EspumaBIO
EspumaBIO
Parametros analíticos (média dos anos 2017-2021)
O controlo analítico da produção dos vinhos espumantes produzidos no âmbito do GO foi realizado pelo IPC/ESAC que se deslocou aos Campos Demonstração para recolher as amostras de vinho. As amostras foram recolhidas no final da obtenção do vinho de base, no final da segunda fermentação alcoólica em garrafa e após o período de estágio.
As análises incidiram sobre os seguintes parâmetros:
pH
Massa Volúmica (g/cm3)
Grau alcoólico (%)
Acidez volátil corrigida (g ác. acético/L)
Acidez Total (g ác. tartárico/L)
Anidrido Sulfuroso Livre (mg/l)
Anidrido Sulfuroso Total (mg/l)
Açúcares Redutores (g/l)
CONCLUSÕES SOBRE O PROJETO E PERSPETIVAS FUTURAS
O projeto revelou que é possível produzir vinho espumante biológico com reduzidas doses de sulfuroso. Sabendo dos malefícios para a saúde das doses excessivas de sulfuroso, este método de produção de espumante surge como um proposta que pode e deve ser replicada.
Os parceiros vão continuar o espumante através deste método porque acreditam no produto que criaram e conseguem, com relativa facilidade, aceitação junto dos consumidores. Apesar da existência de um pequeno depósito, que durante a execução do plano não foi possível resolver, a aceitação por parte dos consumidores e de alguns comerciantes, sobretudo no mercado externo, foi muito grande e continua a crescer.
Estes espumantes encontram aceitação preferencial por parte dos consumidores intolerantes ao sulfuroso, em grau não muito elevado, ao sulfuroso.
DESVIOS:
Apoio Técnico à execução das atividades dos parceiros do GO. que, apesar de algumas restrições (Covid-19), ainda foi possível continuar a realizar deslocações.
Não foi possível realizar os seminários de forma presencial, contudo convertemos os conteúdos e o formato desses seminários de forma que, cumprindo os constrangimentos impostos devido à pandemia (Covid-19) podermos realizar estes seminários numa plataforma digital.
Devido à pandemia os eventos foram adiados (Terra Sã, Feira nacional da agricultura, ….). Em face disso reconvertemos a informação para formato digital online para disponibilizar no nosso site e da RRN aos produtores interessados.