Informamos que a plataforma em que seriam ministrados os minicursos, Google Meets, não permitirá reuniões com duração superior a uma hora a partir de 01/10/2020. Diante disso, estamos realocando todos os minicursos do bloco B para o Microsoft Teams. Além disso, alguns minicursos do Bloco A (Evolução e paleoecologia de Crocodylomorpha e Primatas não-humanos: nossos primeiros influencers? ) também serão ministrados no Microsoft Teams para melhor interação e dinâmica do minicurso.
Para ter acesso, você deve criar uma conta na Microsoft, caso não tenha, e baixar o Teams em seu computador (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/download-app). É recomendável que você baixe o aplicativo, pois o funcionamento é mais estável.
Pedimos que verifiquem se conseguem ter acesso ao Teams e informem o seu e-mail Microsoft para simbio2020.co@gmail.com. Essas informações são essenciais para conseguirmos incluí-los na sala. Qualquer problema não hesite em nos informar pelo mesmo e-mail mencionado anteriormente.
Agradecemos a sua compreensão.
Josiane Silva Araújo , Stéphani Karoline de Vasconcelos Bonifácio e João Victor da Costa Santos
Como uma ferramente de importante contribuição para a resolução de problemas taxonômicos e reconhecimento das relações filogenéticas em plantas a Anatomia Vegetal se tornou indispensável em estudos taxonômicos e evolutivos.
Ementa:
Bárbara Faleiro e Tiago Leite Pezzuti
As chaves taxonômicas interativas são um recurso recente, que vem sendo utilizado cada dia mais. Isso se deve, em grande parte, à sua característica dinâmica e acessibilidade tanto ao público leigo quanto alunos de biologia e profissionais especialistas.
Ementa:
Felipe Vasconcellos
O minicurso apresentará a história evolutiva e geológica dos Crocodylomorpha com foco especial em Crocodyliformes (crocodilianos fósseis e viventes sensu lato) visando providenciar conhecimento básico acerca do grupo para futuro aprofundamento. Elementos anatômicos, morfológicos, (paleo)ecológicos e evolutivos serão abordados por uma perspectiva ecomorfofuncional.
Ementa:
Edvaldo Ferreira
A comunicação acústica e os sons produzidos por animais costumam ser o foco da bioacústica, ciência que auxilia nos estudos de evolução, ecologia e conservação.
Ementa:
Mariana Bicalho e Pedro Cordeiro
A flexibilidade comportamental dos primatas talvez impossibilite resumir uma característica que defina suas espécies, mas também é a chave para seu sucesso evolutivo.
Ementa:
Angie Patiño
A comunicação do conhecimento científico é a principal apresentação do trabalho de um cientista . Como a comunicação da pesquisa se converte na descrição do cientista, é de vital importância o conhecimento de quais tipos de coisas podem ser comunicadas e como isso deve ser feito
Ementa:
Alexsandro Bezerra da Silva, Gerlayne Teixeira de Souza e Sinzinando Albuquerque de Lima
Apesar das restrições climáticas, a polinização de plantas na Caatinga envolve um grande número de especializações, envolvendo 13 sistemas diferentes e uma alta porcentagem de polinização por vertebrados .
Ementa:
Mayara Magalhães, Bárbara Teixeira Faleiro, Márcia de Oliveira Tomasi e Pedro Henrique Martins
Atribuir um nome a espécie é o primeiro passo para qualquer estudo envolvendo biodiversidade. Já os estudos filogenéticos são importantes para entendermos as relações evolutivas. Apesar de normalmente não serem consideradas importantes em trabalhos de conservação, aranhas apresentam um grande papel ecológico.
Ementa:
Anabele S. Gomes e Maxmiller Ferreira
A semeadura direta tem se mostrado muito efetiva por ser versátil em diferentes fisionomias vegetais, por envolver comunidades na coleta e produção de sementes nativas, por ter baixo custo e ser bem adaptável ao maquinário que o produtor rural já usa nos cultivos agrícolas e pastoris.
Ementa:
Alexandra Martins e Gustavo Portela
A taxonomia é a base para qualquer estudo da biodiversidade. Como qualquer outra área de estudo, a taxonomia sofreu grandes mudanças ao longo dos anos, mas ainda enfrente diversos desafios.
Ementa: