Jornalista, ex-deputada federal do Brasil, mestra em Políticas Públicas pela UFRGS e escritora. Publicou “Revolução Laura: reflexões sobre maternidade e resistência”, “Por que lutamos?: um livro sobre amor e liberdade”, “E se fosse você?: sobrevivendo às redes de ódio e fake News”, “Rede de mentiras e de ódio: e se o alvo fosse você?”
Professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC, e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog Escreva Lola Escreva, um dos maiores blogs feministas do Brasil. A lei no. 13.642, sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, na Categoria Coragem, do Repórteres sem Fronteiras. Em 2022 recebeu o título de Cidadã Cearense.
Professora de Artes Visuais da Unespar. Doutora em Comunicação. Pesquisadora na área de cinema, narrativas interativas, arte e tecnologia. Artista multimídia. Co-fundadora do canal Meteoro Brasil.
Doutor em História Social. Professor da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Dedica-se aos estudos dos extremismos: política, religião e violência.
Professora pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná.
Psicóloga e coordenadora de Projetos no Instituto Sou da Paz. Desde 2003 atua com garantia de direitos de crianças e adolescentes, em projetos de medidas socioeducativas e prevenção de violência. Já atuou no executivo municipal, foi conselheira municipal e tem experiência na implementeção de iniciativas de articulação em rede.
Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas e mestre em Educação e Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Birmingham no Reino Unido. Desde 2021, atua no Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz Warren, desenvolvendo iniciativas voltadas a prevenção da violência através da educação.
Gestor de pesquisa e projetos do Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos. É bacharel em Direito, especialista em Educação e Gestão Pública com Ênfase em Direitos Humanos e Cidadania e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Membro titular do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Curitiba.
Salete Machado Sirino
Salete assumiu a Reitoria em 29 de dezembro de 2020. Sua trajetória em prol da educação vem de muito antes. Doutora em Letras, sua atuação em defesa da Educação Pública teve início em 2003, quando ingressou como docente na rede estadual de ensino. Já no Ensino Superior, Salete atua desde 2007, quando iniciou sua carreira como professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Em 2010 teve início sua trajetória na Faculdade de Artes do Paraná no Curso de Bacharelado em Cinema (atual campus de Curitiba II), no qual também atuou como Diretora de Campus e Diretora do Centro de Área de Artes, por duas gestões, e atua como Professora do Mestrado Profissional em Artes.
Sua formação acadêmica em Letras complementa sua atuação na área do Audiovisual. Foi a primeira mulher eleita como Presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC), gestões 2010/2012 e 2012/2014, atuando em defesa de políticas públicas para a produção e difusão do Audiovisual paranaense. Na área do Cinema, atuou em roteiro, direção e produção de filmes em película e em digital, tendo participado de 13 filmes, finalizados e lançados, com destaque para os longas metragens: A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, direção de Jackson Antunes, no qual foi codiretora e coautora da adaptação de texto teatral para cinema; Curitiba Zero Grau, dirigido por Eloi Pires Ferreira, do qual é diretora de Produção; e Travessias, do qual é a roteirista e diretora.
Andréa Sério
É Professora Adjunta do Curso de Dança (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, campus Curitiba II/FAP. Professora e Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes- PPGArtes e de Pós-Graduação em Rede Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, desenvolvendo estudos em Arte, Ensino e Inclusão no Grupo de Pesquisa em Dança e no Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas da Unespar. Coordenou a implantação do Centro de Educação em Direitos Humanos e o desenvolvimento e implantação da política de cotas da Unespar. Coordena o Projeto de Extensão: Limites em Movimento: corpo em questão, atuando na inclusão de pessoas com deficiência e na formação de professores em Educação Inclusiva no Brasil e exterior. Capacitou líderes comunitários para atuação em Arte e Inclusão em Porto Príncipe, (Haiti); realizou pesquisa em Arte, Ensino e Inclusão na Universidade de Nova York - (NYU) e em Organizações não governamentais em Atenas, (Grécia) em colaboração com pesquisadores do Mestrado em Antropologia da Dança (Choreomundus - International Master in Dance Knowledge, Practice and Heritage), da Universidade Clermont Auvergne/(França). É criadora e colaboradora voluntária da comunidade de artistas Nó movimento em rede, com foco em projetos de Arte, Educação e Inclusão Social. É Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar.
Lucas Alexandre de Lima
Lucas Alexandre de Lima é acadêmico de História na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão, membro da gestão fundadora do Centro Acadêmico de História do campus, atuou na construção da proposta de criação da Pró-reitoria de Politicas Estudantis e Direitos Humanos junto ao Movimento Estudantil da universidade é militante no Movimento Negro e coletivo LGBTQIA+ de Campo Mourão e conselheiro no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, representando os estudantes do Ensino Superior, também atua como representante discente Centro de Educação em Direitos Humanos local, é pesquisador nas áreas de História, Direitos Humanos e questões Étnico-Raciais, tem atuação em projetos de extensão voltados para formação com professores e estudantes da rede básica e no Ensino Superior para uma educação antirracista, participou do processo de construção e implementação das políticas afirmativas na universidade do início até às primeiras bancas onde atua como membro representante discente do CEDH.
Talita Fernandes Araujo
Atualmente é mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em História da UFSC, graduada em Licenciatura em História pela Unespar - Paranaguá, atuou como representante discente junto ao CEDH na implementação das politicas de cotas raciais na Unespar, trabalhou junto ao Nera do campus de Paranaguá, participou no período da graduação no movimento estudantil da mesma universidade, é historiadora, mineira, integrante do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), fazendo percurso e dialogo com Brasil Contemporâneo com ênfase em teoria da história, Gênero, Rap, Cosmospercepções Afrocentradas e Critica radical Negra.
Aline Yuri Kiminami
Graduada em Letras pela UEM, é especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL e mestra em Estudos Linguísticos pela UEM. Obteve seu doutorado em Estudos Literários com foco em Tradução pela UEM e período sanduíche na Universidade da Califórnia (UCSC-CA). É professora adjunta na Unespar, campus de Apucarana e coordenadora do programa AWARD.
Eidiana Cristina Bernardes da Silva
PcD, sequelada de poliomielite, (paralisia infantil), vice-presidente da ADEFIAP (Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana). Graduada em Pedagogia, com pós em Psicopedagogia Institucional, Gestão Escolar e atualmente cursando MBA em Gestão Pública e Inovação II. Conselheira do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nos biênios 2020/2022 e 2023/2024 fez parte como conselheira do COEDE, (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Ricardo Desidério
Surdo Unilateral. Pedagogo e Licenciado em Ciências e Matemática. Doutor em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Pós-doutor em Educação pela FACED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR CNPq. É prof. adjunto do Curso de Pedagogia. Coordenador Local do CEDH-Centro de Educação em Direitos Humanos e Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação da UNESPAR, Campus de Apucarana. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR, campus de Campo Mourão e também do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI).
A diversidade de vozes que se importam - Uma manifestação artística e de consciência LGBTQIAP+
Camila Mello
Saturno
Mônica e Ana
Duo Mares
Giulia, Ayla e Rafael
Lucas Alexandre de Lima
Graduando em História Licenciatura pela Unespar. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Diversidade e Cultura, Representante Discente do Centro de Educação em Direitos Humanos. Conselheiro no Conselho Municipal de Promoção a Igualdade Racial, membro do Movimento Negro e militante pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ de Campo Mourão.
Thiago Rodrigues da Silva
Historiador pela Unespar de Campo Mourão com interesse nas áreas de Direitos Humanos e Movimentos Sociais. Mestrando no Programa em História Pública da Unespar com pesquisa em Memória e História Oral.
Marcos Meinerz
Possui Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná, com pesquisas sobre imaginário, conspiração, nazismo, negacionismos e extrema-direita. Atuou nos Ensinos Fundamentais e Médios na rede particular e pública no estado do Paraná. Hoje, professor substituto de Historia da Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão.
Guilherme Antunes Leite
Pedagogo; Mestre e Doutorando em Educação; Professor e Coordenador de Estágios do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR campus de Campo Mourão e Vice Coordenador do Núcleo de Educação Especial Inclusiva ( NESPI).
Michele Golam dos Reis
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Residente Técnica em Gestão Pública na área de Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atua como pedagoga no Complexo Social de Campo Mourão e Monitora de Ressocialização Prisional na Cadeia Pública de Campo Mourão II.
Rozelia Neves
Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão
Eliane Rose Maio
Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, em Assis (Unesp/Assis). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, em Araraquara (Unesp/Araraquara). Pós-doutora em Educação Escolar pela mesma instituição (Unesp/Araraquara).
Nilza Maria Rodrigues
Professora da Rede Pública de Ensino. Liderança indígena da Aldeia Verá Tupã’i de Campo Mourão e Presidenta da Associação Indígena Arandu Aty.
Jean Pablo Guimarães Rossi
Psicólogo, Doutor em Educação pelo PPE-UEM, Docente da Unespar (Campo Mourão). Tem interesse em pesquisas acerca das articulações entre gênero, sexualidade e religião.
