Palestras

Conheça as palestrantes do

2º Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

PALESTRA 1:

17/06, das 9h30 às 10h10

Dra. Ana Paula Chaves

Professora Adjunta - Departamento de Matemática

Instituto de Matemática e Estatística – UFG

Nascida em Fortaleza – CE, iniciou seus estudos em Matemática na Universidade Federal do Ceará (bacharelado e mestrado), concluindo o doutorado na Universidade de Brasília no ano de 2013. Nesse mesmo ano, ingressou como professora na Universidade Federal de Goiás, onde se encontra atualmente. Suas pesquisas se concentram na área de Álgebra, sub-área Teoria dos Números, com forte interesse na sequência de Fibonacci, suas generalizações e propriedades, em equações Diofantinas que envolvem sequências recorrentes, e em Teoria Transcendente dos Números (com ênfase na Classificação de Mahler dos Números Transcendentes). Para além disso, destaca-se a sua colaboração em projetos que envolvem olimpíadas de Matemática, tais como: Círculos Matemáticos de Goiânia (projeto de extensão para treinamento olímpico); Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Comissão Organizadora); Olimpíada Brasileira de Matemática (Comissão Nacional de Olimpíadas e Coordenação Regional); Torneio Meninas na Matemática (Comissões Gestora e Acadêmica). Recentemente, participou da organização da 1ª Panamerican Girls’ Mathematical Olympiad, como parte da Coordenação de Problemas, e liderou a equipe Brasileira na European Girls’ Mathematical Olympiad 2022.

PALESTRA 2:

17/06, das 14h às 14h40

Dra. Simone de Almeida Delphim Leal


Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Graduada em Matemática, possui mestrado e doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/RJ) e pós-doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Desde 2009 é professora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), desenvolvendo pesquisas em otimização e métodos numéricos estabilizados aplicados a equação difusiva e em Educação Matemática voltada a formação necessária ao Mestrado Profissional em Matemática.

Suas áreas de pesquisas abrangem ainda a utilização da robótica educacional e Educação Matemática Inclusiva.

​Idealizadora do Projeto de Extensão Tucuju, responsável por levar o nome do Estado do Amapá à Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), também atuou como representante da OBR no estado do Amapá.

Atualmente é vice reitora da UNIFAP.

PALESTRA 3:

18/06, das 8h40 às 9h30

Dra. Maria Cristina Elyote Marques Santos

Professora Adjunta

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2. Licenciada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador. É professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus I, em Salvador. Defendeu doutorado do PPGEduc em co-tutela com a Universidade Lumiére Lyon2, com projeto de pesquisa que discute a trajetória escolar pré-universitária (percebida no ensino médio) dos estudantes dos cursos de licenciatura em matemática de universidades francesas e brasileiras. Desde o doutorado, vem discutindo a presença feminina na Matemática e sobre a sua contribuição nas ciências exatas e da terra para o desenvolvimento científico e tecnológico. Como divulgação e amplo debate dos resultados, tem promovido workshops e palestras no sentido de estimular meninas e jovens a estudar a Matemática e virem a se dedicar a uma carreira nas ciências exatas. Integra o grupo de pesquisa EdUReg - Educação, Universidade e Região. Também é membro atuante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Matemática aplicada - GEPMAT. É coordenadora do Projeto Elas nas Exatas, cujo objetivo é pesquisar sobre as contribuições de mulheres nas áreas das exatas e da terra além de estimular meninas e jovens a seguirem as carreiras profissionais da área.

PALESTRA 4:

14h10 às 14h50

Dra. Maria Eulália Vares (IM-UFRJ)

Professora titular

Instituto de Matemática – UFRJ

Bacharel em Matemática pela UFRGS – 1975

Mestre em Matemática Aplicada pelo IMPA – 1977

Ph D. em Estatística pela Univ. da Califórnia, Berkeley – 1980

Pesquisadora do IMPA – 1980 a 2002 (Pesquisadora titular desde 1987)

Pesquisadora do CBPF – 2002 a 2011

Professora Titular do Instituto de Matemática da UFRJ – desde 2011.