Atividades Remotas - Conceito

As atividades remotas são formas de manter as práticas escolar fora do ambiente acadêmico. Por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), permite-se que os estudantes tenham acesso ao conteúdo acadêmico dando continuidade na sua formação. Não é a simples substituição das atividades presenciais pelas remotas. Há todo um processo de adaptação das disciplinas de modo que o estudante possa manter seu desenvolvimento no período em que for necessário à utilização das atividades remotas.

As atividades remotas podem ser de duas formas:

1) Assíncronas: aquelas atividades realizadas em ambientes virtuais que não exigem, em tempo real, a presença do professor. Alguns exemplos: postagens de material de estudo, audioaulas, videoaulas, fóruns, listas de exercícios, etc.

2) Síncronas: aquelas atividades realizadas em ambiente virtual, mas em tempo real com o professor. Permitem a interação virtual entre estudante e professor, em tempo real. Alguns exemplos: aulas, tira-dúvidas, resolução de exercícios, dentre outros, que são executados ao vivo pelo professor com o acompanhamento e interação com o estudantes. Webconferências, chat (salas de bate papo) etc.


Atividades Remotas no IFSULDEMINAS Campus Machado

No IFSULDEMINAS-Campus Machado, todas as disciplinas foram adaptadas pelos docentes para serem ministradas remotamente enquanto durar a pandemia do Coronavírus. Conforme documento Orientativo nº 2 da Direção de Ensino, elas serão organizadas da seguinte forma:

1) Como padrão será utilizado o Google Sala de Aula, sendo complementado pelas ferramentas: Google Meet, Google Hangout, SUAP, WhatsApp e e-mail.

2) Cada disciplina será composta, obrigatoriamente, por atividades assíncronas e síncronas, sendo organizada da seguinte forma:

2.1) Atividades Assíncronas:

Postagem de conteúdo por meio de material de estudo, audioaulas, videoaulas, fóruns, listas de exercícios, dentre outros materiais.

2.2) Atividades Síncronas

Todas as atividades síncronas devem ser no horário da sua aula, da seguinte forma:

  • Para disciplinas de 4 créditos, aulas divididas 2 a 2: uma atividade síncrona por semana, podendo escolher qual dos horários das aulas em que será realizada a atividade síncrona;

  • Para disciplinas de 3, 4 ou 5 créditos em que a divisão de aulas não é igual: idem ao anterior.

  • Para disciplina de 1, 2, 3 ou 4 créditos, aulas corridas: pelo menos, 1 atividade síncrona a cada 15 dias. Dependendo da necessidade da disciplina o professor por fazer atividades síncronas toda semana.

Deve ser observado o horário divulgado pela Direção de Ensino para cada turma.

Esta padronização básica pode ser adaptada pelo docente a qualquer tempo, levando em consideração a necessidade e o desenvolvimento da turma.

Sistematização e Operacionalização - Atividades Remotas

Para cada disciplina foi criado um ambiente virtual no Google Sala de Aula (GSA). Cada Sala de Aula é formada pelos estudantes daquela disciplina, conforme relação de matriculados do SUAP.

Os Mediadores Virtuais, Líderes e/ou Vice-líderes de Turma auxiliam os colegas e docentes na "enturmação" em cada Sala de Aula Virtual, no compartilhamento de informações comuns nos grupos de WhatsApp específicos, no auxílio para uso das ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação e apoio na obtenção de dados de acesso à internet e/ou empréstimo de equipamentos.

Cada professor, além das atividades de docência, também atua como monitor da suas disciplina no uso das ferramentas virtuais. Os coordenadores de curso e a Equipe Pedagógica gerenciam as questões relacionadas à parte operacional do uso das ferramentas e questões acadêmicas das Atividades Remotas, da seguinte forma:

2021/1 - Coordenadores e Equipe Pedagógica

A Direção de Ensino bem como a Coordenação Pedagógica orientam, de maneira geral, os coordenadores de curso, docentes e discentes no uso das ferramentas e processos das Atividades Remotas.