Isabelle Petrelli
Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão.
Alisson Bortolotti
Pessoa surda e estudante do 7º período do curso de Pedagogia da Unespar de Campo Mourão.
Simone Colman Martins
Doutora em Est. Linguísticos/UFPR. Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade/UEPG. Graduada em Letras/UEPG. Possui 21 anos de experiência na Ed. Básica. Atuou na UNESPAR como professora AEE. Realiza pesquisas sobre: "Educação Inclusiva", "Produção Textual de Acadêmicos Cegos e Baixa visão". Participa do Grupo de Pesquisa ACESSI/USCS.
Izabel Cristina Liviski
Fotógrafa e Professora, doutora em Sociologia pela UFPR. Foi a primeira mulher a trabalhar como fotojornalista no Jornal Gazeta do Povo em Curitiba onde atuou durante 12 anos. Atualmente pesquisa questões da imagem ligadas a temas sociais, como presídios, comunidades socialmente vulneráveis, direitos humanos e inclusão visual. É articulista permanente e Co-editora da Revista ContemporArtes, é Diretora de Redação do Boletim TAK! Agenda Cultural Polônia Brasil.
Laura Formighieri Teixeira
É docente e estudante da FAP UNESPAR respectivamente nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Dança. Sua pesquisa poética se iniciou no campo da pintura; gradualmente, suas investigações passaram a se relacionar com o corpo através de diferentes frentes: dança, educação somática, artes marciais, performance e jardinagem.
Jay de Oiá
Cantora, compositora, professora e produtora cultural.
André Ricardo Souza
André Ricardo Souza é regente e compositor, professor do curso de Licenciatura em Música do campus de Curitiba II da UNESPAR. Sua atuação tanto artística quanto acadêmica se dá na interface entre música e linguagem nas áreas de técnica e expressão vocal (canto e fala) e na investigação sobre os processos criativos no espetáculo dramático-musical.
Alonso Alarcón Múgica
Alonso Alarcón Múgica (México) é coreógrafo de dança, curador e pesquisador de pós-doutorado do PPGDan/UFRJ. Doutor em História da Arte UNAM, Mestre em Artes Cênicas UV. Realizou 65 coreografias e turnês pela África, América Latina, Ásia e Europa. Investiga práticas coreográficas de(s)geradas, cuir, danza LGBTQ+, feminismos e práticas descoloniais.
Jeanzera
Jeanzera nasceu em 2017 na cidade de Curitiba e logo foi adotado por Rubão, participando do Coletivo Kings of the Night, onde suou, dançou e balangou muito seu p4u de meia com seus irmãos. Atualmente, este drag king pra chamar de seu, oferece performances em festas e cabarés por aí.
Cleber Braga
Diretor de teatro e poeta. Doutor em Cultura e Sociedade pela UFBA, é professor universitário (UNIFAP/UFSJ/UFSB) e pesquisador. Sua produção está voltada aos estudos de fronteira, de cabaré, de intervenção e ao CUIRsudaca, em perspectiva contracolonial. Natural de Curitiba, viveu também no Amapá, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ballroom PR
O coletivo Ballroom PR surge em 2020, na cidade de Curitiba/PR e região metropolitana, a partir da oficialização dos estudos e articulações propostas pelos nossos pioneiros de cena desde 2014. O coletivo traz como proposta o fomento da cultura Ballroom no estado do Paraná a partir de treinos abertos, oficinas e bailes, tendo já realizado mais de 20 eventos em Curitiba. Atualmente, as ações da Ballroom PR estendem-se também para Londrina/PR e Maringá/PR.
Arlane Queiroz
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná. É mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. É membra do grupo de pesquisa sobre Trajetórias Escolares e Universitárias de Alunas Mães (PETRA).
Eduardo Alberto da Silva
Professor na Unespar e psicólogo no Cedh Acolhe de Paranaguá.
Fábio Carvalho
Atualmente é professor no curso de pedagogia da UNESPAR, Doutorando em Educação na linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação (PPGE/UFPR). Pesquisador das áreas dos estudos de Raça, Gênero e Sexualidade com interface na educação.
Paulo Ricardo Ross
Professor titular da universidade federal do Paraná até 2023 , pesquisador informações de professores da educação especial e da educação inclusiva, autor de artigos e livros sobre fundamentos da educação inclusiva , a produção do conhecimento e as relações do trabalho , fundamentos metodológicos da educação do aluno com deficiência visual e outros.
Selma de Morais Kunzler
Selma de Morais Kunzler, graduada em Pedagogia e Letras/Libras na Unioeste e Mestra em Letras pela mesma instituição. Professora de Libras na Unespar, campus Paranavaí e coordenadora do NESPI- local.
