Mesas de Discussão

Conheça as mulheres que compuseram as mesas de discussão do

2º Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas

MESA 1:

17/06, das 10h50 às 12h20

Dra. Jane Beltrão

Professora titular - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal do Pará – UFPA

Acadêmica-militante pelo respeito aos direitos étnicos-raciais e sociais constitucionais. Sou mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sou professora titular, exercendo atividades junto a Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas atuando como docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Direito. Atuo como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Sou membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), desde 1973, na qual fu i diretora (2004-2006), secretária geral (2008-2010) e vice-presidente (2015-2016). Formo e oriento novos profissionais nas áreas de Antropologia, Direito e Saúde sob perspectiva interdisciplinar. Coordeno projetos de pesquisa de faces interdisciplinares e ênfase nas áreas de Antropologia, História e Direito, entre povos tradicionais indígenas e não indígenas, dialogo a partir do campo da educação, da saúde e dos direitos diferenciados, com os necessários recortes de gênero e etnicidade; de educação e cidadania; e, particularmente, de direitos humanos e étnico-raciais. Trabalho com outros profissionais com quem publico sistematicamente, inclusive, textos paradidáticos para utilização em cursos de formação de professores e no quotidiano escolar. Trabalho com patrimônio histórico e antropológico com ênfase em coleções etnográficas. Desenvolvo ações como perita judicial, produzo laudos e vistorias antropológica.

Dra. Joelma Morbach

Professora Efetiva da Faculdade de Matemática do ICEN - UFPA,

Universidade Federal do Pará – UFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2005). Mestrado em Matemática (em álgebra) pelo Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Matemática (Equações Diferenciais Elípticas) pelo Programa de Pós-graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da Universidade Federal do Pará (2014). Atuou como professora substituta da Faculdade de Matemática do ICEN-UFPA e como tutora no Ensino à Distância (2006-2008). Foi aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo(IME-USP)(2008 e 2009) . Atua como professora efetiva(desde02/07/2009) na Faculdade de Matemática do ICEN - UFPA, como membro do colegiado dos Programas de Pós--Graduação em Matemática e Estatística da UFPA-PPGME e do Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (desde 2014), coordena disciplinas on-line pelo ensino à distância(Desde 2009). Foi Diretora da Faculdade de Matemática (2015-2019) e Coordenadora Adjunta do PARFOR/Matemática(2013-2019) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA. Atualmente é diretora da Diretoria de Docentes e Discentes da Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEG e Coordenadora Institucional do PIBID da UFPA.

Mediação:

Dra. Irene Castro - UFPA

Dra. Maria Rosilene dos Santos - UFAM

MESA 2:

17/06, das 16h50 às 18h20

Dra. Carolina Araujo

Pesquisadora titular do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Matemática por Princeton University (2004). Fez pós-doutorado no MSRI - Mathematical Sciences Research Institute, Berkeley (2009). Atualmente é pesquisadora titular do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica Complexa. É vice-presidente do Committee for Women in Mathematics da IMU - International Mathematical Union.

Dra. Janice Lopes

Professora associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG)

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena; Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG); Coordenadora Adjunta UAB/UFG, quadriênio 2019-2023; Coordenadora Pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG. Coordenadora do Laboratório de Educação Matemática - LEMAT (2015-2020), do IME/UFG. Membro do Núcleo de Investigação em Educação Matemática e Tecnologia Assistiva (Niemat), vinculado ao Laboratório de Educação Matemática Zaíra da Cunha Melo Varizo do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Possui experiências de ensino e pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, jogos digitais no ensino e aprendizagem de matemática; Campos Conceituais e Currículo Escolar de Matemática; TDIC na formação e na atuação docente; educação em rede e educação inclusiva.

Dra. Natália Cavalcanti

Professora titular - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professora Titular da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Coordenadora do GT Gênero da ANPUH PA. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA, onde atua no PROFEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e na Licenciatura em História do Campus Belém, na Especialização em Tecnologia Social em Saneamento, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia e em cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPGEP-IFRN. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Coordena o projeto Memórias do trabalho e da educação: narrativas e experiências de professoras de uma instituição de educação profissional e tecnológica no Pará. Integra a equipe do projeto "Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos", financiado pelo edital universal do CNPq, no interior do qual orienta pesquisas de Iniciação Científica, especialização e mestrado. Coordena o Projeto de Extensão Podcast Entre uma História e Outra. Suas pesquisas e orientações centram-se nas seguintes temáticas: Juventude, Sexualidades e mundo do trabalho; Epistemologia Feminista, Formação Docente e Ensino de História; Memória e Organização da EPT; Estive de Licença Maternidade em 2015 e 2019. Sou mãe do Miguel e do Joaquim.

