Bastidores

Sobre Hematomas (contém spoilers):

Hematomas surgiu no início de 2017, mais precisamente em 8 de fevereiro. Naquela época eu tinha 18 anos, prestes a fazer 19, estava em busca de uma história que retratasse o BDSM, mas que também possuísse um enredo bom e tivesse personagens cativantes. Como não encontrei, decidi escrevê-la.

A primeira coisa que vocês devem saber: o 1º livro não possuiu planejamento, eu apenas fui escrevendo. Inicialmente fiz capítulos curtinhos, mas bastante desenvolvidos no quesito emocional. Conforme fui postando os leitores começaram a pedir capítulos mais longos, então eu os aumentei.

Eu conheci meus personagens apenas no desenrolar da história, mas tinha certeza de dois pontos importantes: o Archie se cansaria de ser tratado mal e o Marc o trataria MUITO mal. Depois o Finn surgiu do meu gosto por triângulos amorosos e também porque eu precisava de um personagem que fosse o oposto do Marc e que mostrasse pro Archie que o amor de um jeito mais "tradicional" era possível.

No início todos odiaram o Marc, menos eu, porque eu coloquei muito de mim nele, como o jeito fechado, ranzinza, de poucas palavras e sorrisos. Devo confessar que o Marc iria fazer coisas bem piores do que ele fez, como trair o Archie de fato. No entanto, eu quis que os leitores sentissem um pouquinho de raiva do Archie, portanto eu o fiz ficar com o Finn, aí começaram a ter pena do Marc. A partir daí o Marc foi definido como leal e, após isso a redenção dele foi aos poucos se desenvolvendo.

O que eu faria com o Finn? O único objetivo dele na história era deixar o Archie com dúvidas sobre a relação com o Marc. Então o Leonard entrou na história não só com o objetivo de fazer par com o Finn, mas também para servir como alívio cômico, pois eu sentia falta de um personagem extrovertido e carismático. Eu admito que a forma como ele surgiu foi às pressas. Um arquiteto fazendo um curso desses? Difícil de acreditar. Mas depois desenvolvi os interesses dele e soubemos que o curso era a cara do Leonard. Em um primeiro momento eu pensei em colocá-lo como interesse romântico do Archie, mas ele e o Marc estavam se encaminhando para outro rumo como casal e precisavam descobrir que tipo de dinâmica teriam no futuro, por isso, seria um drama desnecessário. Então dei um jeito de ele ficar com o Finn, que era bem calminho, tranquilo e gentil, o que combinava com o Leonard.

Os capítulos Antes e Depois marcam uma divisão na história: o Marc antes de entender que amava o Archie e depois que ele compreendeu esses sentimentos. A partir dali a personalidade deles tornou-se mais sólida, bem como o relacionamento de ambos.

A morte do pai do Archie foi necessária para eu mostrar a reação do Marc: de um jeito egoísta ele tentou consolar o Archie, mas acabou recorrendo ao Finn. Como eu escrevi a história sem planejar NADA, os personagens não tinham um passado definido, eu só sabia que o Marc tinha um passado triste e marcado pelo luto. Tinha chegado a hora de definir uma das razões pelas quais ele agia daquela forma tão evasiva e indiferente.

O luto é algo difícil com o qual lidar e para um adolescente é pior ainda, ele muitas vezes molda o rumo das nossas vidas. Com o Marc não foi diferente. Ele perdeu o avô e a irmã, duas mortes muito próximas e dolorosas.

Relacionamento abusivo: Em momento algum eu disse para os leitores que o Marc era inocente, ou que ele não tinha errado. Sempre deixei os leitores livres para pensarem da forma que quisessem sobre os personagens, e o Marc foi extremamente odiado, com razão. Ele foi um péssimo namorado para o Archie e foi realmente abusivo. No entanto, eu acredito que ele aprendeu com os erros e realmente mudou. Se não acreditássemos na mudança não haveria motivo para tantas pessoas criarem discursos, teorias e movimentos populares. Então sim, leitor, o Marc foi um namorado abusivo e nada justifica o comportamento dele.

Quando eu terminei Hematomas eu fiquei extremamente feliz com o feedback dos leitores. Foi minha primeira história de relativo sucesso no Spirit e, depois, no Wattpad. As cenas +18 foram uma das razões por trás do sucesso, eu sei, e acredito que fiz um bom trabalho em descrever a sensação de estar no controle e de se submeter a alguém. Foram muitos anos lendo yaoi, gente!

Com o tempo postarei mais curiosidades aqui ♥

Sobre Cicatrizes (contém spoilers):

A segunda temporada, ao contrário da primeira, foi planejada. Antes de eu postar o 1º capítulo eu já havia escrito 85 mil palavras no Google Docs. Decidi escrevê-la porque estava com saudades dos meus personagens, principalmente do Marc e do Archie. O outro motivo pelo qual resolvi continuar Hematomas foi porque o Finn e o Leonard mereciam um desenvolvimento melhor, como casal e indivíduos. A quarentena me ajudou a escrever e Cicatrizes foi toda escrita nesse período, praticamente.

  • Por que Cicatrizes? Porque o passado deixa marcas. Os hematomas vem e vão, mas as cicatrizes ficam como lembranças, memórias de um gesto, um lugar ou uma pessoa. Quis colocar esse título por causa dessa metáfora e também porque Cicatrizes é o livro mais emocional, menos sexual e mais voltado para o desenvolvimento de todos os personagens e, consequentemente, de seus passados.

  • Problemas que encontrei ao escrever Cicatrizes: basicamente a pior coisa que eu fiz foi ter escrito Hematomas sem planejar NADA. Portanto, encontrei vários buraquinhos no enredo. Outro problema é a minha memória: eu SEMPRE deixo algo passar, não adianta, porque minha memória é PÉSSIMA, então me desculpo aqui por qualquer erro de enredo.

  • Personagens: minha intenção principal ao escrever Cicatrizes foi desenvolver o Finn. Por que o Finn? Porque ele não possuía profundidade emocional nem um passado definido. O Leonard tinha citado o ex-namorado, mas mesmo assim não era algo concreto no meu imaginário. Além dos dois, eu precisava desenvolver a Ada, porque ela tinha potencial, e a Natalie, porque eu tenho um carinho por ela (e também porque preciso de mais personagens femininas na minha história).

  • Idades: as idades dos personagens, para encaixá-las, foi complicado. O maior buraco de enredo foi a idade do Archie, então foi deixar cristalino aqui: ele e o Marc tem uma diferença de 2 anos. Deixo aqui a timeline de ambos, para vocês visualizarem melhor(mesmo assim alguma inconsistência pode existir):


Sobre Toques:

Toques surgiu da minha necessidade de escrever mais detalhes sobre os personagens e sobre cenas de Cicatrizes. Adorei escrever cada capítulo e todos influenciaram diretamente Cicatrizes, mesmo que não apareçam na história original. Se eu colocasse todas as cenas na narrativa os capítulos, que já são grandes, seriam gigantes!

Mas Toques é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que não entra na história, acontece paralelamente ao enredo, ou seja, é uma continuação de algumas cenas de Cicatrizes. Se tivermos uma segunda temporada será difícil para novos leitores se situarem, porque Toques eu publiquei conforme a história progredia. Se num dia eu postava sobre a Fazenda, também postava um capítulo especial em Toques sobre uma cena que ocorreu mas não quis colocar na história.

Farei, futuramente, uma timeline para auxiliá-los a lerem Toques em sincronia com Cicatrizes.