Profissional em sustentabilidade especializada na economia circular e manejo de recursos materiais. Empresária social apaixonada pelas soluções sistêmicas de triplo impacto. É exploradora da National Geographic, co-fundadora e diretora da Unplastify, diretora executiva e líder de eficiência em recursos na Sustentar.
É pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília, com doutorado em Ecologia pela mesma Universidade, na área de Ecologia de Paisagens e de Comunidades. Concluiu bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP (Campus Rio Claro, 2003). É membro fundador da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) e membro da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz). A atuação profissional recente é focada em consultorias e pesquisas para órgãos ambientais federais na área de Conservação de Espécies Ameaçadas, Definição de Novas Análises e Estratégias para Conservação na gestão ambiental.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atua desde 2009 com educação ambiental e na área de alimentação Vegana, sem glúten e sem soja, oferecendo cursos e palestras. É chefe de cozinha e proprietária do restaurante Buriti Zen (desde 2014) , que oferece alimentação orgânica, com foco no uso dos frutos do Cerrado a partir de pesquisas e parcerias com comunidades agroextrativistas.
Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Dezembro de 1974) e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (Janeiro de 1983). É membro do Joint Steering Committee do World Climate Research Programme (WCRP). Exerceu a presidência do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2005-2011). Presidiu o Conselho Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e preside o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais. É membro titular da ABC, TWAS e Membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS)
Possui graduação em Ciência Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ecologia pela Universidade de Brasília. Atuou como professor da Universidade Estadual de Montes Claros, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí e na Universidade de Brasília. Realizou Pós-doutorado (2013-2015/2017-2018) e atuou como pesquisadora colaboradora na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, Zoologia e Entomologia com ênfase em Comunidade de insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, interação tritrófica (planta-lagarta-parasitoide) em ambientes naturais e agrícolas, biologia, diversidade e biogeografia de Lepidoptera.
Doutorado na Universidade de Oxford (Reino Unido), desenvolvido na interface entre a Biologia Evolutiva, Economia Experimental e Etologia Cognitiva, tendo posteriormente concluído dois pós-doutorados em áreas relacionadas e se especializado na análise de dados nas áreas de ciências biológicas e biomédicas. Como pesquisadora, publicou diversos artigos em revistas internacionais (ex, PNAS; PLoS Biology; Nature correspondence; Vaccine; Animal Cognition; Behavioral Ecology; Brain, Behavior and Evolution, Epidemiology and Infection, Animal Behavior, Behavioral Processes, Clinical Infectious Diseases, dentre outras), em tópicos diversos (epidemiologia, saúde pública, cognição, ecologia, etologia, evolução e modelagem matemática aplicada a problemas biológicos). Cynthia também atuou como consultora científica para empresas nos Estados Unidos e Inglaterra, participou como palestrante convidada de universidades em diversos países e lecionou estatística, análise de dados, delineamento experimental para estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil (USP) e no exterior (Oxford). É Sócia- Diretora da Empresa Origem Scientifica (www.origemscientifica.com) e Consultora científica pro-bono para diversos projetos na área de Sustentabilidade e Bem-estar animal.
Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela USP (1992). Orienta alunos de mestrado e doutorado no PPGBot da UFRA/MPEG, bem como na Universidade Estadual de Feira de Santana, UNICAMP, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco e Open University. Tem experiência na área de Botânica, trabalhou no Royal Botanic Gardens, Kew (1992-2016) em projetos enfocando sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Rubiaceae, Cactaceae, Loganiaceae, Flora Neotropical e Digitalização e manejo de coleções. Teve uma licença sabática em Gardens by the Bay (http://www.gardensbythebay.org.sg/) (2011-2014), onde foi responsável por projetos de educação, interpretação e pesquisa sobre plantas tropicais. Participou ativamente do projeto Lista do Brasil (2009-2014) e foi coordenadora-adjunta da Flora do Brasil on-line (2014-2016). Atualmente trabalha para o Instituto Tecnológico Vale e sua pesquisa atual envolve florística e conservação da flora brasileira, mas especificamente projetos sobre biodiversidade e mineração, Capital Natural de florestas da região de Carajás, e também estudos sobre a família Cactaceae.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente bolsista de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ecologia na mesma universidade. Tem experiência em Ecologia Comportamental, Ornitologia e Bioacústica. Além disso, tem interesse pelos temas: aves, seleção sexual, ecologia de comunidades, educação e conservação.