Mediação:

Dra. Luciana Aparecida Elias - UFJ

Dra. Maité Kulesza - UFRPE

MESA 3:

18/06, das 11h às 12h30

Dra. Christina Brech

Professora Associada - Departamento de Matemática

Instituto de Matemática e Estatística – USP

Christina é professora e pesquisadora em matemática na USP desde 2010. Desenvolve pesquisa em aplicações de teoria dos conjuntos aos espaços de Banach e integra atualmente o Comitê Executivo da Association of Symbolic Logic. Está engajada com questões de gênero desde 2015, quando criou com suas colegas a Rede Não Cala USP - um coletivo de professoras da USP pelo enfrentamento da violência de gênero na universidade. Atualmente é membra da Comissão de Gênero e Diversidade da UMALCA e integra o grupo que coordena a iniciativa May 12.

Dra. Eliade Ferreira Lima

Professora Adjunta - Licenciatura Ciências da Natureza

UNIPAMPA – Uruguaiana-RS, Brasil

Licenciada em Física (UESB), mestre em Física (UFABC), doutora em Astrofísica (UFRGS) e pós-doutora em Astrofísica (UFSM). Professora do curso Licenciatura em Ciências da Natureza da UNIPAMPA - Uruguaiana. Estuda aglomerados estelares imersos da Galáxia utilizando o telescópio VISTA do observatório ESO. Atua na divulgação científica da Astronomia e no apoio à entrada e permanência de meninas nas áreas STEM. É membro coordenadora do grupo Cientistas do Pampa, membro do GT Mulheres na ciência da UNIPAMPA, membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE), membro titular da Sociedade Astronômica Brasileira, da International Astronomical Union, sócia da SBPC e integrante do grupo Parent in Science.

Dra. Zélia Amador de Deus

Professora Emérita da UFPA

Docente do Instituto de Ciências das Artes

Universidade Federal do Pará – UFPA

Nascida no município de Soure, localizado na Ilha do Marajó, Zélia Amador de Deus tem uma longa história, em que a educação, a arte e o movimento negro se fundem. Graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa e com doutorado em Ciências Sociais, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), fez mestrado em Estudo Literários na Universidade Federal de Minas Gerais.

Tornou-se professora da UFPA em 1978, onde ministrou disciplinas como História da Arte, Estética, Teoria do Teatro, entre outras. Na UFPA fundou o Grupo de Estudos Afroamazônico da UFPA.

Também cofundou o CEDENPA (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará), uma entidade sem fins lucrativos que busca a superação do racismo e das discriminações que afetam a população negra e indígena no estado. Além disso, participa do CADARA (Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros), órgão vinculado ao Ministério da Educação que analisa políticas públicas educacionais e estabelece diretrizes para o ensino da cultura negra no país.

No eixo da Cultura Popular, a professora Zélia é uma das fundadoras do Auto do Círio, uma das maiores manifestações culturais da Cidade de Belém que acontece todos os anos às vésperas do Círio de Nazaré, em parceria com Miguel Santa Brígida e outras figuras igualmente importantes na Arte Paraense. O projeto, ligado à UFPA, teve início no ano de 1994.

A professora Zélia é uma das principais referências no debate das ações afirmativas no Brasil, implantou e coordenou o Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre 2001 e 2003.

Entre 1994 e 1997 a professora Zélia Amador foi vice-reitora da UFPA, atualmente coordena a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social e o Curso de Especialização "Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia".

A professora também foi fundadora da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), associação que presidiu de 2010 a 2012.

Mais recentemente a professora recebeu merecidas homenagens, professora emérita da UFPA em 2019 e Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation em 2021.


Mediação:

Dra. Juliana Miranda - UFAM

Dra. Simone Moraes - UFBA