Proponentes: Adenize Queiroz de Farias (DHP/UFPB).
Jeane Leal (UEPB)
José Tiago Ferreira Belo (UFCG)
Surdez, cegueira, autismo, surdez-cegueira, deficiências intelectual e motora, dentre outras, (se e/ou) - quando inseridas nas aulas de Linguagens do ensino básico da escola pública ou privada regular - têm gerado resultados nem sempre satisfatórios ou, porque não dizer, quase sempre pífios em termos de aprendizagem para tais sujeitos. Neste sentido, este GT acolhe trabalhos que possam contribuir de alguma forma (pesquisas em andamento ou concluídas), que versem sobre como a inclusão tem sido recepcionada neste nível de ensino: propostas pedagógicas exequíveis, análises da relação teoria-prática, fundamentos legais que regem a inclusão à luz de cada realidade, bem como outras análises que possam contribuir pra o tema.
Palavras-chave: Inclusão. Ensino básico regular. Linguagens.
Proponentes: Elissandra de Oliveira e Oliveira (UEPB)
Linduarte Pereira Rodrigues (UEPB)
Rodrigo Nunes da Silva (UEPB)
O objetivo deste GT é promover o debate acadêmico de pesquisas em andamento ou concluídas que se voltam para os processos de significação e de produção dos sentidos articulados em práticas discursivas multiculturais; isto é, o entendimento dos diversos contextos de utilização da linguagem e do texto (ficcional ou do cotidiano) como prática social nas culturas das cidades. À vista disso, pretende reunir trabalhos que foquem nos estudos das práticas multifacetadas de linguagem, que atentem para os fenômenos da multimodalidade e da intersemiose, que se efetivam a partir da ação dialógica (comunicativa) e do ato sociocultural e histórico de atualização do texto/discurso na práxis social. Neste sentido, aponta para o entrelugar das vozes e das escrituras nas culturas, considerando: a produção e a circulação de textos, seus efeitos de sentido e seus deslocamentos nas histórias; e o nomadismo e a corporificação das vozes performatizadas em gêneros textuais diversos. Serão bem-vindas também propostas de trabalhos que viabilizem discutir às reverberações da memória e do imaginário nas mídias e nas tecnologias digitais, nos multiletramentos, no processo de ensino-aprendizagem da linguagem, nos documentos oficiais, na formação docente e no Currículo.
Palavras-chave: Vozes e escrituras. Culturas. Linguagens. Ensino.
Proponentes: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega (PPGFP/ PPGLI/FALLA/ UEPB)
Daniely Oliveira da Silva (PPGFP/UEPB)
Renaly Ferreira Rocha (PPGFP/UEPB)
Este GT acolhe trabalhos cujo enfoque esteja relacionado à abordagem, em sala de aula, tanto das diferentes manifestações poéticas do oral, quanto das expressões típicas das culturas tradicionais de borda. Incluem-se neste rol a cantoria de repente, o cordel, a embolada, o aboio, o rap, as rezadeiras, dentre outras formas de expressão da cultura popular, além das culturas religiosas de matriz africana cujo ritual seja regido pela força reificadora da voz.
Palavras-chave: Vocalidade. Poéticas do oral. Linguagem. Sala de aula