Graduada com bacharel e licenciatura em Ciências Biológicas na UNEMAT, "campus" de Tangará da Serra. Mestra em Ciências Florestais e Ambientais pela Faculdade de Engenharia Florestal da UFMT, "campus" de Cuiabá e Doutora em Botânica pela Universidade de Brasília - UnB, da linha de pesquisa estudos e desenvolvimento de biotecnologias a partir do conhecimento básico da flora. Atualmente participa de atividades na EMBRAPA - CENARGEN com sistemas clonais e reprodução vegetativa "in vitro" de espécies de bambu da flora brasileira, envolvendo evidências genotípicas e influências fisiológicas nas respostas.
Pesquisadora Titular, Coordenadora do Programa de Coleções Científicas e Biológicas e Vice-Curadora da Coleção de Anfíbios e Répteis do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Professora Visitante no Exterior na Harvard University, Museum of Comparative Zoology (2019). Vencedora do prêmio Internacional Rising Talents da L´Oréal-UNESCO For Women in Science de 2017 e do prêmio L´Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência de 2016, área Ciências Biológicas (https://www.youtube.com/watch?v=MKAhdhGOqNg&t=9s). Membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências, Regional do Norte e membro afiliada da Global Young Academy (GYA). Foi Bolsista Jovem Talentos do Programa Ciências Sem Fronteiras (2012-2014) e Pesquisadora Colaboradora Plena da Universidade de Brasília. Doutora em Integrative Biology pela Brigham Young University (2012), mestre em Ecologia (2006) e graduada em Biologia (2003), ambos pela Universidade de Brasília. Foi gerente da Coleção Herpetológica da UnB (CHUNB; 2006-2007) e professora do curso de Biologia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub; 2006-2007). Orientadora credenciada em três programas de pós-graduação: Ecologia (Eco) e Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBev) do INPA e Zoologia da UFAM. Mãe de uma filha de 14 anos e atuante da causa de Mulheres na Ciência. Principais linhas de pesquisa: evolução, sistemática, biogeografia e conservação da herpetofauna Neotropical, com foco em biomas abertos e florestais da América do Sul; efeitos de mudanças climáticas sobre a biodiversidade.
Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, onde desenvolveu interesse por atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em pesquisa, seu maior interesse é investigar padrões espaciais e temporais de distribuição da biodiversidade e seus processos determinantes (Ecologia, Zoologia, Evolução, Biogeografia, Macroecologia e Conservação), tendo como principal grupo de estudo os anfíbios e os répteis (com ênfase em Quelônios). Atualmente, dedica suas atividades na proposição de políticas públicas para conservação de espécies ameaçadas de extinção, na condição de bolsista técnico-científico da Coordenação de Ações Integradas para Conservação de Espécies - COESP/CGCON/DIBIO/ICMBio. Os principais produtos em desenvolvimento são os Planos de Redução de Impactos sobre a Biodiversidade (PRIM) e os Planos Nacionais de Conservação de Espécies Ameaçadas (PAN).
É pesquisadora da Universidade de Campinas. Bacharela em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), mestra em Sociologia e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Tem experiência em pesquisa e orientação de teses e dissertações em Sociologia, nos temas: conflitos sociais, ação social, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, ambientalismo, especialmente na Amazônia e Mata Atlântica. Coordenadora da Rede Iberoamericana de pesquisa em Ambiente e Sociedade: Dimensões humanas nas mudanças climáticas e ambientais em áreas protegidas e vulneráveis, desde 2011. Atualmente coordena no Brasil o projeto financiado pela FAPESP Sustainability Transformations in Artisanal and Small-scale Gold Mining: A Multi-Actor and Trans-Regional Perspective, pesquisa colaborativa entre FAPESP e Belmont Forum. Coordenadora do Doutorado em Ambiente e Sociedade, IFCH NEPAM, Universidade de Campinas.
Graduado em Ciências Biológicas (2007), com Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Botânica pela Universidade de Brasília. Autor do projeto Frutos Atrativos do Cerrado, com 4 livros publicados sobre o tema. Meu interesse de pesquisa inclui interações planta-animal, em que busco entender a dinâmica ecológica e evolutiva associada à frugivoria e dispersão de sementes e ao ciclo de vida das plantas na região neotropical. Possuo experiência na construção de ferramentas interativas de identificação botânica, sites, fotografia de natureza, cursos técnicos, palestras e consultorias envolvendo levantamentos florísticos e recuperação de áreas degradadas nos biomas brasileiros, com especialidade no Cerrado. Atualmente desenvolvo consultorias em parceria com a Embrapa, na área de conservação de recursos naturais.
