O Projeto Hefesto é uma iniciativa de Silvio Peres, analista junguiano (IPAC/AJB/IAAP), Nina Cunha, analista junguiana (IPABAHIA/AJB/IAAP) e Igor Bueno, candidato à analista junguiano (IPAC/AJB/IAAP). O projeto pretende o desenvolvimento e criação de possibilidades para o cenário presente e futuro da prática da psicoterapia e psicologia clínica em virtude da pandemia da COVID-19. Os psicoterapeutas e analistas, assim como os analisandos, tiveram que ser deslocados de seu lugar comum de ação, o consultório, para dentro de suas casas. Assim, cresce a necessidade de estabelecer novos parâmetros e reflexões que nos amparem para lidar com essa nova realidade.
Visite e se inscreva em nosso canal no Youtube:
Com Eros, estaremos todos juntos
Rubens Bragarnich é psicólogo, especialista em psicologia clínica, analista junguiano (IJUSP/AJB/IAAP), membro da International Association for Jungian Studies (IAJS). Atua como analista na cidade de São Paulo.
Um olhar intercontinental da clínica na pandemia
Vicente Luís de Moura é psicólogo, doutor em Psicologia, analista junguiano pelo Instituto C. G. Jung, de Zurique (IAAP), supervisor e palestrante no Instituto C. G. Jung e psicoterapeuta atuante na Suiça. É autor de "Two Cases from Jung's Clinical Practice - The Story of Two Sisters and the Evolution of Jungian Analysis" (Routledge - London and New York), entre outras publicações.
O organismo simbólico dos nossos conflitos
Durval Luiz de Faria é psicólogo, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com mestrado em Educação (Psicologia da Educação) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP e na graduação do curso de Psicologia. É analista junguiano pela Associação Junguiana do Brasil e membro da International Analytical Psychology Association (Zurich). autor do livro “O pai possível - conflitos da paternidade contemporânea”, Educ/Fapesp (2003); Organizador e co-autor de ”Os sonhos na psicologia junguiana” pela Paulus (2014) ; Organizador e autor de capítulos de “Feminino, masculino e relacionamento amoroso - uma abordagem junguiana”, Escuta (2016); e “Criatividade, arte e psicologia junguiana” (com Liliana Wahba), CRV Editora (2017) e de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Palestrante nacional e internacional.
A psique na pandemia no velho mundo
Marco Zanasi se formou em medicina em 1973. Em 1977, especializou-se em Neurologia e, em 1980, em Psiquiatria. Foi professor-pesquisador na Universidade de Roma “La Sapienza” no Departamento de Neurologia de 1980 a 1987. Desde 1988, foi professor-pesquisador na Universidade de Roma “Tor Vergata”, no Departamento de Psiquiatria e aposentou-se em 2013. Hoje, é professor de Psiquiatria na Universidade de Tirana “Nostra Signora del Buon Consiglio”. Publicou 200 artigos científicos, dois livros de Psicoterapia de Grupo e um livro sobre Sonhos. Trabalhou anteriormente na área de Neurofisiologia (ERPS) e agora tanto na área de análise de grupo e análise textual dos sonhos. É psicanalista junguiano e membro da International Association of Analytical Psychology (IAAP). É membro do Comitê de Ética da Universidade Tor Vergata.
Arte, inconsciente e pandemia
Eurípedes Junior é vice-presidente da Sociedade amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Trabalhou com Nise da Silveira no Museu de Imagens do Inconsciente a partir de 1975, onde ao lado de uma equipe produziu documentários, publicações, cursos e exposições. Doutor em Museologia e Patrimônio, defendeu a tese “Do asilo ao Museu: ciência e arte nas coleções da loucura”, recebendo Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese em 2016. Atualmente é curador do Museu Nacional de Belas Artes.
Forjando o Brasil que queremos pela imaginação
Nossa entrevistada é Tereza Caribé. Psicóloga. Especialista em psicologia clinica. Fundadora e atual presidente do Instituto de Psicologia Analítica da Bahia (Ipabahia). Analista junguiana pelo Instituto Junguiano de São Paulo (Ijusp). Analista didata pelo Ipabahia, membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e da International Association for Analytical Psychology (IAAP). Primeira psicóloga Hospitalar do estado da Bahia. Atuou em hospital geral num programa pioneiro de atendimento a pacientes que fizeram tentativa de suicídio e no Hospital (Hupes) acompanhando pacientes terminais. Na rede publica de saúde mental trabalhou como psicóloga no Hospital psiquiátrico Juliano Moreira e em ambulatórios. Escreveu um capítulo em "Desvendando a Alma Brasileira" e o outro em “Morte e renascimento da ancestralidade indígena na Alma Brasileira", ambos da Editora Vozes.
