O projeto 30 anos da Comunidade Santa Maria Madalena em Teresina traz uma série de entrevistas para nos contar a história de uma comunidade de fé surgida em meio a reconstrução do Conjunto São Joaquim de uma alagação em 1985 na região norte da cidade e do espírito missionário do Padre Redentorista Eduardo Gowing em conjunto com os leigos.
Direção: Paulo Rogério Brito
Fotografia: Ágson Rassani
Produção: Socorro Leite, Milene Farias e Fábia Sales.
Edição: Paulo Rogério Brito
Realização: PASCom PSJ
A entrevistada, Maria Rosemita, uma das participantes do movimento deste o início nos conta os passos dessa jornada de palhoça de palha da associação de moradores do bairro, passando pela conquista e construção do centro comunitário que levou o nome de seu idealizador, o Arcebispo de Teresina, Dom Miguel, até a criação da Comunidade Santa Maria Madalena e da Paróquia São Joaquim a qual pertence.
O entrevistado, Padre Almir, pároco até 2022, descontrói uma imagem popular destorcida, nos relembra o que dizem os apóstolos nos evangelhos e o que os historiadores modernos trazem a cerca da história de vida e santidade de Maria Madalena, que vem sendo reconhecida como a apóstola do Amor. Além de nos brindar com relatos acerca da nova imagem da Santa doada à comunidade em 11/12/2021 e das cores impressas à Igreja com vistas à formação de uma memória afetiva do povo.
O entrevistado, Padre Jocimar, um dos leigos que acompanhou a formação da comunidade desde 1990, hoje vigário da Missão Piauí da Igreja Católica Apostólica Brasileira, nos relata 20 anos de caminhada, da sua chegada, a fundação da casa comunitária Dom Miguel, os grupos que ora se mobilizavam até a construção da Igreja de Santa Maria Madalena no conjunto Lagoa Azul.
A entrevistada, dona Lúcia, como é conhecida por todos da comunidade, nos conta sua jornada de fé e missão desde a sua chegada no conjunto, os diversos grupos, movimentos que surgiram e animaram os leigos da comunidade passando pela Legião de Maria, a Infância e Adolescência Missionária, além de seu trabalho catequético fiel em várias pastorais.
A entrevistada, dona Teresa, fala de sua chegada à comunidade no período da alagação do São Joaquim e a vida comunitária e religiosa que se desenvolveu a partir dali, com surgimento do grupo de mães, de jovens, o grujomepaz, e de dança que movimentaram e aproximaram as pessoas durante o período de dificuldades e crescimento missionário.
A entrevistada, Maria Bispo, como gosta de ser chamada, relembra como começou sua caminhada na catequese e em outros movimentos como Legião de Maria, do grupo de mães, que fundado em 1989 ajudou muitas mães trabalhadoras do São Joaquim nos cuidados com seus filhos pequenos. Como também de um grande milagre que recebeu por intercessão de Santa Maria Madalena, sendo curada de uma grave depressão.
O entrevistado, Padre Antônio Luís, recebeu a administração paroquial de São Joaquim do Padre João Moura em 2007, quando se integrou ao leigos da comunidade de Santa Maria Madalena em um movimento para aquisição de recursos para a construção da primeira igreja da comunidade em 2009.
O entrevistado, Padre Jurandi, em 1996 ainda seminarista em pastoral de final de semana na comunidade se dispôs a escrever um hino à Santa Maria Madalena, em substituição a outro já cantado desde 1994, mas que não se identificava com a nossa padroeira.
A entrevistada, Fátima Maria, conta a história da implantação do movimento Mãe Rainha na Comunidade, como funciona e a passagem da Casa Comunitária Dom Miguel para a Igreja de Santa Maria Madalena no conjunto Lagoa Azul com o Padre Antônio Luiz.
A entrevistada, dona Vera, testemunha sobre as curas recebidas em intercessão de Santa Maria Madalena.
A entrevistada, Roselita Gonçalves, nos traz seu testemunho de fé em Cristo por intercessão de Santa Maria Madalena pela conversão de seu marido que passou a acompanhá-la na caminhada do serviço a Igreja.
A entrevistada, Antônia Maria, rememora a história de sua mãe, primeira Ministra da Eucaristia da comunidade, ministério que ela também a acompanhou por muitos anos.
O entrevistado, Padre Jozifran, atual pároco de São Joaquim, avalia a caminhada de fé da comunidade de Santa Maria Madalena e felicita todos pela passagem de 30 anos de ânimo missionário.