Este projeto de pesquisa foca nos Vistos Humanitários (HVs) nos corredores Sul-Sul, especialmente no Brasil, para explorar como esses vistos são usados para proteger pessoas fugindo de conflitos e perseguições. Enquanto muitos trabalhos acadêmicos são centralizados nos VHs nos países europeus, há uma literatura limitada em seu uso na América Latina.
No Brasil, os VHs tem sido concedidos para quatro grupos: haitianos, pessoas afetadas pelo conflito na Síria, afegãos e ucranianos, por meio de uma política ad hoc introduzida em 2012 e formalizada na Lei de Migração (Lei 13445) em 2017. Entretanto, a política não os define nitidamente e a relação com outros sistemas protetivos, como o refúgio, permanece pouco explorado.
Nosso objetivo é definir os VHs a partir de uma perspectiva brasileira engajando com os diferentes atores interessados, incluindo pesquisadores, representantes do governo, organizações internacionais e organizações migrantes e da sociedade civil. Esse esforço colaborativo nos ajudará a entender os desafios e oportunidades imbricados na política de Vistos Humanitários do Brasil e sua potencial aplicação no exterior.
Essa pesquisa é financiada pelo International Science Partnerships Fund (ISPF) do Economic and Social Research Council (ESRC/UKRI) Grant number: ES/Z504580/1