Análise de Texto

"TEXTO: A INOVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS''

 

BARBOSA, Juliana da Silva Dias. Inovação nas aulas de educação física com o auxílio das tecnologias. COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, v. 6, p. 2-14, 2012."

 

TÓPICO: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA ESCOLA

 

O advento das tecnologias contemporâneas oferece a sociedade o acesso ao espaço virtual, conhecido com ciberespaço e este é responsável pela troca das informações em um curto espaço de tempo. Isso proporciona o surgimento das interfaces onde se cria uma interligação entre a realidade e a virtualidade e nela não se encontra nenhum tipo de barreira física.

Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho e a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagens são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram (LÉVY, p.7, 1998).

 

As formas utilizadas para criar, analisar, interpretar e ressignificar as mais diversas informações tem se multiplicado com o passar dos tempos. Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças sociais de forma tão rápida e surpreendente que vem alterando o comportamento humano e sua cada vez mais exaustiva rotina. A lógica das mídias atende primordialmente aos interesses econômicos, que pressupõem o que o público deseja. Os avanços tecnológicos são de grande importância para os grupos sociais que congregam esses mesmos tempo e espaço que estão postos na contemporaneidade

É nesse cenário, comumente chamado da “sociedade da informação”, que diferentes linguagens e culturas ambivalentes se entrelaçam e estão presentes na sala de aula, exigindo de seus principais atores, alunos e professores, a aquisição de novas práticas educativas.

 

(CASTELLS, 1999) definem a importância da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos formativos. Os professores, diferentemente dos alunos, necessitam encarar uma situação de um novo aprendizado, que exige receptividade a este novo conhecimento com consciência da importância de seu papel na formação individual de seus alunos, tanto quanto na sua própria formação. Nesse sentido, os professores precisam ser desafiados a instrumentalizar-se para o uso pedagógico das mídias eletrônicas. Como resultado, seus alunos podem usufruir desses conhecimentos a serviço de sua aprendizagem por meio das interpretações das múltiplas linguagens do mundo contemporâneo.

 

CONCLUSÃO

 

Neste trabalho buscaram compreender a partir das TIC a forma que as aulas de Educação Física são trabalhadas, e observar como os alunos utilizam essas ferramentas em suas aulas e verificar como o professor utiliza essas ferramentas em suas aulas. Dificuldades foram encontradas ao longo desta trajetória para a inserção e o reconhecimento das práticas físicas regulares no espaço educacional.

Percebendo que a Educação Física também deve proporcionar momentos de reflexão e discussão, além das aulas práticas onde o movimento e o exercício físico são fundamentais, sugere-se o uso das TIC na sala de aula, especialmente, em momentos que necessitarem de pesquisas, de informações relacionadas a temas específicos, de materiais para discussão de assuntos pertinentes à prática de atividades físicas e de questões inerentes à prática desportiva.

Os alunos analisados demonstraram satisfeitos com o material recebido, mas infelizmente nem todos utiliza pedagogicamente, e muitos ficam em redes sociais até mesmo nas aulas, tirando a concentração nas mesmas. Entretanto, os professores para desenvolver ações pedagógicas passam pesquisa ou trabalho pontuado sobre os assuntos ministrados, para motivar o interesse pelos estudos dos alunos. Com as pesquisas realizadas, percebeu-se que não ocorriam as necessidades pelo qual o projeto UCA foi fundamentado e que muitas escolas e professores sofreram frustrações. Quanto aos professores de Educação Física, muitos alegaram que o programa do governo federal não é necessário para suas aulas e que a prática é a melhor solução, porém eles explicam que quando esta chovendo suas aulas é através de vídeos ou algum meio que utilize os ambientes virtuais.