Herbário Dr. Roberto Miguel Klein - FURB

O Herbário da FURB foi criado em 1990 e denominado Dr. Roberto Miguel Klein em homenagem ao botânico e ecólogo, professor da nossa Universidade, que estudou a flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação. Tem como objetivo abrigar coleções e estimular estudos sobre a biodiversidade da flora especialmente aquela do Parque Nacional da Serra do Itajaí, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.

O herbário conta com mais de 67 mil exsicatas, uma xiloteca didática, coleção de musgos didático e pteridófitas. Sua estrutura está constituída por sala de coleção, dividida em dois espaços, assim como, sala de processamento, totalizando aproximadamente 90 metros quadrados. Está aberto à permuta, à consulta e empréstimos entre diversas instituições do país. A coleção é informatizada e de fácil acesso à consulta de espécies e locais de coleta. A base de dados pode ser consultada nos dois endereços:

A equipe do Herbário FURB, coordenado pelo Dr. André Luís de Gasper, busca estudar a Flora de SC, tanto nas questões de sistemática e taxonomia, quanto nos estudos ecológicos, tal qual Dr. Roberto Miguel Klein fez ao descrever a ecologia e flora de Santa Catarina.

Dr. André Luís de Gasper: Professor de Botânica e Ecologia Vegetal na Universidade Regional de Blumenau. Doutor e Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Biólogo formado pela Universidade Regional de Blumenau (Licenciatura e Bacharelado). Participa de diversos projetos, dentre eles o Inventário Florístico Florestal dos Remanescentes de Santa Catarina, foco na Biodiversidade, e Curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein - FURB. Tem orientado alunos com ecologia de florestas tropicais, com base nos dados do IFFSC, ou em florística e sistemática de plantas vasculares. E-mail: algasper@furb.br



Apoiadores do herbário