Silvia Marini
Psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Possui especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica e é membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas e coordenadora do Programa CEDH Acolhe do Centro de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí.
Talitha Priscila Cabral Coelho
Graduada em Psicologia, mestrado e doutorado na área da Psicologia Social e do Trabalho. Professora de Psicologia há 13 anos. Atualmente atua como Psicóloga Clínica e como Psicóloga Social na Ocupação Dom Hélder Câmara de Paiçandu
Adriana Silva Oliveira
Professora mestre do colegiado de Pedagogia da UNESPAR, campus de Paranavaí, coordenadora NERA local e do Grupo de Estudos em relações étnico-raciais e políticas públicas: enegrecendo a universidade – GREPPEU de Paranavaí.Integrante da CUIA local de Paranavaí. É doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp e integra o OEDD-Unicamp.
Rosângela Trabuco Malvestio da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Especialização em Educação Infantil e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Maria Gabriela Monteiro
Doutora em Políticas Públicas e Transformação Social e mestre em Políticas Sociais e Comunitárias pela Universitat Autònoma de Barcelona, mestre em Administração Pública pela Ebape/FGV e graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora no curso de Administração da Unespar/Paranavaí e vice-coordenadora do CEDH-Local.
Dorcely Isabel Bellanda Garcia
Graduada em Psicologia (UEM), professora associada do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí e Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UNESPAR/PV/UNESP. Atua como vice Coordenadora do NESPI e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/GEPEEIN.
Aline Tacon
Doutora em Educação na Universidade Estadual de Maringá-PR. Mestre em Educação. Especialista na área da Educação Especial e Psicopedagoga Clínica e Institucional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Experiência nas áreas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Atendimento Psicopedagógico e Transtorno do Espectro Autista. Terapeuta de autistas. Integrante do Núcleo de Educação Inclusiva-NESPI Paranavaí.
Isabela C. Campoi
Professora de História na Unespar, campus Paranavaí, é coordenadora do CEDH local. É membra titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranavaí e suplente no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Paraná). É colaboradora do Coletivo LGBIA+ de Paranavaí.
Keila Pina
Docente em Serviço Social na Unespar campus Paranavaí. Doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL. Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Medida Socioeducativa. Coordenadora do NUMAPE e NERG da Unespar campus Paranavaí. Membra do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas da Unespar.
Pedro Cruz
Formado em Biologia pela Unicamp, hoje atua no IFPR de União da Vitória, onde é coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI). Conduz projeto de extensão de prática de capoeira na Unespar e no IFPR.
Jaine Oliveira
Jaine Oliveira é licenciada em Filosofia (2020) pela UNESPAR, atualmente é mestranda em História pela UFSC com pesquisa sobre Lélia Gonzalez, Feminismo Negro e Diáspora. Pesquisadora do LEGH-UFSC e do Projeto de Pesquisa: Espaço de Saberes Anticoloniais e Interculturais (SACI)
Ellen Naômy Silva de Oliveira
Sou estudante do 5° período de Educação Física e fundadora do primeiro coletivo Social da UGV, sou uma mulher negra extremamente interessada nas pautas raciais e sócias, o Coletivo que coordeno se Chama Ubuntu e tem como objetivo tratar de pautas sócias e promover momentos de reflexão, conscientização e trazer a tona oque antes era invisibilizado.
Alexandre Rodrigues de Souza
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Colegiado de História da UNESPAR, campus União da Vitória. Coordenador do Núcleo de Educação Étnico-Racial (NERA) do CEDH de União da Vitória.
Giselle Schnorr
É educadora popular, professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do Curso de Licenciatura em Filosofia e Mestrado Profissional em Filosofia. Coordena o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutoranda em Filosofia Intercultural em diálogo com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire na Universidade Federal do Paraná.
Andréa Sério
É professora adjunta do campus de Curitiba II/ Unespar e pesquisadora nos Programas de Mestrado em Artes - PPGARTES e em Educação Inclusiva – PROFEI da Unespar, produzindo estudos em Artes, Corporeidades e Inclusão Social. Coordenou a implementação do Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH e da política de cotas da Unespar. É Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar - Propedh.
Márcio José Pereira
Professor do Colegiado de História, do ProfHistória e da Pós-Graduação em História Pública da Unespar de Campo Mourão. Doutor em História pela UFPR. Membro dos Grupos: Direitos Humanos e Políticas de Memória (DIHPOM/CNPq) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC). Atualmente coordenador do CEDH - Campo Mourão.