Uma chance de atualizar a psicologia junguiana
Laura Villares de Freitas é professora sênior, livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica, especialização em psicoterapia pela PUC-SP e formação como analista pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (1988). Trabalhou como membro da Comissão de Coordenação da Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP e do Instituto C.G. Jung da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, onde é supervisora e coordenadora de seminários e workshops no curso de formação de analistas. Trabalha também em consultório com psicoterapia, análise junguiana e supervisão clínica. Coordena grupos de estudo e grupos vivenciais. Tem interesse pela arte e cultura, por recursos expressivos de diferentes naturezas e realiza pesquisas sobre as máscaras na cultura. É membro-analista da International Association for Analytical Psychology (IAAP).
Esperançar pela reinvenção da sociedade
Rosa Maria Brizola Felizardo é pedagoga pela PUC/RS; especialista Orientação Educacional; especialista Educação: metodologias, tendências e foco no aluno Psicóloga pela PUC/RS; analista Didata pelo Instituto Junguiano do RS/AJB/IAAP. Ex-presidente (Gestão 2015/16) e atual diretora de comunicação do IJRS. Ex-diretora administrativa da AJB - gestão 2017/18. Coordenadora da Clínica Social do IJRS. Coordenadora do OPA - Observatório da Psicologia Analítica. Professora dos Cursos de Especialização em Psicologia Analítica do IJBsb e da FAMAQUI/IJRS.
Impactos na psique, sociedade e ensino pela pandemia
Carlos Augusto Serbena é psicólogo, professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR na linha de Psicologia Clínica. Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Participa do GT da ANPPEP Epistemologia da Psicologia Analítica e Interfaces. Tem realizado pesquisas, supervisão clínica e orientado trabalhos em Psicologia Analítica, psicoterapia, fundamentos e interfaces com a fenomenologia.
Retirando das sombras para transformá-las em ouro
Marisa Rodrigues Gomes Klokner é psicologa, analista junguiana pelo IJPR/AJB/IAAP. Terapeuta Familiar Sistêmica pelo Movimento/Florianópolis. Fundadora e Presidente do IJUSC, Instituto Junguiano De Santa Catarina (AJB/IAAP). Coordenadora e docente da pós graduação de Psicologia Analitica (Unisociesc/IJUSC).
Quatro analistas no canteiro de obras
Roberto Gambini é analista formado pelo Instituto C.G.Jung de Zurique (IAAP). É, também, cientista social e advogado, com mestrado na Universidade de Chicago. É autor, entre outros, de "Espelho Índio: a formação da alma brasileira"; entrevistado pela jornalista Lucy Dias, publicou "Outros Quinhentos: uma conversa sobre a alma brasileira". Em 2009, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise pelo livro "A voz e o tempo: reflexões para jovens terapeutas", publicado pela Ateliê Editorial.
Da árdua tarefa de transformar a pandemia em imagem psíquica
Marcus Quintaes é psicanalista junguiano, coordenador de seminários sobre pensamento pós junguiano e a Psicologia Arquetípica de James Hillman. É fundador do lapa: laboratório de Psicologia Arquetípica e do Thiasos: Oficina de imaginação compartilhada. Autor do livro "Letras imaginativas: breves ensaios em Psicologia Arquetípica".
Do terapeuta ao cidadão: reflexões e proposições
Marcos Fleury de Oliveira é psicólogo clínico, analista junguiano formado pela SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica), filiada à IAAP (International Association for Analytical Psychology) e mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Organizador de eventos temáticos sobre símbolos da alma brasileira conhecidos como Moitará junto à SBPA. Diretor de workshops intitulados “Incubação de Sonhos” com o tema de “Dia de Muertos” no Vale de Oaxaca no México, com a participação de curandeiros tradicionais. Organizador dos livros Terra Brasilis - Pré-história e Arqueologia da Psique, Machado de Assis - O bruxo do Cosme Velho e Reflexões sobre Morte no Brasil.
