TERMO DE ABERTURA
Projeto: "Os 30 anos do Mercosul e a Relação com a União Europeia"
Gerente do Projeto: Ana Carolina B. Boschiglia
Finalidade do projeto: criar um site informativo, para fins informativos e de consulta, com o panorama do bloco e as relações com a União Europeia, percorrendo aspectos como a estrutura institucional do Mercosul, seus tratados constitutivos e as principais características do acordo firmado com o bloco europeu.
Descrição do projeto:
Escopo do Projeto:
Tempo de duração do projeto: 90 dias
Equipe do Projeto: Ana Carolina B. Boschiglia, Giovanna Maria Borges Villela, Júlia Filomeno Macedo, Kaio de Paula Gomes, Tomas Saraiva Pinheiro
Orçamento do projeto: -
Escopo do produto
Site feito na plataforma Google Sites, com ilustrações pertinentes e textos, com no máximo 10 abas. O site deverá conter vídeos, fotos e textos originais elaborados pelo grupo, bem como as fontes consultadas durante a confecção do projeto.
Estrutura da equipe
Ana Carolina B. Boschiglia: gerente do projeto
Kaio de Paula Gomes: redator
Júlia Filomeno Macedo: redatora
Tomás Saraiva Pinheiro: revisor de pesquisa
Giovanna Maria Borges Villela: revisora de site
Premissas
Ana Boschiglia não terá dificuldades em gerenciar o projeto, uma vez que tem facilidade em planejamento e gestão de equipe. Kaio e Júlia não terão dificuldades em redigir os textos, uma vez que ambos dominam bem os elementos da escrita e têm uma boa bagagem do curso de Relações Internacionais, facilitando o entendimento do tema. Tomás não terá problemas ao revisar a pesquisa, uma vez que também domina bem as normas cultas da língua portuguesa. Giovanna não terá problemas ao revisar o site, uma vez que tem experiência na elaboração de blogs. Além das habilidades individuais, o grupo também tem boa sinergia e se comunica muito bem.
Com relação ao tema escolhido, o grupo parte da premissa que, em seus 30 anos, o Mercosul foi objeto de muitas notícias, pesquisas e discussões - facilitando a busca por informações quanto ao referido bloco, ainda que possa ser mais desafiador encontrá-las no que tange ao acordo Mercosul-UE.
Restrições
O projeto deverá ser finalizado em, no máximo, 15 semanas, estando disponível para consulta ao final de julho de 2021.
Riscos
Devido à pandemia e ao distanciamento social, o grupo está sujeito à problemas com relação à internet e problemas pessoais dos integrantes, podendo levar ao atraso nas entregas e atualizações do projeto conforme o cronograma. Além disso, estão inclusos nos riscos uma eventual dificuldade na procura de informações confiáveis e analíticas sobre o recente acordo Mercosul-União Europeia.
Critério de aceitação
As informações devem ser pautadas em fontes confiáveis, as quais devem ser disponibilizadas. Com relação ao conteúdo, o produto final deverá se ater apenas ao tema que é objetivo do projeto e às informações já comprovadas cientificamente.
Além disso, o site não deverá conter discurso de ódio, respeitando a pluralidade de pensamentos e opiniões.
Por último, o site deverá ser de fácil manuseio e organizado de maneira clara e intuitiva.
Cronograma