Atividades Remotas - Conceito

As atividades remotas são formas de manter as práticas escolar fora do ambiente acadêmico. Por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), permite-se que os estudantes tenham acesso ao conteúdo acadêmico dando continuidade na sua formação. Não é a simples substituição das atividades presenciais pelas remotas. Há todo um processo de adaptação das disciplinas de modo que o estudante possa manter seu desenvolvimento no período em que for necessário à utilização das atividades remotas.

As atividades remotas podem ser de duas formas:

1) Assíncronas: aquelas atividades realizadas em ambientes virtuais que não exigem, em tempo real, a presença do professor. Alguns exemplos: postagens de material de estudo, audioaulas, videoaulas, fóruns, listas de exercícios, etc.

2) Síncronas: aquelas atividades realizadas em ambiente virtual, mas em tempo real com o professor. Permitem a interação virtual entre estudante e professor, em tempo real. Alguns exemplos: aulas, tira-dúvidas, resolução de exercícios, dentre outros, que são executados ao vivo pelo professor com o acompanhamento e interação com o estudantes. Webconferências, chat (salas de bate papo) etc.