Professor Associado da UFRJ e curador da coleção de Aves do Museu Nacional. É especializado em filosofia das classificações zoológicas, anatomia e taxonomia de aves Neornithes. Como parte de sua experiência profissional: nos últimos anos publicou dezenas de artigos científicos em revistas especializadas como The Auk, Journal of Structural Biology, Zootaxa, Journal of Ornithology, Oryx e Zoological Journal of the Linnean Society; formou mais de 20 alunos em pós-graduação em Zoologia (Mestrado e Doutorado); é editor e parecerista de revistas científicas brasileiras e internacionais; é consultor de órgãos da administração pública e fomento à pesquisa como a CAPES, o CNPq, a FAPESP e o CGEN; foi coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional e Chefe do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional; participou da coordenação de congressos brasileiros e internacionais de Ornitologia. Em 2010, foi contemplado com o edital da FAPERJ Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e hoje se dedica a pesquisas em diversos projetos, em especial a um Catálogo Taxonômico das Espécies de Aves do Brasil e à Filosofia das Ciências, disciplina que ministra aos alunos da Pós-graduação (Zoologia). Recentemente finalizou um pós-doutorado em filosofia das ciências na Universidade Paris 1 (Sorbonne) onde se dedicou à filosofia das classificações animais.
Professora Adjunta IV no curso de Ciências Naturais da Universidade de Brasília, Campus Planaltina. Graduada em Ciências Biológicas (UFU - 1998), mestre em Botânica (UnB - 2003) e doutora em Ciências Florestais (UnB - 2010). Pós doutorado na Universidade de Brasília (2011). Sou orientadora credenciada e coordenadora adjunta no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua Polo UnB). Tenho experiência em: Ecologia de comunidade e populações vegetais; Restauração ecológica e Propagação vegetativa de espécies nativas. Ministro curso de Viveiro e produção de mudas de espécies nativas do Cerrado.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Geobotânica - Universitat Trier (1993). Atualmente é professora titular da Universidade de Brasília e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mudanças no uso da terra, biogeoquímica, mudanças ambientais globais. Co-coordenadora do capítulo "Agriculture, Forestry and Other Land Uses" do 5o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC (2011-2014). Co-coordenadora do Grupo de Trabalho "Mitigação" do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do relatório técnico sobre Mitigação de Mudanças Climáticas no Brasil (2011-2014). Representante da América Latina na International Nitrogen Initiative (2010-2013). Membro do Comitê Científico N2O Report - United Nations Environment Programme (UNEP) (2013) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2007-2012). Membro do Independent Science Panel do Programa Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS/CGIAR) (2015-2017). Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas (2011-2012), Diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2013) e Diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES (2016). Co-coordenadora do capítulo "Drivers of Changes" do Regional Assessment for the Americas do Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES). Membro do Comitê Científico Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - BPBES (2016/2018). Membro eleito da Academia Brasileira da Ciências. Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018.
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1989) e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de Hahnemann. É professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA). Em 2003, retornou ao Brasil com a ideia de usar a ciência como um agente de transformação social e econômica, tendo o estado do Rio Grande do Norte como início desse projeto, do qual nasceu a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP) e, em sequência, o Instituto Santos Dumont (ISD). É fundador e preside voluntariamente a AASDAP desde sua criação em 2004. É fundador e também preside voluntariamente o Conselho de Administração do ISD desde sua criação em 2013. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, eletrofisiologia, sistemas sensoriais, sistema somestésico e próteses neurológicas.
Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi por três anos paleontólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral e atualmente é professor da UnB-Planaltina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Saurópodos, titanossauros, Análise Cladística, Grupo Bauru e Biogeografia.
Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado Em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2005), sob orientação do Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz-Filho, e doutorado em Ecology and Evolutionary Biology pela Universidade de Connecticut (EUA, 2010), sob orientação do Prof. Dr. Robert K. Colwell. Atualmente é Professor Titular-Livre no Departamento de Ecologia (Instituto de Ciências Biológicas - ICB) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Biologia, Ecologia, Estatística e Computação, com ênfase em Macroecologia, Ecologia Geográfica e Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, padrões espaciais em riqueza de espécies, modelagem de distribuição de espécies, estatística espacial, métodos estatísticos computacionais e simulações computacionais.
Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (2016) e mestrado em Zoologia pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é doutorando em Zoologia pela Universidade de Brasília. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, biogeografia, espécies invasoras, distribuição potencial de Squamata, modelagem de nicho ecológico, e biologia da invasão.