Cleber Braga
HORA: 19h
LOCAL: Telab - Sede Artes da Cena - campus de Curitiba II/FAP
O livro propõe uma expansão do termo sexílio, originalmente relativo ao exílio sofrido por pessoas perseguidas por sua orientação sexual, de modo a incorporar outras dimensões interseccionais e subjetivas que caracterizam a experiência da expulsão. O prefixo CUIR nele utilizado, desdobramento do termo queer, acentua aspectos geopolíticos, ressalta diferentes modos de gênero-sexo dissidência no contexto latinoamericano. Eis um livro de viagem entre México e Brasil, composto por ensaios, poemas e entrevistas sobre tecnologias de renúncia ao pacto da cisheteronorma.
Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho
Márcio José Pereira
Marcos Eduardo Meinerz
Este livro é resultado das comunicações apresentadas no III Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória, entre os dias 11 e 13 de abril de 2023, na Universidade Federal do Paraná em Curitiba. Este evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Direitos Humanos e Políticas de Memória” (DIHPOM) e teve como tema central “Vidas deslocadas: populações diaspóricas na sociedade contemporânea” que por tradição nomeia o livro. Nesta obra, os artigos mergulham em profundas reflexões sobre os deslocamentos populacionais contemporâneos, explorando não apenas as causas e consequências desses movimentos, mas também as complexidades e nuances que permeiam as experiências dos indivíduos afetados. Além disso, os autores conduzem uma análise minuciosa da luta e resistência enfrentadas diante dos desafios dos Direitos Humanos, abordando de forma abrangente as diversas formas de exclusão e violação desses direitos, especialmente aquelas geradas por regimes autoritários. Por meio de uma variedade de perspectivas e casos de estudo, esta obra busca não apenas elucidar os fenômenos em questão, mas também inspirar ações e mudanças que promovam a justiça, a igualdade e o respeito pelos Direitos Humanos em todo o mundo.
Thayline de Freitas Bernardelli | Nayara Augusto Felizardo
Anayara Fantinel Pedroso | Márcio José Pereira
Os textos que compuseram essa coletânea destacam a importância política da interseccionalidade de gênero, raça e sexualidade em nossa sociedade, visando evitar a banalização das violências e opressões enfrentadas por diferentes grupos, além de promover o reconhecimento e a valorização das lutas democráticas. Nosso objetivo é promover reflexões críticas sobre as articulações antirracistas e contra a violência estrutural do Estado, bem como fomentar discussões em prol dos feminismos e dos protagonismos em um país onde essas temáticas são essenciais e urgentes.