Foi solicitado aos alunos do 2° ano B na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade que fizessem uma analise quali-quantitativa do estilo musical Funk. Os alunos observaram as letras quando aos seus conteúdos.
A ideia de proposta de atividade emergiu das discussões a respeito do iluminismo. O professor sugeriu que o funk seria uma mostra da decadência das grandes reflexões entre os jovens e degradação cultural da população jovem.
Alguns alunos discordaram da posição do professor, então o professor seguindo a perspectiva do ensino democrático propôs o trabalho em questão aos alunos:
· Os alunos deveriam analisar diversas letras de música funk.
· Criou-se categorias de analise com: Ostentação, Sensualidade, bebida, Drogas.
· Em seguida eles quantificaram em quantas das letras cada categoria aparecia, percebendo assim a mensagem que cada letra poderia passar.
O resultado foi surpreendente, das 200 letras analisadas 180 falam de ostentação de bens materiais e evocam a sensualidade dessas 180, 140 abordam também o consumo de bebidas alcoólicas, 100 fazem apologia direta sexo. Apenas 20 tratam de temas relacionados a realidade social.