Somos um grupo de estudos formado por graduandos do curso de física da Universidade de São Paulo com interesse em física geral e ênfase nos aspectos formais da teoria matemática utilizada em teorias físicas. Parte da dinâmica do grupo está em não possuir interesses específicos mas flutuar entre diversos assuntos da física; fortalecendo a base teórico-moderna dada em cursos universitários e integrando à estes, assuntos avançados.
Propomos uma maneira ativa e criativa de analisar problemas gerais, estimulando a horizontalidade de pensamento, criatividade e liberdade entre os integrantes.
São trabalhos apresentados ao curso de graduação ou pós-graduação do instituto, feitos e pensados pelos integrantes do grupo (ou por colaboradores que gostarem de publicar seus trabalhos nesse formato).
O grupo também tem interesse em escrever grandes textos (como livros de auxílio de estudos para estudantes de cursinhos públicos); notas de aulas de video-aulas conhecidas, com comentários, referências e exercícios resolvidos; estudos comentados de livros com exercícios resolvidos e comentados, como apoio à leitura, etc.
O Grupo-CGR tem como interesse a apresentação mútua de seminários entre os seus integrantes sobre assuntos que eles considerem importantes de serem abordados. Esses seminários em geral são pequenos e que apresentam questões não muito avançadas mas que passam despercebidas e de modo muito rápido em um curso normal de graduação em física (e.g. explicar corretamente a distribuição de Dirac, o que conceitualmente entendemos como uma lagrangiana, qual é o conceito exato de força, quando uma derivada (ou um limite) pode entrar e sair de uma integral, etc.)
O Grupo tem interesse em apresentar resoluções comentadas de exercícios típicos de livros-texto de diversas áreas. Acreditamos que essas resoluções podem ser utilizadas posteriormente por outros estudantes com interesse nos assuntos (em especial estudantes que estão iniciando a carreira acadêmica, graduação e estudantes de ensino médio interessados) que abrangem um curso básico de graduação em física. Note que as resoluções comentadas podem (e devem) sempre ser aprimoradas e quaisquer dicas, críticas, propostas de abordagem, podem ser apresentadas sempre que possível. A prioridade é para aqueles exercícios considerados triviais, que deixam passar conceitos que deveriam ser revistos ou exercícios que deveriam ser aprofundados no caso de estudos específicos (em geral, aqueles exercícios que são os últimos de uma lista de exercícios apresentada, os mais complexos e mais abrangentes).
Gostaríamos de desenvolver uma série de exercícios resolvidos, comentados, com fontes e demonstrações que sejam importantes, de grandes testes como o Exame Unificado em Física (EUF), olimpíadas de física, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e outros. O grupo gostaria, inclusive, de criar exercícios (de forma imaginativa) que sejam incomuns na literatura (e.g. resolução de um pêndulo quádruplo, determinar o potencial eletrostático de distribuições de carga complexas, analisar proplemas perturbativos em hamiltonianas, etc. ).