Um chamado à alma brasileira em meio à pandemia
Humbertho Oliveira é médico (UFRJ); analista didata da Associação Junguiana do Brasil (AJB) / International Association for Analtical Psychology (IAAP); diretor de ensino do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro (IJRJ); professor da pós-graduação em psicologia junguiana da UNESA; coordenador do Departamento de Estudo e Pesquisa da Alma Brasileira; editor dos Cadernos Junguianos da AJB; co-coordenador do Grupo de Estudo C.G.Jung da Casa das Palmeiras Nise da Silveira; artista-pesquisador do Núcleo de Cultura Popular Ceu na Terra; organizador e autor dos livros: "Corpo Expressivo e Construção de Sentidos"; "Mitos, Folias e Vivências"; "Desvelando a Alma Brasileira - psicologia analítica e raízes culturais"; e "Morte e Renascimento da Ancestralidade Indígena na Alma Brasileira". E, também, integrante das Redes de Apoio Psicoterapêutico à Pandemia: Fio Cruz; UFRJ - NUBEA; IJRJ/CP-NS.
O amor como caminho de integração
Liliana Abeid é psicóloga e analista junguiana pela AJB, filiada à IAAP. É mestre em Artes Visuais pela UNICAMP.
Adentrando o Criador Ferido: a figura de Hefesto
Nosso entrevistado é Victor Palomo, psiquiatra formado pela UNIFESP, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e International Association for Analytical Psychology (IAAP). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo- Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas- Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Doutorando na mesma instituição desde fevereiro/2015.
A Clínica no Abandono de Eros
Raul Marques é analista ditada do IPAC/AJB/IAAP. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela Unicamp. Educador Sexual pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana – SBRASH – Faculdade de Medicina de Santo André (SP) – lato sensu. Terapeuta Sexual pela mesma Instituição – lato sensu. Desenvolvimento de Tecnologia de Grupo para Intervenção Psicossocial e Jogos como Instrumentos de Trabalho em Grupo e sua Aplicação - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP.
Uma nova chance para o indivíduo
Amnéris Maroni é doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Psicoterapeuta de base analítica. Vários livros publicados na área da Psicologia Analítica e da Psicanálise. “Vestígios: epifanias e individuações” será lançado brevemente pela Intermeios.
Narcisismo que nos atravessa
Roberto Rosas Fernandes é pós-doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). É analista junguiano (SBPA/IAAP). Coordena o Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da SBPA-SP e é membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, psicodinâmica do narcisismo e psicologia da religião. É autor de Abismos Narcísicos (ed. Appris), Narcisismo e Espiritualidade (ed. Escuta) e A Psicologia Profunda no Novo Testamento (Vetor Editora).
Amplificando a pandemia: contribuições Iorubás
Nosso entrevistado é Jorge Zacharias, psicólogo, analista junguiano (AJB/IAAP), especialista em estudos sobre religiosidade, mitologemas de matrizes africanas, tipologia, assim como é criador de intrumentos de avaliação psicológica: QUATI e DTO II. Zacharias contribui com reflexões e amplificações acerca da pandemia e desafios da clínica.
Análise para dentro de casa
Nesta edição, a entrevistada é Acaci de Ancantara, analista junguiana (IJUSP/AJB/IAAP), que fala sobre aspectos da prática psicoterapêutica online e questões relacionadas ao setting - para dentro das casas de analista e analisando.
A clínica e o simbolismo do morrer na pandemia
Nossa entrevista é com Andréa Cunha, analista junguiana (IPAC/AJB/IAAP), que fala sobre sua perspectiva da prática clínica em transformação a partir da pandemia. Enfatiza, simbolicamente, a morte como um processo necessário que nos força a reabordar nosso estilo de vida anterior.
Nosso entrevistado inaugural é Walter Boechat, um dos nomes mais destacados da Psicologia Analítica no Brasil. De currículo extenso, o analista é um dos fundadores da Associação Junguiana do Brasil (AJB). Nesta entrevista, nosso entrevistado discorre sobre sua perspectiva do atendimento online e sobre o presente e do futuro da clínica psicológica a partir dessa tecnologia.