Foi realizado no dia 24/03/2025 o Fórum Nacional Vistos Humanitários no Brasil: História, Desafios e Boas Práticas, que aconteceu no CEBRAP em São Paulo.
O Fórum faz parte do projeto de pesquisa: Mapeamento da Política de Vistos Humanitários no Brasil (Mapping the Humanitarian Visa Policy in Brazil) financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC/UKRI), e desenvolvido em parceria entre a Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade Federal de São Carlos (Brasil) e Universidade de Southampton (Reino Unido).
O objetivo foi reunir diversos atores atuantes com o tema das políticas de vistos humanitários no Brasil e assim criar ambiente para trocas de experiências e compartilhamento internacional de boas práticas, inclusive com atores no Reino Unido.
Alguns comentários feitos de forma anônima sobre o evento:
"Excelente evento, mesas de debate de alto nível e com a participação dos migrantes foi essencial."
"Útil e necessário. Uniu diversas informações e entidades com pessoas experientes com dados que demonstram cabalmente ao novo modelo de controle migratório e não de acolhimento humanitário. É política hostil. Parabéns!"
"Sensacional, uma ótima oportunidade para obter novas perspectivas e insights sobre a temática. Além da excelente representatividade de migrantes e feminina."
Programação e gravação completa:
Veja como foi a programação do evento, e, em seguida, a transmissão que foi feita ao vivo pelo YouTube:
No dia 26 de março de 2025, às 14h, aconteceu no auditório do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o evento “Vistos, Muros e Fronteiras: pensando o controle migratório no Brasil”, para discutir as políticas migratórias brasileiras e seus efeitos.
Nessa mesa redonda, as pesquisadoras Patrícia Martuscelli da Universidade de Sheffield (Reino Unido), Natália Cintra da Universidade de Southampton (Reino Unido) e Svetlana Ruseishvili da Universidade Federal de São Carlos (Brasil), debateram como, por trás do discurso humanitário apresentado pelo Estado brasileiro, existe um “muro racial de vistos” que impede a chegada de migrantes negros, especialmente haitianos e refugiados da África Subsaariana.
O debate fez parte da programação mais ampla do projeto “Mapeamento da Política de Vistos Humanitários no Brasil” (Mapping the Humanitarian Visa Policy in Brazil) financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC/UKRI), e desenvolvido em parceria entre a Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade Federal de São Carlos (Brasil) e Universidade de Southampton (Reino Unido). Esse projeto reúne contribuições de diversos atores que se relacionam com os chamados vistos humanitários, visando definir esse instrumento migratório a partir de uma perspectiva brasileira.
O evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube. Confira pela janela abaixo ou clicando neste link.