BREVE HISTÓRICO
O termo realidade virtual foi utilizado pela primeira vez no livro “Le Théâtre et son double”, do autor francês, Antonin Artaud, em 1938. Embora não seja um autor de ficção científica, Antonin praticamente criou o termo ao sugerir um teatro onde “a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual”. Mesmo sem o termo existir, já haviam experimentos que “transportavam” as pessoas para outros lugares. Os famosos óculos estereoscópicos com cartões em 3D de pontos turísticos existiam desde os anos 1920. Eles são os tataravós dos óculos VR que conhecemos atualmente.
Em 1939, foi apresentado ao mundo na feira internacional de ciências de Nova York o “View-Master”. O dispositivo era um óculos estereoscópico que servia para ver slides em uma disco dentado. O aparelho virou um brinquedo extremamente popular. Recentemente, a Google e a Mattel anunciaram uma nova versão do gadget.
CARACTERÍSTICAS DE CADA RECURSO
EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA ( ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS E ENSINO MÉDIO).
O uso da realidade virtual nas aulas permite a interação, possibilidades de aprendizagem diferenciadas e adaptação do ensino considerando as necessidades individuais dos estudantes. Com os recursos digitais, os alunos que possuem alguma dificuldade de acompanhar o aprendizado poderão sentir mais confiança. A ideia de um custo alto não pode ser considerado um desafio, já que é possível criar, por exemplo, óculos 3D com a turma e usufruir dos benefícios da realidade virtual no processo de aprendizagem. Simulações de realidade virtual auxiliam os alunos a aprender habilidades práticas. Um dos maiores benefícios é que os alunos podem aprender a partir de cenários realistas, emergindo em novas culturas, sem sair da sala de aula. O contato com diferentes culturas, por exemplo, são competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que podem ser promovidas também com o apoio da realidade virtual, que permite essa ponte. A realidade virtual também amplia a possibilidade para os alunos com necessidades especiais, já que estimula a imaginação e permite sensações, fomentando vivências.
A tecnologia de realidade virtual tem o potencial de aumentar a colaboração entre professores e alunos. Como ela aumenta a motivação do aluno, melhora a colaboração e construção do conhecimento ao explorá-lo conjuntamente.
REFERÊNCIAS
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/09/o-que-e-realidade-virtual-entenda-melhor-como-funciona-a-tecnologia.html - acessado em 17/11/2019 às 22:40
https://novaescola.org.br/conteudo/15483/como-levar-a-realidade-virtual-para-suas-aulas - acessado em 17/11/2019 às 22:42
https://multimediaerealidadevirtualblog.wordpress.com/caracteristicasrv/ - acessado em 17/11/2019 às 22:39