 16,18 e 23/03, no Raiz Forte Espaço de Criação

EXPOSIÇÃO | de 19 de abril a 19 de maio

Criado em 2012, o Projeto Raiz Forte teve como foco a valorização do universo negro feminino por meio dos cabelos e buscou expor como as mulheres negras sofrem, ainda nos dias de hoje, para “adequarem” a padrões estéticos eurocêntricos. Fez isso por meio de fotografias, vídeos e textos que podem ser acessados no site. Atualmente, essa iniciativa conta um Espaço de Criação onde agrega propostas e iniciativas artístico-culturais diversas que dialoguem com as discussões sobre africanismo, negritude e feminismo, funcionando como um pequeno centro cultural destinado a exposições, intercâmbio de artistas, venda de produtos educativos, ensaios e escritório.

[ Saiba mais sobre o RAIZ FORTE ]

Criado em 2011, o Macunaímãs é um produto que expressa a diversidade cultural e étnica brasileira por meio de coleções de personagens e de experiências educativas. Produto da marca Que Mal Há, busca transformar em diversão valores e expressões das diferentes formas de beleza que encontramos nas ruas desse meu Brasil! As coleções resultam em kits de ímãs interativos vendidos em lojas parceiras e online. Já desenvolvemos coleções temáticas sobre a valorização da mulher, diversidade étnica e de gênero, cultura negra urbana, nudismo, entre outros, trazendo sempre aspectos leves e positivos sobre assuntos da realidade.

[Saiba mais sobre o MACUNAÍMÃS]

EQUIPE

Charlene Bicalho

Produção Executiva

Juliana Lisboa

Design e inovação

Tati Rosa

Mentoria e educação

Sonia Rodrigues

Mentoria e educação

Paulo Gois

Direção de comunicação

Carol Covre

Direção de vídeo

Rafael Dias

Produção

Patricia Galleto

Assessoria de comunicação

Juane Vaillant

Fotografia