Palestrantes

Patrícia Bozza

Patricia Bozza graduou-se em Medicina em 1990, pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e obteve o título de Doutor em Ciências (concentração em Farmacologia) em 1993 pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Em 1994, Patricia foi nomeada Pew Latin American Fellow e desenvolveu o pós-doutorado no Beth Israel Hospital, Harvard Medical School. Patrícia Bozza é pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz, pesquisadora 1 A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. Patricia foi International Scholar do Howard Hughes Medical Institute no período 2002-2006, e coordenou o comitê Brasileiro do Programa Pew em ciências biomédicas. O grupo de pesquisa liderado pela Patrícia está voltado para o estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e metabólica às infecções; bem como a participação do processo inflamatório e alterações do metabolismo lipídico na obesidade e câncer.

Ver currículo

Carlos Arterio Sorgi

Possui graduação em Química - (Modalidades: Bacharelado, licenciatura e atribuições biotecnológicas) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) -Universidade de São Paulo (USP) (2002); Doutorado-direto pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)- USP (2006) - Departamento de Bioquímica e Imunologia - Programa de Bioquímica; Pós-doutorado pelo CNRS -UMR6218 -Molecular Immunology - Transgenose Institut-Université du Orleans- França (2011- 2012); Pós-Doutorado sanduíche pela University of Colorado- Denver - EUA e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2014 - 2016) com ênfase em Imunofarmacologia. Atualmente é Pesquisador/Especialista (categoria S3) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP; Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFAM e responsável por disciplina de Pós-Graduação no PPG de Imunologia Básica e Aplicada (IBA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - USP; Pesquisador visitante em programa de internacionalização na University of Colorado - EUA. Tem experiência científica na área de Imunologia, Farmacologia e Metabolismo de lipídios, com ênfase em Imunologia de Tumores, Inflamação e Espectrometria de Massas aplicados à biomoléculas (Lipidoma e Metaboloma); responsável técnico do Ceqil- Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - FCFRP- USP. Membro de comissões universitárias, congregação, assessor da FAPESP e de periódicos científicos internacionais, além de Editor Guest de periódicos na área de Inflamação. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediadores Lipídicos; Corpúsculos Lipídicos; Terapia de Lipídios de Membrana (TLM); Biotecnologia de Lipídios; Receptores da Imunidade Inata e Sinalização celular; Inflamassomos; Plasticidade de Macrófagos; Imunologia de Tumores, e Infecções (Modelos de infecções: Histoplasmose, Tuberculose, HIV/AIDS e Parasitoses) e novos alvos terapêuticos, com parcerias na Clínica Médica e Odontológica.

Ver currículo

Paolo Zanotto

Possui graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Molecular Virology - University of Florida (1990) e doutorado em Virologia - University of Oxford (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução de flavivírus, baculovírus, filogenia viral, arboviroses emergentes e filogenia molecular.

Ver currículo

Artur T. L. Queiroz

Pesquisador em Saúde Pública no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz - FIOCRUZ/BA. Possui Graduação em Biomedicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública(2006) e Doutorado em Bioinformática pelo Programa Interunidades em Bioinformatica da USP (2010). Tem experiência na área de Bioinformática e em Evolução Viral de retroviroses humanas e vírus causadores de hepatites, Análise de sequências e Imunoinformática. Atualmente participa em projetos de análise da interação parasito-hospedeiro, determinação de Microbiota e desenvolvimento de ferramentas de análise de proteínas.

Ver currículo

Luis Henrique Franco

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2002); Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2009); Pós-doutorado na FMRP-USP onde estudou mecanismos de autofagia na eliminação de Leishmania (2013) e Pós-doutorado na UTSW-Dallas, USA, onde iniciou estudos sobre o papel da ubiquitina-ligase Smurf1 na autofagia seletiva anti-bacteriana (2017). Atualmente é Professor Adjunto de Imunologia no Depto de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Tem experiência em Imunologia, Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata e receptores de reconhecimento padrão; mecanismos de autofagia na eliminação de patógenos; sinalização inata

Ver currículo

Wilson Barros Luiz

Possui graduação em Biomedicina (2003), doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2010). Realizou estágio de doutorado na Universität Bayreuth Lehrstuhl für Genetik, Alemanha (2005-2006) e no Naval Medical Research Center, EUA (2010), pós-doutorado no Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo, como pesquisador do grupo de pesquisa em Genética de Micro-organismos e do Centro de Desenvolvimento de Vacinas e Terapia Gênica (CEVAT-Gene) (2010-2014). Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisas em Vacinas da Universidade de São Paulo, professor adjunto em Microbiologia Médica e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos (PPGBBM, 2016-2018) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/BA). Membro permanente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Tem experiência nas áreas de Microbiologia, Microbiologia Médica, Vacinologia e Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos. Trabalha em pesquisas relacionadas a métodos de diagnóstico sorológicos e moleculares, no desenvolvimento de estratégias vacinais voltadas para o controle de diarreias infecciosas, mecanismos de resistência a antimicrobianos, em sistemas de expressão de proteínas recombinantes e nas pesquisas envolvendo inovações biotecnológicas com endósporos do gênero Bacillus e no controle biológico de arboviroses transmitidas pelos Aedes spp.

Ver currículo

Valéria M. Borges

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ e pós-doutorado no Program of Cell Biology do National Jewish Medical and Research Center (Colorado, USA) como bolsista da Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences (2003). Atua em pesquisa no Instituto Gonçalo Moniz e atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (PgPAT). Vem se dedicando a estudos na área de parasitologia e biologia da inflamação com ênfase na interação vetor-patógeno-célula hospedeira na infecção por Leishmania sp.

Ver currículo

Gilmar Jose da Silva Ribeiro Júnior

Doutourando em Biotecnologia Aplicada à Saude Pública pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz Cpqgm. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2006) e mestrado em Biotecnologia Aplicada à Saude Pública pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz Cpqgm (2012). É técnico em saúde pública do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz-BA), com lotação no laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM). Atualmente é professor do curso de Farmácia da Faculdade Ruy Barbosa - DeVry-Brasil. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Biologia e Epidemiologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia médica, triatomíneos, biologia molecular e doença de Chagas.

Ver currículo