Santa Maria Madalena, que soubeste ouvir a palavra de Deus e realizar a sua vontade, ajuda-nos a caminhar na fé e na esperança, na busca da realização do plano de Deus em nossas vidas. Liberta-nos de todo o egoísmo, de todo o fechamento, de tudo aquilo impede o crescimento do reino de Deus. Assim como buscaste a conversão da vida, dai-nos a graça de converter-nos. Dá-nos um coração pobre, simples, capaz de amar e perdoar sempre aos irmãos e irmãs.
O Conjunto São Joaquim foi construído em 1984 com a finalidade de abrigar famílias que moravam nas proximidades das lagoas do bairro Mafrense. No primeiro semestre de 1985, o intenso inverno provocou a alagação da zona norte deixando centenas de famílias desabrigadas. No segundo semestre, após o retorno das famílias para as suas residências, inicia-se as primeiras reuniões na comunidade, coordenadas por padre Eduardo (CSsR), Patrício (Seminarista Irlandês) e Francisca Nascimento (moradora do conjunto). Nas reuniões discutia-se sobre os problemas sociais que afetavam o bairro, assim como a necessidade de organização do povo, da celebração de missas, catequese para crianças e jovens, etc. Após inúmeras reuniões para amadurecimento destas necessidades, foi formado um grupo de catequistas para serem capacitadas: (Fátima Nascimento, Rosemita, Angélica, Nazinha, Solange e Meire) e fundada a Associação de Moradores do Conjunto São Joaquim (AMCOSAJ).
Documentário comemorativo aos 30 anos de celebração em veneração à Santa Maria Madalena no conjunto São Joaquim e Lagoa Azul, zona Norte de Teresina e bem mais de missão evangelizadora iniciada por Padre Eduardo, assim como a história de vida e santidade da Apóstola entre os Apóstolos.
1ª Turma de Eucaristia formada na sede da AMCOSAJ
Padre Eduardo, fundador da Comunidade
Quadra 23, Casa 18 - Conj. São Joaquim
A entrevistada, Maria Rosemita, uma das participantes do movimento deste o início nos conta os passos dessa jornada de palhoça de palha da associação de moradores do bairro, passando pela conquista e construção do centro comunitário que levou o nome de seu idealizador, o Arcebispo de Teresina, Dom Miguel, até a criação da Comunidade Santa Maria Madalena e da Paróquia São Joaquim a qual pertence.
O entrevistado, Padre Almir, pároco até 2022, descontrói uma imagem popular destorcida, nos relembra o que dizem os apóstolos nos evangelhos e o que os historiadores modernos trazem a cerca da história de vida e santidade de Maria Madalena, que vem sendo reconhecida como a apóstola do Amor. Além de nos brindar com relatos acerca da nova imagem da Santa doada à comunidade em 11/12/2021 e das cores impressas à Igreja com vistas à formação de uma memória afetiva do povo.